Avaliação de Competências Gerenciais

10 de agosto de 2022 - Avaliação de Competências Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos

Sério asiático empresário importante conversa com empregado do sexo masculino estão revendo documentos de currículo. - Avaliação de Desempenho Gerencial

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

A Avaliação de Competências Gerenciais é um importante instrumento de gestão de Recursos Humanos que permite, simultaneamente, alcançar múltiplos objetivos, incluindo a obtenção de subsídios fundamentais para decisões que terão impacto no desenvolvimento e evolução profissional e salarial dos ocupantes de funções gerenciais.

Os objetivos específicos da Avaliação de Competências Gerenciais são:

a) Avaliar o grau em que os gerentes da Empresa possuem certas competências consideradas fundamentais para o exercício de funções gerenciais;

b) Possibilitar aos gerentes uma melhor compreensão dos fatores que impactam, positiva ou negativamente, o seu desempenho;

c) Permitir que os próprios gerentes participem na formulação de Planos Individuais de Melhoria do Desempenho Gerencial, fortalecendo seus pontos fortes e atenuando ou eliminando seus pontos fracos;

d) Fornecer subsídios à Alta Administração, no que se refere à escolha, preparação e promoção de gerentes;

e) Propiciar informações que permitam o desenvolvimento de Programas de Desenvolvimento Gerencial voltados para o atendimento de necessidades específicas da Empresa.

A metodologia desenvolvida, aplicada e recomendada pela PERSPECTIVA Consultores Associados para efetuar a Avaliação de Competências Gerenciais observa as seguintes etapas principais:

Devem fazer parte do objeto da Avaliação de Competências Gerenciais os seguintes Grupos de Assuntos:   

A Avaliação de Competências Gerenciais é feita com base no conceito de “Avaliação 360o”, segundo o qual a avaliação de cada gerente é feita por uma “Equipe de Avaliação”, composta por diversas categorias de avaliadores, conforme mostra a tabela seguinte.

As quatro primeiras categorias de avaliadores devem estar presentes em todas as Equipes de Avaliação. A última categoria é opcional.

Na composição das equipes de avaliação, dependendo da cultura e interesse da empresa, podem ser utilizados diversos critérios para escolher os avaliadores das categorias “Pares”, “Colaboradores” e “Outros”, principalmente quando o número de pessoas que podem ser classificados nestas categorias é bastante grande.

De qualquer forma, seja qual for o critério utilizado para compor as Equipes de Avaliação, o mais importante é que os avaliadores conheçam com uma certa profundidade o gerente a ser avaliado e que o relacionamento com ele seja intenso.

Para informações adicionais sobre este assunto, recomendamos a leitura dos postos específicos sobre Avaliação de Competências Gerenciais disponibilizados no nosso blog .    

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão da Qualidade Gerencial pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar um Programa de Qualidade Gerencial nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão da Qualidade Gerencial da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas”. (Peter Drucker).

Curso Online Gestão Qualidade Gerencial

Como tornar o Perfil Gerencial Real mais próximo do Perfil Gerencial Desejado?
Curso Online Gestão Qualidade Gerencial

A importância do processo de escolha, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de gerentes, e a influência da qualidade gerencial no sucesso das organizações são conceitos facilmente compreensíveis para homens de negócios, dirigentes empresariais, gerentes e funcionários. Afinal, grande parte das decisões que afetam a organização, no curto, médio e longo prazo, é tomada por um grupo relativamente pequeno de empregados que ocupam as chamadas funções gerenciais ou de confiança, os quais compõem um seleto grupo denominado corpo gerencial. Por outro lado, este mesmo grupo de empregados detém a responsabilidade de supervisionar o trabalho de outras pessoas, coordenando esforços e conciliando interesses, de tal forma que sejam cumpridos os objetivos empresariais, da melhor forma possível.

Assim, torna-se evidente concluir a respeito da importância de contar com gerentes altamente capacitados e com perfis adequados para exercerem as diversas funções gerenciais, dado que isto trará significativos benefícios para a organização, tanto no que se refere à obtenção dos resultados que a empresa espera, quanto no que diz respeito à criação e manutenção de um ambiente de trabalho sadio, no qual os empregados se sintam motivados a colaborar para o cumprimento dos objetivos e metas empresariais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário