Conheça o Programa de Planejamento Estratégico Corporativo

16 de março de 2021 - Planejamento Estratégico Corporativo

Conheça o Programa de Planejamento Estratégico Corporativo

O Programa de Planejamento Estratégico Corporativo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar o processo de planejamento estratégico nas suas organizações ou que desejem melhorar este processo.

Porém, ele também pode ser muito útil para consultores na área de planejamento e gestão estratégica, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

O Programa de Planejamento Estratégico Corporativo, desenvolvido e aplicado pela Perspectiva Consultores Associados, é composto por um módulo preliminar e por seis etapas. São elas:

  • Módulo Preliminar: Processo Metodológico
  • Etapa 1: Diagnóstico Estratégico;
  • Etapa 2: Elaboração do Plano Estratégico;
  • Etapa 3: Execução do Plano Estratégico;
  • Etapa 4: Monitoramento do Plano Estratégico
  • Etapa 5: Atualização do Plano Estratégico;
  • Etapa 6: Automação do Planejamento Estratégico.
etapas do Programa de Planejamento Estratégico

O Módulo Preliminar apresenta, de forma detalhada, o processo metodológico desenvolvido e utilizado pela PERSPECTIVA Consultores Associados para elaborar Planos Estratégicos Corporativos.

A primeira etapa – O Diagnóstico Estratégico – é composta por três módulos. São eles:

Modelo de Negócios

Um Modelo de Negócio é a forma pela qual uma empresa cria valor para todos os seus principais públicos de interesse.

O Modelo de Negócios, por definição, deve ser desenvolvido antes mesmo da construção do Plano Estratégico. Na verdade, muitos autores questionam se pode ser desenvolvido um bom Plano Estratégico sem um bom Modelo de Negócios previamente estabelecido. É por esta razão que este assunto é tratado no início do processo metodológico para implantação do planejamento estratégico.

Direcionadores Estratégicos

Neste módulo, deverão ser elaboradas as declarações correspondentes aos Direcionadores Estratégicos da organização, os quais correspondem à Missão, Visão e Valores. A definição dos Direcionadores Estratégicos constitui um dos passos mais importantes do processo de implantação do planejamento estratégico. Todas as outras etapas do processo serão influenciadas e orientadas por estes três Direcionadores Estratégicos. Daí sua importância.

Ferramentas de Diagnóstico

O terceiro módulo consiste em identificar os fatos e circunstâncias, internos e externos, que facilitam ou dificultam o cumprimento da Missão e a caminhada rumo à Visão da empresa.

Esta identificação deverá ser feita através da aplicação dos Modelos SWOT e PESTAL, que constituem as ferramentas mais utilizadas para diagnóstico estratégico.

A segunda etapa –  Elaboração do Plano Estratégico – é composta por quatro módulos. São eles:

Definição de Estratégias

Neste módulo, deverão ser definidas as estratégias da organização, com o intuito de cumprir sua Missão, caminhar rumo à sua Visão, aproveitar as Oportunidades, contornar suas Ameaças, fortalecer seus Pontos Fortes e atenuar ou eliminar seus Pontos Fracos.

As estratégias deverão ser definidas com base no modelo denominado Balanced Scorecard – BSC.

Definição de Objetivos Estratégicos

Neste módulo deverão ser estabelecidos os Objetivos Estratégicos para o primeiro ciclo de planejamento. Os Objetivos Estratégicos são alvos específicos que a pretende conquistar no longo prazo e que estão diretamente vinculados ao alcance do futuro desejado (Visão) e apresentam pleno alinhamento com a Missão, com os Valores e com as Estratégias.

A especificação dos objetivos estratégicos deverá ser realizada com base no modelo SMART.

Planos de Ação

Neste módulo, deverão ser elaborados os Planos de Ação para alcançar cada um dos Objetivos Estratégicos estabelecidos no módulo anterior. 

A elaboração dos Planos de Ação deverá levar em consideração o modelo 5W2H, a qual constitui uma poderosa ferramenta para esta finalidade. Ela surgiu no Japão, durante o auge do movimento da Qualidade Total.

Planos de Contingências

Neste último módulo da etapa de Elaboração do Plano Estratégico, deverão ser elaborados os Planos de Contingências para cada um dos Planos de Ação elaborados no módulo anterior. Do ponto de vista conceitual, pode-se afirmar que um Plano de Contingência é um complemento muito importante de qualquer plano estratégico, cuja finalidade é estabelecer ações a serem executadas quando os riscos associados aos Planos de Ação se concretizam.

Execução do Plano Estratégico

A execução do Plano Estratégico corresponde ao único módulo da terceira etapa do processo de implantação do planejamento estratégico. Ela é, com certeza, a etapa que consome maior tempo e começa, normalmente, assim que o Plano Estratégico for concluído. É nesta etapa que os Planos de Ação desenvolvidos previamente serão colocados em operação, com o intuito de alcançar os Objetivos Estratégicos previamente definidos.

A quarta etapa é composta por dois módulos. São eles:

Indicadores Estratégicos

Neste módulo deverão ser definidos os Indicadores Estratégicos através dos quais a empresa irá monitorar e avaliar se os resultados almejados estão sendo alcançados, se os prazos estão sendo cumpridos e se os recursos alocados estão de acordo com o que foi previsto.

Os Indicadores Estratégicos mostram o que está indo bem e o que precisa ser ajustado durante a execução dos Planos de Ação. Assim, você não precisa chegar ao fim do prazo estipulado para descobrir se conseguiu atendê-los; em vez disso, pode avaliar seu progresso durante o caminho e fazer as correções necessárias, poupando tempo e evitando frustrações.

Também faz parte deste módulo a construção de um ou mais dashboards ou painéis de controle dos Indicadores Estratégicos. 

Avaliação de Resultados

Neste módulo, deve ser iniciado o monitoramento de todos os Indicadores Estratégicos vinculados aos diversos Planos de Ação que constam do Plano Estratégico, com o auxílio dos dashboards ou painéis de controle construídos no módulo anterior.

Atualização do Plano Estratégico

A atualização do Plano Estratégico corresponde ao único módulo da quinta etapa do processo de implantação do planejamento estratégico. 

Neste módulo devem ser adotadas as providências para garantir que o Plano Estratégico esteja constantemente atualizado e alinhado com as circunstâncias e necessidades da empresa. 

Automação do Planejamento Estratégico

Finalmente, neste módulo, a empresa deverá selecionar e implantar um aplicativo de tecnologia da informação com o objetivo de informatizar o processo de planejamento estratégico, considerando que uma das principais razões de fracasso das tentativas de implantação do processo de planejamento estratégico é a falta de um aplicativo que dê suporte integral ao processo, reunindo todo em um único lugar, além de manter o controle estratégico sempre atualizado, simplificado ao máximo a atualização de direcionadores estratégicos, planos, estratégias, objetivos, indicadores, projetos, processos e tarefas.

Cabe salientar, finalmente, que o processo metodológico para Planejamento Estratégico Corporativo proposto pela PERSPECTIVA Consultores Associados, guarda perfeito alinhamento com o chamado Ciclo PDCA — também denominado Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — o qual é uma ferramenta de gestão muito conhecida e utilizada que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act)

Formatos do Programa

Para atender, tanto quanto possível, as necessidades e preferências dos interessados em participar do Programa de Planejamento Estratégico Corporativo, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso e possa se beneficiar com os conteúdos oferecidos, ele é disponibilizado em diversos formatos alternativos. A saber:

  • Através de envio e recebimento de arquivos via internet: Nesta alternativa, o participante recebe o conteúdo de cada módulo através de e-mail e envia os deveres de casa e as avaliações também através desta via.
  • Através de cursos online: Nesta alternativa, os interessados participam do Programa, através da plataforma de EAD utilizada pela PERSPECTIVA Consultores.
  • Através de sessões presenciais coletivas “In Company”: O Programa também está disponível nesta modalidade, de forma a poder atender a demanda de empresas e outras instituições que desejem oferece-lo aos seus colaboradores.
  • Através de sessões presenciais coletivas abertas: Neste caso o Programa é oferecido por empresas de treinamento e desenvolvimento, parceiras da PERSPECTIVA Consultores. 
  • Através de palestras: O Programa também está disponível na forma de palestras, para empresas, universidades, associações empresariais e de classe, organizações não governamentais e outras instituições interessadas em difundir os conceitos básicos do Planejamento Estratégico Corporativo para seus colaboradores e associados.

Recursos Instrucionais

Em cada módulo são utilizados diversos recursos instrucionais, tais como: vídeos, podcasts, e-books, templates, planilhas, etc. 

Deveres de Casa

Por outro lado, houve uma preocupação constante no sentido de tornar práticos os conhecimentos apresentados. Assim, dependendo do formato escolhido, são propostos deveres de casa que propiciam a aplicação dos conceitos apresentados nos diversos módulos do Programa. 

Avaliações de Aprendizagem e de Reação

Dependendo do formato no qual o Programa é disponibilizado, todos os módulos apresentam uma avaliação de aprendizagem, a qual avalia a absorção dos conteúdos, e uma avaliação de reação que mede a satisfação do participante.

Certificação

Os participantes que concluírem com sucesso todos os módulos do Programa receberão um certificado de participação.

Sobre o Autor do Programa

O Programa de Planejamento Estratégico Corporativo foi criado e funciona sob a orientação do professor e consultor Ricardo Rojas Lezana.

Ricardo Lezana

Ele é Engenheiro e Licenciado em Ciências Econômicas, formado pela Universidad de Chile, e possui o grau acadêmico de Mestre em Engenharia, outorgado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor em diversas universidades, no Chile e no Brasil, e possui larga experiência profissional e acadêmica.

Atualmente é Sócio Diretor e Consultor Sênior da Perspectiva Consultores Associados e Sócio Fundador do Portal Prova da Ordem.

No campo acadêmico, foi professor do Departamento de Economia da Universidad de Chile. Mais tarde foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de mestrado em Engenharia de Produção, tendo sido coordenador da Área de Engenharia Econômica e orientador de diversas dissertações de mestrado. Foi também professor do Centro de Desenvolvimento Empresarial – CDE da Faculdade de Administração e Economia e do Instituto Superior de Pós-Graduação de Curitiba-PR.

No campo profissional, desempenhou importantes funções técnicas e gerenciais em diversas empresas do Setor Elétrico Brasileiro.

Possui mais de vinte e cinco anos de experiência como consultor.

Sobre a PERSPECTIVA Consultores Associados

A Perspectiva Consultores Associados nasceu em marco de 1995, na cidade de Florianópolis/SC, por iniciativa de Ricardo G R Lezana. 

Nessa época, o fundador da empresa, já com longa experiência acadêmica e profissional, decidiu colocar sua experiência e conhecimento à serviço de empresas que desejassem implantar, melhorar e modernizar seus processos de gestão, principalmente nas áreas de planejamento, recursos humanos e organização. 

Logo após os primeiros anos a empresa se consolidou no mercado, passando a atuar em todo o território nacional, sendo que atualmente possui uma invejável carteira de clientes e uma extensa relação de serviços prestados.

A PERSPECTIVA Consultores Associados, com escritório em Florianópolis/SC, tem como propósito fundamental o desenvolvimento de soluções modernas, criativas, eficientes e eficazes para seus clientes e, desde sua criação, em 1995, tem investido esforços e recursos na busca de novas metodologias e tecnologias que lhe permitam oferecer serviços de qualidade nas diversas áreas em que atua.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Planejamento Estratégico Pessoal sozinhas, a Perspectiva Consultores Associados desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário