Como realizar o Teste Roda da Vida

18 de maio de 2020 - Planejamento Estratégico Pessoal, Roda da Vida

Como realizar o Teste Roda da Vida

Este post é continuidade do post “A Roda da Vida”. Se você não teve acesso a ele ou precisa relembrar seu conteúdo, clique aqui.

O teste de autoavaliação Roda da Vida é uma ferramenta extremamente útil e abrangente, além de simples, para identificar e priorizar os aspectos que precisam de sua atenção no momento

A reflexão sobre esses assuntos e o autoconhecimento decorrente dela constituem um passo muito importante do processo de planejamento estratégico pessoal. Trata-se do primeiro passo do caminho que leva a uma vida plena de sentido e realização.

Os aspectos considerados na Roda da Vida estão vinculados a quatro grandes grupos ou dimensões denominadas: Dimensão Pessoal; Dimensão Profissional; Qualidade de Vida e Relacionamentos. 

Essas dimensões, por sua vez, são compostas por diversos assuntos, tais como: lazer, intelecto, saúde, vida financeira, amigos e família, trabalho, espiritualidade e amor. 

No processo metodológico desenvolvido e utilizado pela Perspectiva Consultores Associados, o teste Roda da Vida é composto por quatro dimensões e três assuntos para cada dimensão, o que totaliza 12 assuntos, conforme ilustra a figura seguinte.

Dimensões e Assuntos avaliados - Roda da Vida

Cada assunto, por sua vez, é composto por dez questões, o que resulta num total de 120 questões, devidamente organizadas e relacionadas num instrumento de avaliação específico (questionário).

Cada uma destas questões deve ser avaliada atribuindo-se uma nota de 1 a 10, de forma a refletir o nível de satisfação que sentimos em relação ao aspecto avaliado, como decorrência da atenção que a ele temos dedicado ao longo do tempo, de acordo com a seguinte legenda.

Escala avaliação Roda da Vida

Para realizar sua autoavaliação, é ideal que procure um local tranquilo e reserve pelo menos uma hora para essa finalidade.

Não existe limite de tempo para o preenchimento do questionário, porém, é desejável não interromper o preenchimento após ter começado.

É preciso ser muito sincero em sua avaliação. Importante lembrar que se trata de uma autoavaliação e que, portanto, você será o único beneficiário dessa iniciativa. Além disso, não existem respostas certas ou erradas.

Caso alguma das questões apresentadas no instrumento de pesquisa não se aplique ao seu caso específico, ou se você desconhece o assunto, deve deixar a resposta em branco.

Ao efetuar sua autoavaliação, recomenda-se que você revise suas respostas, ficando plenamente à vontade para, se necessário, alterá-las.

O importante é que suas respostas correspondam exatamente a seu nível de satisfação em relação ao que está sendo perguntado.

A figura seguinte permite visualizar o modelo do instrumento de avaliação utilizado pela Perspectiva Consultores.

Instrumento avaliação Roda da Vida


Caso seja de seu interesse, solicite o questionário de avaliação através do e-mail perspectiva@perspect.com.br

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário