Conheça os Resultados do Teste Roda da Vida

28 de fevereiro de 2020 - Planejamento Estratégico Pessoal, Roda da Vida

Conheça os Resultados do Teste Roda da Vida

Este post é continuidade de um post anterior. Se você não teve acesso ao post anterior ou precisa relembrar seu conteúdo, clique aqui.

O relatório obtido a partir da autoavaliação realizada por meio do teste Roda da Vida é extremamente amplo e detalhado e os resultados que ele oferece incluem.

  • Resultados Globais por Dimensão
  • Resultados Específicos por Dimensão
  • Resultados Globais por Assunto
  • Resultados Específicos por Assunto
  • Pontos de Atenção

Além disto, o relatório inclui algumas recomendações metodológicas básicas para que, a partir da leitura e análise dos resultados da sua autoavaliação, você possa continuar avançando pelas próximas etapas do processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Você verá que se trata de um processo bastante simples que o conduzirá, passo a passo, até a obtenção do resultado final constituído por um conjunto de Planos de Ação que lhe permitirão tornar-se uma pessoa mais plena, realizada e feliz.

Na sequência, é possível visualizar alguns dos resultados que você poderá obter ao fazer sua autoavaliação através do teste Roda da Vida.

Resultados Globais Roda da Vida Roda da Vida - Gráfico de Resultados por Dimensão e Global

Inicialmente, a avaliação apresenta os resultados globais correspondentes ao seu nível de satisfação em relação às quatro Dimensões consideradas no teste, conforme mostram a tabela e os gráficos abaixo.

Lembramos que as notas variam entre 1 (satisfação muito baixa) e 10 (satisfação muito alta).

As Classes de Satisfação, por sua vez, são determinadas da seguinte forma:

  • A Classe Muito Baixa corresponde a uma nota menor ou igual a 2;
  • A Classe Baixa corresponde a uma nota maior que 2 e menor ou igual a 4;
  • A Classe Regular corresponde a uma nota maior que 4 e menor ou igual a 6;
  • A Classe Alta corresponde a uma nota maior que 6 e menor ou igual a 8;
  • A Classe Muito Alta corresponde a uma nota maior que 8.

Na sequência, a avaliação apresenta os resultados globais correspondentes ao seu nível de satisfação em relação aos Assuntos que compõem cada uma das quatro Dimensões consideradas no teste, conforme mostram a tabela e os gráficos abaixo.

Resultados dimensão pessoal Roda da Vida Roda da Vida - Gráfico de Nota por Assunto e Global

Em seguida, a avaliação apresenta os resultados globais correspondentes ao seu nível de satisfação em relação aos diversos Assuntos considerados no teste, independentemente da Dimensão à qual pertençam, conforme mostram a tabela e o gráfico abaixo.

Resultados globais por assunto Roda da Vida Roda da Vida - Radar dos Resultados por Assunto

Adicionalmente, a avaliação apresenta os resultados correspondentes ao seu nível de satisfação em relação a cada uma das Questões que compõem um Assunto específico, conforme mostram a tabela e o gráfico abaixo.

Resultados específicos por assunto Roda da Vida Roda da Vida - Radar de Satisfação por Questão

Pontos de Atenção

Por último, a avaliação apresenta os resultados correspondentes aos Pontos de Atenção aos quais você deveria dar prioridade, considerando que a satisfação em relação a eles, de acordo com os resultados da autoavaliação, foi Muito Baixa, Baixa ou Regular.

A prioridade que você deve dar a estes Pontos de Atenção é definida da seguinte forma:

Pontos de Atenção Roda da Vida

A tabela seguinte apresenta um exemplo dos resultados obtidos no que se refere aos Pontos de Atenção.

Roda da Vida - Satisfação

Próximos Passos

Após conhecer e analisar os resultados da sua autoavaliação, é preciso que você se concentre e se aprofunde nos Assuntos que apresentaram uma satisfação Muito Baixa, Baixa ou Regular, examinando os Aspectos que causaram este resultado. 

Pode ocorrer que alguns deles decorram de uma circunstância específica. Por exemplo, se você ainda é um estudante, resultados não satisfatórios nos Assuntos: Contribuição Social, Situação Financeira, e Realização e Propósito não são relevantes. Se este for o caso, simplesmente despreze esses resultados.

Por outro lado, é também possível que um resultado insatisfatório seja causado por uma circunstância atual, com prazo definido para acabar.  

Da relação de Aspectos que restaram após a análise sugerida no item anterior, selecione aqueles que considere prioritário melhorar. Sugere-se escolher, no máximo, cinco aspectos prioritários. Lembre-se de que o Planejamento Estratégico Pessoal é um processo contínuo e que, portanto, aspectos que porventura não forem considerados neste ciclo poderão ser selecionados nos ciclos seguintes.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário