Autoconhecimento

21 de janeiro de 2020 - Autoconhecimento, Planejamento Estratégico Pessoal

Autoconhecimento

Embora esta pergunta pareça extremamente simples, são poucas as pessoas que conhecem efetivamente a resposta.

Ao fazer esta pergunta a alguém, é frequente ouvir respostas do tipo: sou catarinense, sou formado na profissão “X”, trabalho na empresa “Y”, moro na cidade “Z”, e assim por diante. Isto até pode fazer parte da resposta, porém, representa apenas a parte visível de um iceberg.

A grande parte submersa do iceberg, que além de maior é a mais importante, é normalmente uma “ilustre desconhecida” da maior parte das pessoas.

É exatamente nessa parte submersa que, normalmente, encontraremos as respostas mais relevantes em relação a esta singela pergunta, tais como: nossos pontos fracos e fortes, nossos medos, nossos desejos, nossos preconceitos, nossos valores, aquilo que nós alegra e aquilo que nós faz sentir raiva, aquilo que nós entristece e aquilo que nos deixa felizes, nossas emoções, nossos sentimentos, nossas crenças e tantas outras coisas que nos caracterizam e, ao mesmo tempo, nós faz ser diferentes de outras pessoas.

Paradoxalmente, é frequente que conheçamos melhor quem são outras pessoas (familiares, amigos, colegas de trabalho, etc.) do a que a nós mesmos.

No entanto, ter um adequado conhecimento de si mesmo, é um requisito essencial para elaborar um Plano Estratégico Pessoal de qualidade, que apresente um alinhamento perfeito com nossas necessidades, com nossas características e com nossos desejos e expectativas.

Fazendo uma analogia como o mundo corporativo, pode-se afirmar que elaborar um Plano Estratégico sem possuir um adequado conhecimento de si mesmo, é como se a empresa não realizasse um diagnóstico estratégico antes de definir seus objetivos e metas. Esta situação levaria, muito provavelmente, ao fracasso dos esforços para identificar ações que levassem à empresa a conquistar seus objetivos, no menor prazo possível e com um mínimo de recursos alocados.

De igual forma, elaborar um Plano Estratégico sem possuir um adequado conhecimento de si mesmo, equivale ao comportamento de um médico que prescreve um tratamento ou realiza uma cirurgia, sem antes realizar um diagnóstico adequado da doença do paciente, bem como da sua gravidade. Certamente isto seria um desastre.

Este é o motivo pelo qual o processo de Planejamento Estratégico Pessoal inclui uma etapa prévia à elaboração do Plano, a qual visa aumentar significativamente o nível de autoconhecimento das pessoas, de forma a qualifica-las para as etapas seguintes.

Para finalizar, cabe lembrar aqui a célebre frase de Francis Bacon, político e filósofo inglês.

Foto Fancis Bacon

“Triste destino é o homem morrer conhecido de todos, mas desconhecido a si mesmo.”

📸 Foto Francis Bacon – Fonte: Wikipedia

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog.

Deixe seu comentário