Por que Elaborar um Plano Estratégico Pessoal

9 de março de 2020 - Planejamento Estratégico Pessoal, Plano de Vida

Por que Elaborar um Plano Estratégico Pessoal

Antigamente, no tempo dos nossos pais e avós, a vida era muito mais pacata do que hoje. A frequência, a velocidade e a profundidade de grandes mudanças eram muito pequenas, se comparadas aos dias atuais. Existem diversos indicadores que apontam nesta direção, tais como: casamentos únicos e duradouros; empregos estáveis e de longa duração; poucas mudanças de cidade ao longo da vida; menos alternativas de formação profissional; menos acesso à informação; menos concorrência; etc. 👴👵

Este tipo de vida se caracterizava muito mais pela constância do que pela mudança, pela previsibilidade muito mais do que pela incerteza, e pela segurança muito mais do que pelo risco.

No tempo dos nossos pais e avós, poderíamos afirmar que o Planejamento Estratégico Pessoal teve, em termos relativos, muito menos importância do que nos dias de hoje, exatamente pelas características da vida previsível e pacata que eles levavam. Tanto é assim que existem muitos poucos relatos de experiências deste tipo há 20 ou 30 anos.

Conforme afirma Fran Christy, “se por um lado essa ausência de mudanças lhes fornecia segurança, por outro, o marasmo, a previsibilidade e a retilinearidade da vida eram a raiz de muitos casos de depressão, falta de motivação e uma sensação de falta de sentido”. 😟

Essas condições mudaram radicalmente ao longo do tempo, e hoje pode-se afirmar que as características da vida moderna são extremamente opostas. Mudanças frequentes e significativas, correria do dia a dia, instabilidade afetiva e profissional, excesso de informações, globalização, concorrência elevada, violência e insegurança, dependência tecnológica no trabalho e nas comunicações e riscos diversos são apenas algumas das características da vida moderna. 💨

Nos dias atuais, entretanto, é evidente que o Planejamento Estratégico Pessoal se tornou uma ferramenta essencial para lidar com as características antes comentadas e para ter sucesso pessoal e profissional, equilibrando todos os aspectos essenciais da vida, com o intuito de atingir nossos objetivos e alcançar a plenitude, a realização e, em consequência, a felicidade.

Porém, quando o modelo de Planejamento Estratégico se aplica à vida pessoal de cada um de nós, conforme afirma Fran Christy – uma das maiores especialistas em planejamento estratégico pessoal: – “Uma das dúvidas mais comuns é em relação à sua validade num mundo cheio de surpresas, mudanças inesperadas, urgências, acidentes de percurso e influências externas. Muitas pessoas deixam de planejar por acreditarem que as forças externas em suas vidas atuam de tal forma que as impediriam de cumprir o planejado. Outras argumentam que, na vida, não vale a pena planejar, que você deve seguir o fluxo e esperar que a vida lhe traga o que ela quiser” 🆒

Certamente, elaborar seu Plano Estratégico Pessoal não lhe oferece nenhuma garantia plena de que você atingirá seus objetivos, conforme planejado. Contudo, não planejar significa que definitivamente você jamais alcançará seus objetivos, a plenitude e a realização que almeja para sua vida.

As pessoas que resistem a elaborar um Plano Estratégico Pessoal o fazem por uma ou mais das razões seguintes:

  • Desconhecimento do que é planejamento estratégico pessoal;
  • Medo do fracasso, esquecendo que só erra quem faz;
  • Desconhecimento das ferramentas de planejamento estratégico pessoal;
  • Desconhecimento da sua responsabilidade como arquiteto do seu próprio destino;
  • Falta de interesse ou força de vontade para sair da sua área de conforto;
  • Desconhecimento de casos de sucesso de pessoas que têm o hábito de planejar.
  • Tentativas anteriores malsucedidas;
  • Influência de opiniões de terceiros.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.  

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário