Tipos Psicológicos do Modelo MBTI

30 de março de 2020 - Autoconhecimento, Perfil Comportamental, Planejamento Estratégico Pessoal

Tipos Psicológicos do Modelo MBTI

Em um post anterior, Perfil Comportamental, afirmamos que existem dois modelos principais para estabelecer o Perfil Comportamental. São eles: o Modelo MBTI e o Modelo DISC.

Neste post, é apresentada uma breve descrição dos Tipos Psicológicos definidos pelo Modelo MBTI.

Inspiradas por Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers criaram um indicador psicométrico, concebido para medir as preferências psicológicas na forma como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões. Ele é conhecido pela sigla MBTI (Myers-Briggs Testing Instrument).

Fotografia Carl Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers

As desenvolvedoras do indicador de personalidade MBTI estudaram extensivamente a obra de Jung e focaram seus interesses no comportamento humano, com o objetivo de transformar a teoria dos tipos psicológicos para o uso prático.

Elas começaram a criar o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, acreditando que o conhecimento das preferências de personalidade ajudaria as mulheres que entravam no mercado de trabalho industrial pela primeira vez. Faria isso identificando o tipo de trabalho, em tempos de guerra, que seria “mais confortável e eficaz”. O questionário inicial cresceu e se tornou o Indicador de Tipo Myers-Briggs, publicado pela primeira vez em 1962. 

Por um período superior a 30 anos, Isabel, com grande esforço e dedicação, escreveu, testou e predefiniu centenas de itens para o inventário, como perguntas que revelariam as preferências de uma pessoa, valiosas nas diferenças entre os indivíduos. O seu objetivo era criar um instrumento que funcionasse junto à maior gama possível de pessoas. Por mais de 50 anos, este sistema tem vencido o tempo, sendo atualizado e traduzido para outras línguas, culturas e ambientes, no mundo inteiro. 🌎 

Tipos Psicológicos do Modelo MBTI

Tipos Psicológicos

Segundo o Modelo MBTI, existem 16 tipos psicológicos. 

Na sequência, é apresentada uma breve descrição de cada um deles.

Arquiteto: São pensadores criativos e estratégicos, com um plano para tudo. As pessoas com este tipo de personalidade são imaginativas, decididas e ambiciosas. São também reservadas, incrivelmente curiosas e não desperdiçam sua energia.

Lógico: São criadores inovadores com uma sede insaciável por conhecimento. Orgulham-se da sua criatividade e engenho, da sua perspectiva única e do seu intelecto vigoroso. Têm sido responsáveis por muitas descobertas científicas ao longo da história.

Comandante: São líderes naturais. Incorporam os dons do carisma e da confiança, e projetam autoridade de um jeito que atrai multidões em busca de um objetivo em comum. São caracterizados por um nível cruel de racionalidade, usando sua motivação, determinação e mente astuta para atingir o que eles desejarem. Eles oprimem os tipos de personalidade mais tímidos e sensíveis.

Inovador: São os maiores advogados do diabo, vibrando no processo de retalhar argumentos e crenças. Fazem isso porque o consideram divertido. Ninguém ama mais o processo de debate mental do que eles, visto que dá a eles a chance de exercitar sua inteligência rápida, sua grande base de conhecimentos acumulados sua e capacidade de conectar ideias separadas.

Advogado: Eles possuem um senso de idealismo e moralidade, mas não são sonhadores ociosos, e sim pessoas capazes de tomar passos concretos para realizar seus objetivos e deixar um impacto positivo. Tendem a ter como propósito de vida ajudar o próximo. Apesar de terem uma fala mansa, possuem opiniões fortes e lutarão até o fim pelo que acreditam ser o certo.

Mediador: São verdadeiros idealistas, sempre procurando o bem, mesmo nas piores circunstâncias. Podem ser vistos como calmos, reservados, ou até mesmo tímidos, porém têm uma paixão e um fogo que podem realmente brilhar. São guiados por princípios, em vez de lógica, animação ou praticidade.

Protagonista: São líderes naturais, cheios de paixão e carisma. Muitas vezes, eles são nossos políticos, treinadores e professores, estendendo a mão e inspirando os outros a fazerem o bem para o mundo. Eles irradiam autenticidade, preocupação e altruísmo, sem terem medo de se impor e falar o que acharem necessário.

Ativista: Possuem um verdadeiro espírito livre. São o coração da festa. Estão, porém, menos interessados na animação pura e no prazer do momento do que em aproveitar as conexões sociais e emocionais que fazem com os outros. Apresentam uma característica intuitiva, permitindo que leiam nas entrelinhas. 

Logístico: Suas características principais são integridade, lógica prática e dedicação incansável ao trabalho, o que os torna essenciais para muitas famílias, assim como para empresas que valorizam tradições, regras e padrões, como escritórios de advocacia, órgãos reguladores e militares. Eles gostam de assumir a responsabilidade por suas ações, e se orgulham do trabalho que fazem. 

Defensor: Apesar de emocionais, têm habilidades analíticas excelentes; possuem habilidades de comunicação e ótimos relacionamentos sociais; e são receptivos a mudanças e novas ideias. Eles são verdadeiros altruístas e se engajam com muito entusiasmo e generosidade no trabalho e nas pessoas em que eles acreditam.

Executivo: São representantes da tradição e da ordem, e são valorizados pelos seus conselhos e orientações inteligentes, liderando o grupo em caminhos difíceis. Assumem papéis de organizadores da comunidade na celebração de eventos locais ou na defesa de valores tradicionais que mantêm famílias e comunidades unidas. 

Cônsul: São pessoas populares. Na escola, são as líderes de torcida e os jogadores de futebol, ditando a moda, sendo o centro das atenções e liderando suas equipes para a vitória e a fama. Mais tarde na vida, continuam apoiando seus amigos e amados, organizando reuniões sociais e se esforçando para que todos estejam felizes.

Virtuoso: Amam explorar com suas mãos e olhos, tocando e examinando o mundo a sua volta com um racionalismo tranquilo e uma curiosidade espirituosa. São fazedores naturais, indo de projeto em projeto, construindo o que é útil e o superficial só pela diversão, e aprendendo com o seu ambiente. 

Aventureiro: Suas escolhas e ações empurram os limites da convenção social. Gostam de alterar as expectativas tradicionais com experimentos na beleza e no comportamento. Eles vivem em um mundo colorido e sensual, inspirados pelas conexões com pessoas e ideias. Alegram-se reinterpretando e reinventando essas conexões.

Empreendedor: Eles sempre impactam nos seus arredores e amam ser o centro das atenções. Teorias, conceitos abstratos e discussões arrastadas sobre assuntos globais e suas implicações não mantêm o seu interesse por muito tempo. Eles gostam de agir. Normalmente, têm um estilo de vida ou comportamento arriscado. Eles vivem no momento e mergulham na ação.

Animador: Nascidos para entreter, eles amam ser o centro das atenções, e o mundo se torna um palco. Muitos famosos com este tipo de personalidade são realmente atores. Extremamente sociais, eles aproveitam as coisas simples, e não há nada mais divertido para eles do que estar junto de um bom grupo de amigos.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🧭 Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Baixe nosso Ebook Gratuito sobre Planejamento Estratégico Pessoal

Se você busca autoconhecimento, melhor desempenho profissional ou mais sentido para sua vida, você está no lugar certo. A proposta deste material é lhe ajudar a ser o arquiteto do seu próprio destino.

Baixar ebook gratuito

Deixe seu comentário