Este post é continuação de um outro post publicado no blog, o qual apresenta o conceito e requisitos dos objetivos estratégicos. Se desejar acessá-lo, clique no link logo acima.
Neste post, você aprenderá como avaliar seus objetivos estratégicos. Uma vez concluída a fase de formulação dos Objetivos Estratégicos, é chegada a hora de avaliá-los.
É muito importante que essa avaliação seja feita logo após a formulação dos objetivos estratégicos. Dessa forma, se a avaliação apresentar uma eventual não conformidade, será possível reformulá-los ou, se for o caso, substituí-los.
A falta dessa avaliação, por sua vez, pode fazer com que você “apoie sua escada no muro errado”, correndo o risco de se afastar do caminho que levará você até o futuro desejado. Isso pode, ainda, aumentar o tempo de sua caminhada até chegar lá.
É por essa razão que a avaliação dos objetivos estratégicos não pode ser negligenciada no processo de planejamento estratégico pessoal.
Uma avaliação adequada dos objetivos estratégicos deve examinar os seguintes aspectos principais:
- O seu alinhamento com outros aspectos do processo de planejamento estratégico pessoal;
- A qualidade da sua formulação;
- A prioridade da sua execução.
Neste post, trataremos especificamente da avaliação da qualidade dos objetivos estratégicos.
Após ter avaliado o alinhamento dos objetivos estratégicos, deve ser avaliada sua qualidade, verificando se eles atendem, ou não, aos requisitos SMART. Para essa finalidade, os seguintes aspectos deverão ser avaliados:

Avaliação da Qualidade dos Objetivos Estratégicos
- Especificidade do Objetivo
- Mensurabilidade do objetivo
- Viabilidade do Objetivo
- Relevância do Objetivo
- Prazo para atingir o Objetivo
Especificidade do Objetivo
Esse critério avalia o nível de especificidade do objetivo. Quanto maior for a especificidade percebida pelo avaliador, maior deverá ser a nota atribuída. A legenda a ser utilizada para realizar essa avaliação é apresentada na tabela ao lado.

Mensurabilidade do Objetivo
Esse critério avalia o nível de mensurabilidade do objetivo. Quanto maior for a mensurabilidade percebida pelo avaliador, maior deverá ser a nota atribuída. A legenda a ser utilizada para realizar esta avaliação é apresentada na tabela ao lado.

Viabilidade do Objetivo
Esse critério avalia a viabilidade de atingir o objetivo ou, em outras palavras, se ele é ou não realista. Quanto maior for a viabilidade percebida pelo avaliador, maior deverá ser a nota atribuída. A legenda a ser utilizada para realizar essa avaliação é apresentada na tabela ao lado.

Relevância do Objetivo
Esse critério avalia a relevância que você atribui a cada objetivo ou, em outras palavras, a importância que ele tem para impulsionar sua caminhada rumo ao futuro desejado. Quanto maior for a relevância percebida pelo avaliador, maior deverá ser a nota atribuída. A legenda a ser utilizada para realizar essa avaliação é apresentada na tabela ao lado.

Adequação do Prazo para Atingir o Objetivo
Esse critério avalia a adequação do prazo estabelecido para atingir o objetivo ou, em outras palavras, se o prazo estabelecido é ou não suficiente para atingir o objetivo. Quanto mais adequado for o prazo, maior deverá ser a nota atribuída. A legenda a ser utilizada para realizar essa avaliação é apresentada na tabela ao lado.

Para efetuar a avaliação da qualidade dos Objetivos Estratégicos, devemos atribuir a cada objetivo definido uma nota de 1 a 5 em relação a cada fator de avaliação, de acordo com conceituação descrita anteriormente.
Essa operação resultará na tabela apresentada abaixo.

Com base nas notas atribuídas, podemos agora calcular a nota média para cada Objetivo Estratégico, a Classe de Qualidade (alta, média alta, média baixa ou baixa) e a posição relativa de cada Objetivo Estratégico no ranking da avaliação, conforme mostra a tabela abaixo.

Uma Mensagem Final
A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.
É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.
O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.
Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.
Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂
🎯 Planejamento Estratégico Pessoal
Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino
Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Planejamento Estratégico Pessoal sozinhas, a Perspectiva Consultores Associados desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.
Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.
Confira também: