Análise do Ambiente Interno – Estrutura Organizacional e Stakeholders

24 de janeiro de 2018 - Planejamento Estratégico

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional é um conceito da área de administração e gestão de empresas. Trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos com fins de cumprir os objetivos da companhia.

Para uma melhor interpretação e visualização, a estrutura organizacional é representada graficamente através de um diagrama denominado organograma, o qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, os níveis hierárquicos, as comunicações formais e a interdependência entre as partes.

Existem diversos tipos de estrutura organizacional através dos quais a empresa pode organizar e agrupar suas atividades. Dentre estes tipos cabe destacar:

  • Estrutura por Função
  • Estrutura Geográfica
  • Estrutura por Produto
  • Estrutura por Projeto
  • Estrutura por Clientes
  • Estrutura Matricial

A figura seguinte apresenta um exemplo de uma estrutura organizacional por função.

Stakeholders

O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. Desta forma, um stakeholder pode ser afetado positivamente ou negativamente, dependendo das suas políticas e forma de atuação.

Alguns exemplos de stakeholder de uma empresa podem ser os seus funcionários, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

A figura seguinte ilustra os stakeholders mais frequentes de uma empresa.

Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. Os stakeholders são elementos fulcrais em termos de planejamento estratégico de uma empresa ou organização.

O termo stakeholder ​foi criado por um filósofo chamado Robert Edward Freeman e tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que é uma peça muito importante para contribuir no desempenho de uma organização e influenciar as atitudes e ações do stakeholder dentro da empresa.

Tipologia dos Stakeholders

No modelo proposto por Mitchell, Agle e Wood (1997), é sugerido que o comportamento estratégico de uma organização está sujeito a diversos grupos situados no seu meio envolvente, sendo que as estratégias da organização devem satisfazer as necessidades destes grupos de acordo com a sua importância. Esta importância é definida por três fatores básicos. São eles:

  • Poder: habilidade para levar alguém a fazer alguma coisa que ele não teria de fazer sem ser solicitado. O poder do stakeholder sobre a organização pode ser coercivo (força ou ameaça), normativo (legislação, meios de comunicação) ou utilitário (detém recursos ou informações);
  • Legitimidade: percepção generalizada de que as ações de uma entidade são desejáveis ou apropriadas, de acordo com o contexto socialmente construído. Pode ser individual, organizacional ou social;
  • Urgência: necessidade imediata de ação que determina o tempo de resposta da organização quanto às solicitações dos stakeholders.

A figura seguinte ilustra os sete tipos de stakeholders definidos de acordo com os fatores supracitados.

Na sequência é apresentada uma breve descrição de cada tipo de stakeholders:

Adormecido: Grupo ou indivíduo que tem poder para impor a sua vontade na organização, mas não tem legitimidade ou urgência. Desta forma o seu poder fica em desuso, tendo ele pouca ou nenhuma interação com a empresa. Em contrapartida, a gestão precisa conhecer este stakeholder com o intuito de avaliar o seu potencial de conseguir um segundo fator.

Discricionário: Grupo ou indivíduo que possui legitimidade, mas não tem poder de influenciar a empresa, nem alega urgência. Nestes casos, a atenção que deve ser dada a este stakeholder diz respeito à responsabilidade social corporativa, pois tendem a ser mais receptivos.

Exigente: Quando o atributo mais importante é a urgência. Sem poder nem legitimidade, não exigem tanto da empresa, porém devem ser monitorizados quanto ao potencial para conseguirem um segundo atributo.

Dominante: Grupo ou indivíduo que tem a sua influência na empresa garantida pelo poder e pela legitimidade. Assim sendo, espera e recebe muita atenção da empresa.

Perigoso: Quando há poder e urgência, porém, não existe legitimidade. O stakeholder coercivo (e possivelmente violento) para a organização pode ser um perigo.

Dependente: Grupo ou indivíduo que detém os atributos de urgência e legitimidade, porém dependem do poder de um outro stakeholder para que suas as reivindicações sejam levadas em consideração.

Definitivo: Grupo ou indivíduo que possui poder, legitimidade e urgência, os gestores devem dar atenção imediata e priorizada a esse stakeholder.

Uma outra forma prática e simples de classificar os stakeholders é através da Matriz Poder-Interesse, conforme ilustra a figura abaixo.

A utilização da Matriz Poder-Interesse sinaliza a atitude a ser adotada pela empresa para gerenciar seus stakeholders.

Sobre o Autor:

Ricardo G. R. Lezana é Engenheiro, Licenciado em Ciências Econômicas e Auditor, formado pela Universidad de Chile, e possui o grau acadêmico de Mestre em Engenharia de Produção, outorgado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

É especialista em Planejamento Estratégico,  conforme atesta o selo de  reconhecimento concedido pela Scopi, empresa proprietária de uma das principais plataformas de planejamento estratégico disponíveis no mercado brasileiro, a empresas e profissionais que acreditam e trabalham para fazer o planejamento estratégico crescer no Brasil.

Atualmente é o Sócio-Gerente e Consultor Sênior da Perspectiva Consultores Associados e possui larga experiência como professor, consultor e palestrante.

Sobre a Perspectiva Consultores Associados:

Se você se interessa por conhecer mais informações sobre a empresa responsável pelo Programa de Planejamento Estratégico, clique aqui.

Desejamos que a leitura deste documento tenha sido útil e esperamos encontrá-lo, de forma presencial ou virtual, como participante do Programa de Capacitação ou de Consultoria em Planejamento Estratégico.

Deixe seu comentário