Análise Cruzada da Matriz SWOT

27 de janeiro de 2020 - Matriz SWOT, Planejamento Estratégico Pessoal

Análise Cruzada da Matriz SWOT

Uma análise complementar dos resultados da Matriz SWOT, com o intuito de identificar algumas providências que podem ser adotadas para melhorar sua situação, pode ser efetuada através de uma técnica denominada Análise Cruzada da Matriz SWOT, a qual consiste em confrontar os elementos da Matriz.

Para uma melhor compreensão do conteúdo apresentado neste post é ideal que você já conheça o post anterior “Uso da Matriz SWOT no Planejamento Estratégico Pessoal”.

Conforme sabemos, a Matriz SWOT é formada por quatro elementos denominados: Pontos Fortes; Pontos Fracos; Oportunidades e Ameaças.

Os Pontos Fortes são fatos ou circunstâncias internas que favorecem o cumprimento da Missão e facilitam a caminhada rumo ao futuro desejado.

Os Pontos Fracos, por sua vez, são fatos ou circunstâncias internas que prejudicam o cumprimento da Missão e dificultam a caminhada rumo ao futuro desejado.

Já as Oportunidades são fatos ou circunstâncias externas que favorecem o cumprimento da Missão e facilitam a caminhada rumo ao futuro desejado.

Por último, as Ameaças são fatos ou circunstâncias externas que prejudicam o cumprimento da Missão e dificultam a caminhada rumo ao futuro desejado.

Dependendo dos elementos da Matriz SWOT que você confronte, poderá estabelecer quatro tipos de estratégias denominadas: Estratégia Ofensiva; Estratégia de Reforço; Estratégia de Confronto; e Estratégia Defensiva.

Estratégia Ofensiva

Estratégia Ofensiva

As estratégias ofensivas surgem quando você analisa o quanto um ponto forte ajuda na possibilidade de uma oportunidade acontecer. De maneira geral, essa é uma estratégia que visa o crescimento e o desenvolvimento dos pontos fortes.

Exemplo:

Ponto Forte

Disposição para morar e trabalhar no exterior
Amizade com um profissional da empresa que oferece a vaga

Oportunidade

Vaga oferecida para trabalhar no exterior
Vaga oferecida para trabalhar no exterior

Providência

Efetuar imediatamente sua inscrição como candidato à vaga oferecida
Entrar em contato com o amigo e solicitar informações de interesse

Estratégia de Reforço

Estratégia de Reforço

As estratégias de reforço surgem sempre que você precisa pensar em como diminuir os impactos que um ponto fraco tem no sentido de reduzir a chance de uma oportunidade ocorrer. As ações adotadas devem atenuar ou eliminar seus pontos fracos para que eles não atrapalhem no seu ambiente externo.

Exemplo:

Ponto Fraco

Pouco conhecimento de tecnologia da informação

Oportunidade

Possibilidade de fazer cursos sobre os aplicativos de TI, antes da seleção

Providência

Prospectar e se matricular em cursos sobre aplicativos de TI nas áreas de gestão de processos e projetos

Estratégia de Confronto

Estratégia de Confronto

Do cruzamento dos pontos fortes com as ameaças surgem as estratégias de confronto. Aqui você vai pensar em como seus pontos fortes podem minimizar a chance de as ameaças ocorrerem.

Exemplo:

Ponto Forte

Disposição para morar e trabalhar no exterior

Ameaça

Dificuldade da esposa para trabalhar como advogada em outro país

Providência

Prospectar a possibilidade da esposa exercer outras atividades, tais como: fazer um MBA, dar aulas de português para estrangeiros, trabalhar como tradutora ou se tornar correspondente de algum jornal brasileiro

Estratégia Defensiva

Estratégia Defensiva

Por fim, o último tipo de estratégia é a defensiva, onde você vai estar no cenário mais crítico e que tem como objetivo minimizar perdas e impactos negativos que os pontos fracos e ameaças podem causar. A ideia aqui é pensar em como minimizar a chance de que um ponto fraco faça com que uma ameaça se torne realidade.

Exemplo:

Ponto Fraco

Falta de proficiência em inglês

Ameaça

Possibilidade de eliminação do processo seletivo pela falta de proficiência em inglês

Providência

Iniciar, imediatamente, um curso intensivo de inglês, aproveitando o tempo que falta para o início do processo seletivo

Que tal aplicar o que você aprendeu neste post ao seu caso específico?

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário