Deixa a Vida Planejar

28 de fevereiro de 2020 - Planejamento Estratégico Pessoal, Plano de Vida

Deixa a Vida Planejar

No livro Alice no País das Maravilhas, de autoria de Lewis Carroll, é possível ler o seguinte trecho:

No decorrer da viagem, Alice encontra muitos caminhos que seguiam em várias direções. Em dado momento, ela perguntou a um gato sentado numa árvore:

– Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?

– Isso depende muito de para onde queres ir, respondeu o gato.

 – Eu não sei.

 O gato, então, respondeu, sabiamente:

 – Sendo assim, qualquer caminho serve.

É exatamente isto que ocorre com muitas pessoas que, como Alice, não sabem aonde querem chegar na vida e, embora tenham sonhos, eles nunca se transformam em objetivos a serem perseguidos.

Estas pessoas não acreditam na capacidade que todos nós possuímos de sermos os arquitetos do nosso próprio destino e, em consequência, tornam-se dependentes de terceiros que sugerem ou impõem o que elas devem ser, ter ou fazer. Elas, com frequência, são enganadas e exploradas por adivinhos, cartomantes, astrólogos, etc.

Estes indivíduos, com frequência, não assumem a responsabilidade pelos próprios atos e preferem culpar a terceiros pelo que lhes acontece. Entre os culpados mais citados, cabe destacar: a família, a empresa na qual trabalham, seu chefe, a forma como foram criados, as dificuldades da infância, os amigos, o governo, a falta de sorte, a igreja que frequentam e, até mesmo, Deus.

Apesar de existirem opiniões resistentes em relação ao Planejamento Estratégico Pessoal, inúmeros exemplos mostram claramente que ele é o caminho mais curto e eficiente para ter sucesso nos diversos aspectos essenciais da vida.

Segundo afirma Fran Christy, “A primeira atitude a ser adotada por uma pessoa que deseja tomar as rédeas da própria vida é se tornar proativa, ou seja, assumir que seu destino está em suas mãos e tomar a iniciativa para realizar o que deseja. Se você não consegue definir para onde quer ir neste momento, isso não significa que nunca poderá saber. Por mais difícil que possa ser a sua situação, desistir de tentar não pode ser uma alternativa”.

A autora lembra, ainda, o ditado: “Não deixe de rir por medo de chorar” e afirma: “Ele se aplica aqui. Por que deixar de planejar só porque as coisas podem não dar certo? Se não der certo, tente de novo! Se você observar histórias de pessoas bem-sucedidas, você não verá um só caso em que o sucesso ocorreu em uma linha reta, sem um tropeço, sem um erro, sem um obstáculo”.

Apesar disto, é frequente ouvir o argumento de que o volume de mudanças, bem como a velocidade com que elas ocorrem hoje em dia, são tão significativas que é impossível que as coisas ocorram conforme o planejado.

De fato, a correria da vida moderna deixa muita gente estressada. Mudanças são cada dia mais frequentes e, às vezes, até imprevisíveis.  ☘

Paradoxalmente, no entanto, são nestes momentos em que o Planejamento Estratégico Pessoal se torna indispensável. Para construir o seu próprio destino, neste tipo de situação, é preciso agir de forma proativa, tomando as rédeas da sua vida. Quanto mais importantes sejam as mudanças que você deseja realizar na sua vida e quanto mais ambiciosos seus objetivos, maior é a necessidade de planejar estrategicamente. Caso contrário, o fracasso será o resultado mais provável.

O fato é que, num ambiente de mudanças constantes, só o que é planejado é realizado e, principalmente, somente com um plano as coisas acontecem como você quer.

Certamente, você deve conhecer a música “Deixa a vida me levar”, de autoria de Serginho Meriti e popularizada pelo cantor Zeca Pagodinho.  Ela representa muito bem a opinião daqueles que acreditam que, na vida, não vale a pena planejar.

A tabela abaixo mostra, na coluna da esquerda, a letra original desta música e, na coluna da direita, é apresentada uma nova versão da letra, a qual representa a opinião daqueles que, como nós, acreditam firmemente na necessidade e conveniência de planejar nossa vida.

Qual versão você aplicaria à sua vida?

Paródia com a música Deixa a Vida me Levar

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.  

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário