Atualização do Plano Estratégico Pessoal

9 de junho de 2020 - Planejamento Estratégico Pessoal, Plano de Vida

Atualização do Plano Estratégico Pessoal

O Plano Estratégico Pessoal deve estar constantemente atualizado e alinhado com as circunstâncias e necessidades de quem o elaborou.

As atualizações do Plano Estratégico Pessoal podem ser periódicas e pré-programas ou, ainda, extraordinárias, dependendo das razões que justifiquem sua revisão. 

As atualizações periódicas ocorrem, normalmente, de forma anual e visam a atualizar as informações constantes do Plano em função. Trata-se, principalmente, dos resultados alcançados em decorrência de sua execução.

As atualizações extraordinárias ocorrem cada vez que surge uma alteração relevante, tais como: mudanças, substituições ou desistências de objetivos, alterações importantes nos Planos de Ação, concretização de riscos já previstos, surgimento de novos riscos, etc.

“A única constante é a mudança”: “Ninguém entra em um rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.” (Heráclito de Éfeso)

Entre as várias razões que geram a necessidade de atualizar ou alterar o Plano Estratégico Pessoal, cabe destacar as seguintes:

  • Mudanças nas declarações de Missão e Visão, as quais costumam ocorrer em decorrência de mudanças da maturidade (idade), do estado civil, da profissão, do surgimento de doenças graves e, até, da ocorrência de acidentes sérios.
  • Objetivos que já foram alcançados e que alteraram o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida (Roda da Vida).
  • Novas projeções referentes a metas, cronogramas e recursos financeiros relacionados a um determinado objetivo estratégico (Planos de Ação).

Todas essas razões são suficientemente importantes para justificar a atualização do seu Plano Estratégico, de forma a recuperar seu alinhamento com suas necessidades e circunstâncias.

Cabe lembrar, aqui, a frase proferida por Ricardo Lezana, autor e criador do Programa de Planejamento Estratégico Pessoal:

Ricardo Lezana

“A principal razão que pode levar a mudanças no seu Plano Estratégico Pessoal é aquela que decorre de uma mudança prévia na sua consciência, na sua Missão, na sua Visão, nos seus Valores e nos seus paradigmas.” – Ricardo Lezana

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

🧭 Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Baixe nosso Ebook Gratuito sobre Planejamento Estratégico Pessoal

Se você busca autoconhecimento, melhor desempenho profissional ou mais sentido para sua vida, você está no lugar certo. A proposta deste material é lhe ajudar a ser o arquiteto do seu próprio destino.

Baixar ebook gratuito

Deixe seu comentário