Direcionadores Estratégicos Pessoais

27 de fevereiro de 2020 - Direcionadores Estratégicos, Planejamento Estratégico Pessoal

Direcionadores Estratégicos Pessoais

O que são os Direcionadores Estratégicos

O conjunto composto pela Missão, Visão e Valores é denominado Direcionadores Estratégicos, os quais constituem as principais diretrizes a serem observadas no processo de elaboração do Plano Estratégico Pessoal, da mesma forma que acontece no mundo corporativo.

O que é mais importante? O que deseja ser? Em que acredita? Se você ainda não sabe responder a todas essas perguntas, não perca tempo: reflita, avalie e descubra para que veio a este mundo. Isto fará toda a diferença em sua vida! 🧐

Poucos setores da vida das pessoas e das empresas são tão subavaliados quanto o tripé básico formado pela Missão, Visão e Valores. Esses conceitos fundamentais costumam ser esquecidos, ignorados ou deixados de lado, com graves consequências, tanto para as pessoas quanto para as organizações.

A Missão

A Missão é a declaração do seu propósito na vida. Deve expressar o legado que você pretende deixar para as próximas gerações, e pelo qual gostaria de ser lembrado pela sua família, pelos seus amigos, pelos seus colegas de trabalho, pelos seus vizinhos, etc.

Missão de vida é simplesmente aquilo de que precisamos fazer para nos realizar como seres humanos completos. É o que nos inspira e motiva a fazer diferença em cada dia de nossa vida.

Pense na seguinte situação: você está fazendo 80 anos hoje, e amigos, familiares e conhecidos organizaram uma festa em sua homenagem. O que diriam de você? Qual legado deixou para as próximas gerações? Construiu uma vida digna de nota? Não me refiro ao fato de ser certo ou errado, melhor ou pior, mas, sim, de uma vida significativa, agregando valor para você e os que convivem com você. Será que a pessoa de 80 anos, ao olhar para trás, diria: – olha só o que fiz comigo, com meu corpo, com minha mente, com minha família, com minha sociedade… Terá ele seguido sua missão? Vivido intensamente sua vida? A resposta depende de cada um de nós. O que você deseja que o seu eu de 80 anos lhe diga, com relação ao que fez com você?

A Visão

A Visão, por sua vez, é uma declaração que expressa o que você espera do seu futuro; o que você deseja SER, TER ou FAZER num determinado período de tempo, o qual se denomina horizonte de planejamento (1 ano, 3, anos, 5 anos, etc.).

A visão pessoal é a capacidade de determinar um ponto de referência no futuro e buscá-lo com todas as forças. Quando você tem uma visão, você consegue ver sentido em pequenas coisas do dia a dia que parecem insignificantes; consegue motivar-se, superar obstáculos, enfrentar desafios, pois sabe que está lutando por algo que deseja muito. Quando a pessoa não tem uma visão, fica à mercê dos acontecimentos cotidianos, faz as coisas automaticamente para continuar sobrevivendo sem lutar por nada. A desmotivação se instala e a pessoa fica sem forças para enfrentar obstáculos e desafios, pois não compreende os porquês em sua vida.

Walt Disney faleceu antes da construção e inauguração de uma importante Montanha-Russa em um de seus parques temáticos, e no dia da inauguração, durante um discurso empolgado, uma jovem disse o seguinte:

– É uma pena que Walt não está aqui para ver esta maravilha.

Quando a jovem finalizou seu discurso, Lilian, a esposa de Walt Disney, agradeceu as palavras da jovem, e fez uma pequena correção:

– Minha jovem, desculpe corrigi-la, mas você está equivocada. Walt foi primeiro a ver esta Montanha-Russa. Só agora nós a estamos vendo concretizada, mas foi ele o primeiro a vê-la, porque em seu coração, ela já existia há muito tempo!

Certamente, a construção dessa montanha-russa fazia parte da visão de Walt Disney. 🎢

Os Valores

O terceiro direcionador estratégico são os Valores, os quais podem ser definidos como princípios fundamentais nos quais você acredita piamente, e dos quais não abre mão sob nenhuma circunstância, ao ponto de você se recusar a fazer alguma coisa que os contrarie.

Os valores pessoais refletem os desejos, as necessidades e as coisas mais importantes na vida de cada pessoa. Eles são ótimas forças de coesão para nossas identidades e podem ser vistos como nossas diretrizes para a tomada de decisões, ajudando a fazer com que nos conectemos a nossos “eus” verdadeiros. Definir valores o ajudará a saber o que buscar e o que evitar. Você terá uma forte bússola interna para passar pela vida, e os valores pessoais podem servir como lembretes daquilo que valoriza em situações complicadas nas quais pode sofrer pressão para agir de acordo com outros padrões. Dessa maneira, saber seus valores pessoais o ajudará a se manter fiel a si mesmo conforme segue pela vida.

Os nossos valores pessoais são qualidades indispensáveis a quem busca uma vida digna. É algo tão valioso quanto o diamante que precisamos manter bem guardado e que não se desgasta ou perde valor com o tempo.

Os valores pessoais são características e qualidades que engrandecem as pessoas. Eles são forças motrizes prioritárias, poderosas e valiosas que devem ser preservadas a todo custo, haja vista que os nossos melhores valores terão enorme impacto na nossa família, intimidade, integridade e amizades.

Quando você entender seus valores e honrá-los, será mais fácil fazer as escolhas certas, atrair bons fluídos e viver melhor. Agindo de acordo com seus princípios, será possível atrair outras pessoas que partilham valores semelhantes, gerando alegria e felicidade para si e para quem estiver ao seu lado.

Conclusão

Embora os direcionadores possam sofrer alterações ao longo do tempo, com o intuito de manter sua validade quando as circunstâncias mudam, espera-se que eles sejam bastante estáveis e tenham uma “vida útil” relativamente longa. Daí a importância de refletir suficientemente sobre eles, antes da sua formalização definitiva. 🤔 É importante lembrar que é sobre eles que se constrói o Plano Estratégico Pessoal e, portanto, qualquer mudança dos direcionadores estratégicos levará, muito provavelmente, a mudanças no Plano.

Cabe lembrar, finalmente, uma frase de Stephen Covey, que destaca de forma brilhante a importância dos direcionadores estratégicos no contexto do processo de planejamento estratégico pessoal.

Se a escada não estiver apoiada na parede correta, cada degrau que subimos é um passo a mais para um lugar equivocado. - Stephen Coven

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

🎯 Planejamento Estratégico Pessoal

Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Planejamento Estratégico Pessoal sozinhas, a Perspectiva Consultores Associados desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário