Cálculo da Maturidade Profissional

22 de novembro de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Maturidade Profissional

Cálculo da Maturidade Profissional

Em um post anterior abordamos o processo que permite estratificar os Fatores a serem considerados na Avaliação da Maturidade Profissional.

Este post trata, especificamente, do processo de cálculo da Maturidade Profissional dos empregados, com base nas informações certificadas em uma etapa anterior do processo metodológico desenvolvido, aplicado e recomendado pela PERSPECTIVA Consultores Associados para Avaliação da Maturidade Profissional.

Para calcular a pontuação global da Maturidade Profissional obtida pelos empregados, é preciso identificar, previamente, a pontuação obtida por eles em cada um dos Fatores de Maturidade selecionados. 

Na sequência, é necessário efetuar a soma ponderada das pontuações obtidas em cada Fator, o que resultará na pontuação global da Maturidade Profissional.

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar o processo Avaliação da Maturidade Profissional nas suas organizações ou que desejem melhorar o processo atualmente utilizado para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Como Calcular a Pontuação de Maturidade Profissional em cada Fator

O processo de cálculo da pontuação da Maturidade Profissional, para um Fator específico, é muito simples, conforme mostra o exemplo seguinte.

Se um empregado tiver uma carga horária total certificada de atividades de treinamento correspondente a 450 horas, por exemplo, basta consultar a tabela de estratificação deste Fator, definida na etapa de Estratificação de Fatores de Maturidade Profissional, a qual indica que a pontuação de Maturidade Profissional desse empregado, para este Fator será de 400 pontos, conforme mostra a figura seguinte.

Igual procedimento deverá ser adotado para todos os Fatores de Maturidade Profissional selecionados.

A Maturidade Profissional Global é calculada através da seguinte expressão:

Onde:
MPGx = Maturidade Profissional Global do empregado “x”
MPFi = Pontuação de Maturidade Profissional no Fator de Maturidade “i” 
PRFi = Peso Relativo do Fator de Maturidade Profissional “i”
i = Número de Fatores de Maturidade Profissional Selecionados

Deve ser aplicada uma fórmula para cada Grupo Ocupacional, dado que os Fatores de Maturidade Profissional selecionados, bem com os pesos relativos, podem ser diferentes.

As tabelas seguintes apresentam um exemplo do cálculo da Maturidade Profissional dos empregados, incluindo a pontuação obtida em cada um dos Fatores de Maturidade considerados, bem como a pontuação global, a qual considera o conjunto dos Fatores selecionados, bem como seus respectivos pesos relativos.

Ponderação dos Fatores de Maturidade Profissional

Agora que já conhecemos a pontuação de Maturidade Profissional referente a cada Fator, para calcular a pontuação global de Maturidade Profissional é preciso conhecer o peso relativo de cada Fator de Maturidade, em cada Grupo Ocupacional.

A tabela seguinte apresenta os pesos relativos utilizados neste exemplo.

Pontuação Global da Maturidade Profissional

A tabela seguinte apresenta o resultado final do cálculo da Maturidade Profissional.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Avaliação da Maturidade Profissional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Avaliação da Maturidade Profissional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Maturidade tem mais a ver com o tipo de experiência que você teve na vida, do que com quantas velas você apagou”. (William Shakespeare).

Curso Online Avaliação da Maturidade Profissional

Como garantir o equilíbrio interno dos salários?
Curso Online Avaliação da Maturidade Profissional

Avaliação da Maturidade Profissional permite determinar o salário potencial ou de referência de cada empregado, o que garante o equilíbrio salarial interno da organização eliminando, assim, frequentes distorções salariais observadas nas empresas.

A sistemática de Avaliação da Maturidade Profissional estabelece uma curva, denominada “Curva de Maturidade Profissional Multifatorial” a qual relaciona o salário com uma série de Fatores de Maturidade Profissional. Esta curva, permite visualizar as diferenças entre salários potenciais e salários reais em uma empresa que não pratica a Avaliação da Maturidade Profissional.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário