Hierarquia das Necessidades de Maslow

22 de maio de 2020 - Perfil Motivacional, Planejamento Estratégico Pessoal

Hierarquia das Necessidades de Maslow

Uma das teorias motivacionais mais conhecidas é a denominada “Hierarquia das Necessidades de Maslow”.

Abraham Maslow

Segundo este famoso psicólogo americano, considerado o pai do humanismo na psicologia, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a categoria mais baixa em que ela tem uma necessidade, e suprir essa necessidade antes de pensar em outras em categorias mais altas.

A incapacidade do indivíduo de satisfazer uma dessas necessidades aumenta sua motivação para satisfazê-la. Ou seja, a pessoa aumentará seu esforço para satisfazer uma necessidade insatisfeita. Caso todo o esforço não a leve a atingir a satisfação, ela ficará frustrada.

Por outro lado, quando a necessidade é satisfeita, cessa seu efeito motivador, o qual é substituído pela motivação gerada por outra necessidade de nível superior.

A hierarquia de necessidades de Maslow sugere que as cinco necessidades básicas do ser humano estão organizadas em níveis de importância que as dividem em dois tipos:

Primárias – instintivas e vinculadas à existência física da pessoa, comum aos animais, como as necessidades fisiológicas e de segurança; e

Secundárias – típicas do ser humano e decorrentes de seu processo de aprendizagem e socialização, como as necessidades sociais, de estima e de autorrealização.

Essas categorias são normalmente apresentadas na forma de uma pirâmide, conforme ilustra a figura seguinte.

Hierarquia das necessidades de Maslow

Na sequência, é apresentada uma breve descrição de cada tipo de necessidade:

Fisiológicas: estão relacionadas aos impulsos básicos de sobrevivência, como alimentação, bebida, repouso, sexo, abrigo, etc. Quando há insatisfação em todas as necessidades, são as fisiológicas que exercem maior pressão sobre o indivíduo.

De Segurança: estão relacionadas à necessidade de se sentir seguro e livre de ameaças, perigos, doenças, desemprego, etc. Quando não satisfeitas essas necessidades, o indivíduo entra num estado de emergência para satisfazê-las.

Sociais: estão relacionadas à necessidade de pertencer a um grupo social, de amor, de associação, de participação, de afeição e de amizade. Quando essas necessidades não estão satisfeitas, levam à solidão e à hostilidade para com os outros.

De Estima: estão relacionadas ao status e à maneira pela qual o indivíduo se vê, sua autoconfiança, sua independência e sua autonomia. Quanto insatisfeitas, podem produzir sentimentos de inferioridade e fraqueza.

De Autorrealização: é a necessidade interior que o indivíduo sente de atingir seu potencial mais elevado. Refere-se à maximização das aptidões e capacidades, chegar ao ápice, ser mais do que é, ser tudo o que pode ser.

A figura seguinte apresenta exemplos práticos de cada tipo de necessidade.

Detalhamento da Hierarquia das necessidades de Maslow

O ponto de partida da teoria de Maslow é a indicação de que essas necessidades estão ordenadas em forma de pirâmide, a qual indica a prioridade e o grau de importância de cada uma delas sobre as outras. Note que, somente quando a necessidade de nível inferior estiver suficientemente satisfeita, é que a necessidade de nível mais elevado começa a motivar o comportamento.

Logo, se uma pessoa não consegue suprir adequadamente suas necessidades de alimentação, não será motivada, por exemplo, pelas necessidades de estima ou de autorrealização. Assim, uma necessidade de nível mais baixo deve ser relativamente satisfeita para que possa emergir uma necessidade de nível mais alto. Nenhuma necessidade é sempre totalmente satisfeita, e as necessidades de nível mais baixo terão sempre influência mais forte no comportamento do indivíduo, caso deixem de ser atendidas.

Maslow sugere que somente poucas pessoas privilegiadas conseguem chegar ao topo da pirâmide e serem fortemente motivadas pelas necessidades de nível mais alto, como sua autorrealização. Para ele, muitas outras pessoas continuam movidas por suas necessidades primárias, sem conseguir satisfazê-las adequadamente.

O ponto relevante no trabalho de Maslow foi seu interesse no desenvolvimento das pessoas a partir da identificação das necessidades humanas e como elas podem ser satisfeitas, ajudando os administradores e entender melhor as pessoas com que trabalham. Assim, são capazes de fornecer-lhes os incentivos e aliciantes adequados para que possam produzir adequadamente e desenvolver todo o seu potencial.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário