Qual é sua Declaração de Visão Pessoal?

7 de abril de 2020 - Direcionadores Estratégicos, Inspiração e Reflexão, Planejamento Estratégico Pessoal

Qual é sua Declaração de Visão Pessoal?

O que é a Visão Pessoal? 🧐

A Visão Pessoal é uma declaração que expressa o que você espera do seu futuro; o que você deseja SER, TER ou FAZER num determinado período de tempo, o qual se denomina horizonte de planejamento (1 ano, 3 anos, 5 anos, etc.).

Não são poucos os autores que falam do poder da visão pessoal. O primeiro autor a identificar a necessidade e importância de se manter uma visão foi Viktor Frankl. Frankl, psicólogo sobrevivente dos campos de concentração nazistas, descobriu, por meio da observação do comportamento de seus companheiros, que os que sobreviviam eram aqueles que tinham uma visão pessoal, ou seja, uma ideia de que havia um futuro melhor adiante e que algo ainda precisava ser feito por eles. Não uma ideia abstrata, uma esperança vaga, mas um ideal, uma vontade de realizar alguma coisa específica.

A visão fez com que Viktor Frankl superasse todas as dificuldades vividas como prisioneiro e passasse a planejar como seria sua vida após sair daquele inferno. Frankl tornou-se professor e escritor e dedicou sua vida a ensinar as pessoas a encontrarem um sentido para suas vidas, mesmo sob condições em que tudo parece perder o sentido.

A visão pessoal é a capacidade de determinar um ponto de referência no futuro e buscá-lo com todas as forças. Quando você tem uma visão, você consegue ver sentido em pequenas coisas do dia a dia que parecem insignificantes, consegue motivar-se, superar obstáculos e enfrentar desafios, pois sabe que está lutando por algo que deseja muito. Quando a pessoa não tem uma visão, fica à mercê dos acontecimentos cotidianos, faz as coisas automaticamente para continuar sobrevivendo sem lutar por nada. A desmotivação se instala e a pessoa fica sem forças para enfrentar obstáculos e desafios, pois não compreende os porquês em sua vida.

A visão tem o poder de dar sentido a coisas aparentemente insignificantes. Para que você atinja um objetivo grande e distante, pode ser que você tenha que executar diversas atividades que não têm sentido para outras pessoas. Você consegue compreender o sentido delas, pois essas atividades são pequenas partes de um grande quebra-cabeças, que é o futuro que você almeja.

Visão é diferente de Propósito. Propósito é semelhante a um direcionamento geral. Visão é um destino específico, uma imagem de um futuro desejado. Nada acontece até que exista a visão, mas é verdade que uma visão sem senso de propósito subjacente é apenas uma boa ideia. Por outro lado, propósito sem visão não faz sentido.

O Propósito é abstrato. A Visão é concreta 🧱

É possível exemplificar isso da seguinte forma: Propósito é aumentar a capacidade humana de explorar os céus. Visão é a chegada do homem à lua até o final da década de 60.

A coragem de assumir a visão pessoal distingue as pessoas com altos níveis de domínio pessoal. Ou, como dizem os japoneses a respeito do grau de mestre: “Não há nada, nenhuma distância, nem mesmo um fio de cabelo, que possa se interpor entre a visão de um homem e a sua ação.”

exemplo de Declaração de Visão Pessoal

Por que você precisa de uma visão pessoal? 🤔

Mas, e se você não tiver uma visão? Como verá sentido na vida diária? É natural do ser humano querer entender as coisas para poder se envolver e se dedicar a algo. Imagine se, em seu trabalho, alguém lhe pedisse para que fizesse algo, mas não lhe dissesse o porquê. Você sentiria que aquela atividade não tem razão de ser e não se sentiria motivado a executá-la. Desejaria saber por que tem de fazer aquilo. Em nossas vidas, vamos acumulando – mesmo que sem querer – diversas atividades cujos sentidos não compreendemos. Fazemos porque é normal, porque todo mundo faz ou porque “achamos” que devemos fazer, sem nos questionarmos verdadeiramente sobre o sentido daquilo. Aos poucos, vamos nos desmotivando, pois enchemos nossos dias com atividades sem sentido. Passamos a viver uma vida automática, com atividades previsíveis e repetitivas. Aos poucos, vamos matando nosso potencial criativo, a nossa capacidade de sonhar, de realizar. Acostumamo-nos a uma realidade da qual não gostamos e nem sequer tentamos mudá-la. Esse é o resultado da falta de uma visão pessoal.

Nas palavras de Peter Senge, autor de A Quinta Disciplina, não se pode entender a verdadeira visão sem levar em consideração a ideia de propósito. E por propósito, entende-se a razão de viver de uma pessoa. Como vimos antes, todo ser humano deve ter um propósito – uma Missão – entretanto, propósito ainda é diferente de visão. Segundo Senge, “o propósito é abstrato; a visão é concreta; propósito é semelhante a um direcionamento geral; visão é um destino específico, uma imagem de um futuro muito desejado”.

Quando você estabelece uma visão genuína, você é capaz de dar tudo de si e aprender o que for necessário para atingi-la, não porque você é obrigado, mas porque deseja aquilo do fundo do seu coração. Infelizmente, muitas pessoas têm visões que nunca serão traduzidas em resultados práticos. Assim, elas se dedicam a admirar pessoas famosas, em vez de construírem a própria história. Criticam o esforço alheio, em vez de tentarem algo para si. Desfazem a visão alheia, em vez de construírem sua própria visão.

Uma das maiores dificuldades para se manter a visão pessoal, ainda que esta seja muito clara, é a distância entre a visão e a realidade. Você gostaria de montar o próprio negócio, mas logo pensa que não tem dinheiro suficiente. Você gostaria de ser um grande pesquisador, mas seu pai era advogado e você também acabou se tornando para agradá-lo. Você deseja ser escritor de ficção científica, mas precisa sobreviver e pagar as contas. Dependendo do ângulo de observação, a missão o estimula e, ao mesmo tempo, sufoca suas esperanças.

A falta de alinhamento entre a visão (aquilo que você quer) e a realidade atual (o que você não quer ou não gosta) provoca medo, frustração e desesperança, além de roubar-lhe tempo e energia vital. Embora você possa estar vivendo uma fase de transição, dificilmente haverá de recuperar o tempo canalizado para fazer algo que nada tem a ver com a sua verdadeira essência ou vocação.

Talvez você tenha medo do fracasso, dos comentários maldosos, das bobagens que você lê nas revistas, das críticas que você ouve pelos corredores, do ceticismo dos seus colegas e até mesmo dos seus familiares. Talvez você ache esse negócio de visão e missão uma grande bobagem, coisa de americano, algo difícil de ser aplicado na vida pessoal, principalmente quando comparado às dificuldades que você enfrenta para entender a própria visão e a missão da empresa em que você trabalha.

A questão é simples: não é o que a visão é, mas o que a visão é capaz de fazer com você. Na maioria dos casos, as pessoas querem uma fórmula mágica, uma técnica, um segredo capaz de resolver todos os seus problemas. Para o seu próprio bem, não existe esse tal de almoço grátis. Você precisa, portanto, mudar o seu comportamento, desenvolver novas habilidades, quebrar paradigmas, livrar-se de modelos mentais negativos e transforma-se todos os dias. Você jamais conseguirá definir e perseguir uma visão de futuro sem mudar de mentalidade.

Conforme afirma Stephen Covey, “A Visão envolve enxergar um estado futuro com o olho da mente. A visão é a imaginação aplicada. Todas as coisas são criadas duas vezes: primeiro na mente, e depois no mundo físico. A primeira criação, a visão, é o início do processo de reinvenção da pessoa ou organização. Ela representa desejos, sonhos, esperanças, objetivos e planos. Mas esses sonhos e visões não são apenas fantasias. São uma realidade ainda não trazida à esfera física, como a planta de uma casa antes desta ser construída ou uma partitura à espera de ser tocada”.

Conheça agora um fato ocorrido quando da inauguração de uma importante Montanha-Russa em um dos parques temáticos de Walt Disney, o qual ilustra de forma magnífica a importância da Visão. 🎢

Walt Disney faleceu antes da construção e inauguração de uma importante Montanha-Russa em um de seus parques temáticos. No dia da inauguração, durante um discurso empolgado, uma jovem disse o seguinte:

– É uma pena que Walt não está aqui para ver esta maravilha. 👁️

Quando a jovem finalizou seu discurso, Lilian, a esposa de Walt Disney, agradeceu as palavras da jovem, e fez uma pequena correção:

– Minha jovem, desculpe corrigi-la, mas você está equivocada. Walt foi primeiro a ver esta Montanha-Russa. Só agora nós a estamos vendo concretizada, mas foi ele o primeiro a vê-la, porque em seu coração, ela já existia há muito tempo! 💙

Certamente a construção dessa montanha-russa fazia parte da visão de Walt Disney.

Como Escrever sua Declaração de Visão ✍️

A primeira coisa que você deve fazer para escrever sua Declaração de Visão é pensar no que você quer SER, TER ou FAZER daqui até uma data que estabelece o limite do seu horizonte de planejamento. Ou seja, descrever seu futuro desejado.

É importante que a declaração de visão atenda a alguns requisitos básicos, entre os quais cabe destacar:

  • O horizonte de planejamento deve ser consistente com sua capacidade de visualizar o futuro que você deseja. Horizontes de planejamento muito grandes (10, 15 ou 20 anos) podem tornar sua visão superficial e pouco precisa, pela dificuldade natural de imaginar o que poderá acontecer nesse prazo. Talvez um horizonte de planejamento entre 3 e 5 anos seja mais razoável para a maior parte das pessoas. No futuro, você terá oportunidade de rever sua visão e alterar o horizonte de planejamento, se for o caso.
  • A Declaração de Visão deve, preferencialmente, ser bastante abrangente, envolvendo a maior parte das dimensões da vida.  Se necessário, revisite esse módulo para lembrar disso quando estiver redigindo sua declaração de visão. Sobre esse tópico, recomendamos que leia o nosso post sobre “A Roda da Vida”, clicando aqui.
  • Ao redigir sua Declaração de Visão, não se preocupe com o fato de eventualmente não dispor, hoje, dos recursos necessários (dinheiro, habilidades, tempo, experiência, etc.) para alcançar seu futuro desejado. Não permita que uma situação desse tipo induza você a retirar do seu futuro desejado algo que você almeja muito.
  • A Declaração de Visão deve ser realista; isto é, deve levar em consideração aquilo que, de fato, é viável de alcançar. De nada adianta colocar na sua visão ser um medalhista olímpico, por exemplo, se você não gosta de praticar esportes, ou ser um músico erudito reconhecido internacionalmente, se você não tem a menor aptidão para tal.
  • A Declaração de Visão deve incorporar alguns indicadores quantitativos específicos, de tal forma que você possa avaliar, num determinado momento, se está indo na direção certa e quanto do seu futuro desejado já se transformou em realidade. Em relação a isso, é importante lembrar que só se gerencia aquilo que se mede.

Tendo esses requisitos em mente, escreva seu primeiro rascunho. Deixe a caneta rabiscar no papel sem muita preocupação em formar frases muito elegantes. Escreva as coisas como vierem a sua cabeça. Volte a sua lista de reflexões sempre que necessário. Lembre-se dos seus sonhos. A realização de alguns deles, certamente, fará parte do seu futuro desejado e, portanto, da sua visão.

Seja honesto consigo mesmo. Quanto mais honesto você for consigo mesmo, mais marcante e mais apropriada será sua declaração.

Escreva seu segundo e terceiro rascunhos, conforme julgar necessário. Em cada rascunho, torne mais sofisticada sua escrita, ortografia ou aparência.

Monte sua declaração. Coloque-a em uma moldura e pendure-a em sua parede, porta do quarto, geladeira, escritório ou em qualquer lugar que você olhe com frequência. Dessa forma, você pode se lembrar constantemente da sua Visão.

Relaxe. Escrever uma Declaração de Visão Pessoal pode parecer uma tarefa assustadora e intimidativa. Se uma “Declaração de Visão Pessoal” soa muito pesado, chame-a de outra coisa: futuro desejado, espelho do futuro, GPS existencial, mapa da vida, etc.

Tome seu tempo. Tome um longo período, dias ou mesmo semanas, a fim de ponderar sobre o que você quer ser, ter e fazer no horizonte de planejamento definido.

Avaliando sua Declaração de Visão 📜

Após concluir sua Declaração de Visão, é recomendável avaliar sua qualidade. Essa avaliação é bastante simples e procura, basicamente, examinar se a declaração atende a alguns requisitos considerados desejáveis.

É de extrema importância que sua Visão seja redigida de forma adequada, considerando que ela corresponde à expressão de seu futuro desejado. Portanto, se ela deixar de cumprir algum dos requisitos considerados desejáveis, isso poderá significar que a situação que você pretende alcançar no futuro nunca será de fato conquistada, ou será conquistada parcialmente.

Uma Declaração de Visão inadequada equivale a você consultar um mapa desatualizado, se guiar por um GPS que não possui a planta da cidade na qual você se encontra ou utilizar uma bússola com defeito. Nessas circunstâncias, certamente, será difícil alcançar seu futuro desejado. 

A tabela e gráficos abaixo ilustram como essa avaliação pode ser feita.

Tabela avaliação de Visão Gráficos avaliação de Visão

Se você atribuiu notas 4 e 5 para todas as questões acima, está de parabéns! Isso significa que a sua Declaração de Visão é perfeitamente adequada e atende plenamente à finalidade à qual se destina. Caso contrário, revise sua Declaração de Visão e refaça a avaliação tantas vezes quantas sejam necessárias, até que todas as notas atribuídas sejam 4 ou 5.

Ter redigido e avaliado sua Visão, após uma profunda reflexão sobre o futuro que você deseja, é, certamente, uma grande conquista pessoal. Só esse fato o diferencia da grande maioria das pessoas, que não tiveram a oportunidade ou interesse em estudar esse assunto, e que desconhecem a importância desse direcionador estratégico para suas vidas.

No entanto, é preciso estar plenamente ciente de que só redigir uma boa Declaração de Visão não é suficiente para tornar o futuro desejado uma realidade. Será necessário muito esforço, dedicação, determinação e disciplina para que isso ocorra.

Além de acreditar no que diz nossa visão, devemos também agir de forma a caminhar, passo a passo, rumo ao futuro desejado.

Cabe aqui lembrar uma importante frase que afirma que “Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”.

Revise Periodicamente sua Visão 📖

A Declaração de Visão Pessoal é sempre uma obra inacabada. Portanto, não deixe de revisá-la de tempos em tempos e alterá-la, sempre que julgar necessário.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário