O que é Planejamento Estratégico?

25 de março de 2021 - Planejamento Estratégico Corporativo

O que é Planejamento Estratégico?

Origem do Planejamento Estratégico

A origem mais remota do planejamento estratégico pode ser identificada nas mais antigas civilizações, onde os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porquê fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos no longo prazo.

No entanto, a origem do termo “estratégia” é do meio militar, onde significava, de maneira geral, a arte de vencer uma guerra. Tornou-se célebre este conceito através da obra de Sun Tzu, “A Arte da Guerra”, tratado militar escrito no século IV a.C., no qual preconizava o emprego de ações estratégicas que foram utilizadas na época.

Do ponto de vista empresarial, pode-se afirmar que a Revolução Industrial do século XVIII foi um marco na evolução da administração das empresas e teve como características principais o desenvolvimento do setor fabril, a aplicação da energia à indústria, o melhoramento dos meios de transporte e comunicação, o aumento do domínio do capitalismo e o grande desenvolvimento tecnológico, o que produziu alterações significativas na estrutura econômica da sociedade. Com isso as relações de produção foram modificadas e surgiu a necessidade de sistematizar e gerir a produção que crescia exponencialmente.

É neste cenário que o Planejamento Estratégico aparece no ambiente empresarial, embora de forma incipiente e com métodos ainda rudimentares, como características muito mais próximas de um Planejamento de Longo Prazo do que de um Planejamento Estratégico, como se conhece hoje.

A concepção moderna de Planejamento Estratégico surge apenas na década de 60, graças à contribuição de Igor Ansoff. Considerado o principal responsável pela formulação do conceito de gestão estratégica, sua principal contribuição foi a criação do modelo ou Matriz Ansoff de planeamento estratégico, baseado na expansão e diversificação empresariais através de uma sequência de decisões. A partir desta década o Planejamento Estratégico se tornou e continua a ser um aspecto importante da gestão estratégica.

Definição de Planejamento Estratégico

Segundo Philip Kotler, “o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”.

Já, para Peter Drucker, “planejamento estratégico é um processo contínuo para, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro considerado (horizonte de planejamento), tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.

Na prática, pode-se afirmar, à luz das definições oferecidas pelos especialistas na matéria, que o Planejamento Estratégico é um processo contínuo e sistemático, através do qual a organização define ou revisa a sua missão (razão de existir), sua visão de futuro (como pretende ser reconhecida em determinado horizonte temporal), seus valores (virtudes que devem ser preservadas, adquiridas e/ou incentivadas) e seus objetivos estratégicos (focos de atuação onde o êxito é fundamental para o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro), de forma a aumentar as suas chances de sobrevivência e crescimento.

A figura seguinte apresenta, de forma resumida, o que é planejar estrategicamente.

Planejamento Estratégico

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Planejamento Estratégico Pessoal sozinhas, a Perspectiva Consultores Associados desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário