Análise Cruzada da Matriz SWOT

6 de fevereiro de 2018 - Planejamento Pessoal

Uma forma alternativa ou complementar para analisar os resultados da Matriz SWOT, com o intuito de identificar algumas providências que podem ser adotadas para melhorar sua situação, denomina-se Análise Cruzada da Matriz SWOT e consiste em confrontar os elementos da referida matriz.

Dependendo dos elementos que você confronte, poderá estabelecer quatro tipos de estratégias denominadas; estratégia ofensiva; estratégia de reforço; estratégia de confronto; e estratégia defensiva.

Estratégia Ofensiva:

As estratégias ofensivas ocorrem quando você analisa o quanto um ponto forte ajuda na possibilidade de uma oportunidade acontecer. De maneira geral, essa é uma estratégia que visa o crescimento e o desenvolvimento dos pontos fortes.

Exemplo:

Estratégia de Confronto:

Do cruzamento dos pontos fortes com as ameaças surgem as estratégias de confronto. Aqui você vai pensar em como seus pontos fortes podem minimizar a chance das ameaças ocorrerem.

Exemplo:

Estratégia de Reforço:

A estratégia de reforço surge sempre que você precisa pensar em como diminuir os impactos que um ponto fraco tem no sentido de diminuir a chance de uma oportunidade ocorrer. As ações adotadas devem atenuar ou eliminar seus pontos fracos para que eles não atrapalhem no seu ambiente externo.

Exemplo:

Estratégia Defensiva:

Por fim, o último tipo de estratégia é a defensiva, onde você vai estar no cenário mais crítico e que tem como objetivo minimizar perdas e impactos negativos que os pontos fracos e ameaças podem causar. A ideia aqui é pensar em como minimizar a chance de que um ponto fraco faça com que uma ameaça se torne realidade.

Exemplo:

Conclusão

Efetuar a análise cruzada da Matriz SWOT aplicada ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal, constitui uma forma de ampliar, significativamente, os subsídios necessários para formular estratégias, objetivos e planos perfeitamente alinhados com suas circunstâncias e características pessoais.

Por outro lado, elaborar um Plano Estratégico Pessoal é, sem dúvida, uma atividade de extrema relevância para qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo, escolaridade e profissão.

O Planejamento Estratégico Pessoal, que é o processo através do qual se elabora o Plano de Vida, possibilita:

  • Aumentar significativamente seu nível de autoconhecimento (diagnóstico estratégico).
  • Identificar seus direcionadores estratégicos (Missão, Visão e Valores).
  • Definir objetivos e metas para equilibrar e aumentar o seu nível de satisfação pessoal.
  • Estabelecer os planos de ação necessários para alcançar seus objetivos.
  • Selecionar indicadores que lhe permitirão monitorar e controlar a execução dos planos de ação.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o planejamento estratégico pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual, muito mais do que um negócio, constitui uma ação de responsabilidade social da empresa.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal NÂO É apenas um curso. Trata-se de uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, clique aqui.

Se você quer conversar com um dos nossos consultores, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br

Deixe seu comentário