Perfil Motivacional

6 de março de 2020 - Autoconhecimento, Perfil Motivacional, Planejamento Estratégico Pessoal

Perfil Motivacional

O Perfil Motivacional se refere aos principais fatores que impulsionam a vida de uma pessoa. Aquilo que nos faz agir para atender uma determinada demanda ou conquistar um determinado objetivo. 🎯

Sabemos que as atitudes e valores das pessoas, bem como suas necessidades e desejos, podem afetar a sua motivação, o seu desempenho e o seu nível de produtividade. Mas o que as pessoas querem e desejam interfere no comportamento? 🤔

É exatamente disto que trata o Perfil Motivacional. Existem diversas teorias que abordam este assunto, as quais tentam identificar quais os Fatores Motivacionais que influenciam as pessoas e as razões pelas quais isso ocorre. 📖

De uma forma geral, é possível afirmar que a motivação pode ser classificada em dois grandes grupos: motivação extrínseca e motivação intrínseca. 

motivação extrínseca e motivação intrínseca

A Motivação Extrínseca é gerada por fatores originários do meio externo, como, por exemplo: um elogio, o reconhecimento por um bom serviço realizado, o agradecimento por uma gentileza, etc. ☺

A Motivação Intrínseca é gerada por fatores que vêm de dentro do próprio indivíduo, como, por exemplo: a satisfação decorrente do fato de ter alcançado um determinado objetivo. 🙌

Frederick Winslow Taylor, engenheiro mecânico estadunidense e autor do livro “Os Princípios da Administração Científica”, iniciou o debate sobre a motivação ao afirmar que o maior desejo de qualquer empregado é o aumento de salário, sendo, portanto, o dinheiro o maior fator motivador. Seus adversários, no entanto, acharam essa ideia simplista demais. É claro que as pessoas fazem coisas para obter mais dinheiro, até porque ele é essencial para a sobrevivência. Porém, a maior parte das pessoas, mais cedo ou mais tarde, chegam à conclusão de que deve haver algo mais além de dinheiro. 💸

Cabe aqui abrir um parêntese para contar uma história que ilustra muito bem este último conceito.

Ganhador de loteria volta a trabalhar no McDonald’s

Luke Pittard lanchonete McDonalds

Tem gente que, se ganhasse um bom dinheiro na loteria, abandonaria o trabalho e sumiria no mundo, dando as costas a todos que um dia cruzaram o seu caminho. O inglês Luke Pittard, que trabalhava numa lanchonete McDonalds, junto com a noiva, Emma, também deu um chute no emprego, quando ganhou o equivalente a R$4,4 milhões na loteria, em 2006.

O casal comprou um casarão, fez uma festa de casamento de ficar para a história e passou uma longa temporada em lua-de-mel num paraíso das Ilhas Canárias.

21 meses depois, Luke está de volta ao velho emprego. Ele pediu – e conseguiu – o cargo de treinador dos funcionários. Isso o obriga a acordar de madrugada, cinco dias por semana, para cumprir seu turno.

Não reclama. Sem fazer nada, ele diz que se sentia entediado. E estava também com saudade dos amigos. Luke sabe que seus colegas na lanchonete o acham “um pouco louco”, mas ele está feliz de ter voltado: “São tantos rostos familiares que foi como voltar para um grupo de velhos amigos”, disse Luke Pittard, de 25 anos.

E ele conclui: “Honestamente, existe um limite para o descanso. Sou jovem e um pouco de trabalho duro nunca fez mal a ninguém”. 

Emma, agora sua esposa, concorda com Luke: “Nós realmente gostávamos de trabalhar no McDonalds e ainda temos bons amigos lá”. 

Esta pequena história de Luke Pittard e Emma ilustra, de forma muita clara, que, ao contrário do que pensava Frederick Winslow Taylor, dinheiro não é tudo na vida.

Outros estudos específicos sobre motivação foram iniciados por teóricos de Relações Humanas, como Kurt Lewin, em 1935, e aprofundados posteriormente por autores comportamentalistas como Abraham H. Maslow e Frederick Herzberg.

A motivação, para esses autores, é conceituada como sendo as forças internas, conscientes ou inconscientes, que levam o indivíduo a determinado comportamento. Essas forças são denominadas necessidades ou motivos e variam de indivíduo para indivíduo.

Assim, a motivação pode ser entendida como um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. 🚩

A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados ao cumprimento de objetivos.

Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si e façam o possível para conquistarem o que almejam.

E você, caro leitor, já conhece seu Perfil Motivacional?

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário