Análise do Ambiente Interno – Clima Organizacional

25 de janeiro de 2018 - Planejamento Estratégico

O que é Clima Organizacional

Clima organizacional é a qualidade do ambiente de trabalho que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela “atmosfera psicológica” que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.

Pode se afirmar, também, que Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

A avaliação do clima organizacional tem gerado um interesse cada vez maior entre os administradores brasileiros, em função das vantagens que um ambiente de trabalho adequado gera para as empresas.

O que a prática tem demonstrado é que há uma relação direta entre o clima do ambiente de trabalho, a produtividade, a capacidade de inovação e, consequentemente, a lucratividade da organização.

Um estudo conduzido pela EAESP-FGV validou este fato ao demonstrar que entre 1997 e 2005 as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil apresentaram retorno 170% acima do Ibovespa e rentabilidade do patrimônio líquido de 17,8%, resultado superior à média das 500 Maiores Empresas do Brasil (11,3%).

Neste ponto da análise ambiental interna devemos responder as seguintes perguntas básicas sobre este assunto:

  • A empresa costuma avaliar o clima organizacional de forma periódica?
  • Quais são os aspectos que afetam positivamente o clima organizacional e quais estão causando impacto negativo?
  • Como tem evoluído a percepção dos empregados a respeito do clima organizacional ao longo dos anos?

O clima organizacional é avaliado através da realização de pesquisas específicas, as quais permitem calcular um indicador denominado Índice de Favorabilidade, o qual pode ser apurado tanto para assuntos específicos, quanto para o conjunto de assuntos pesquisados. O Índice de Favorabilidade varia, normalmente entre 20 e 100 pontos e a diferença entre o valor do Índice de Favorabilidade e a pontuação máxima que ele pode atingir denomina-se Índice de Potencial de Melhoria.

Fatores que Influenciam o Clima Organizacional

Segundo a Teoria dos Dois Fatores, desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, existem dois tipos de fatores que influenciam o Clima Organizacional. São eles: os Fatores Higiênicos e os Fatores Motivacionais.

Fatores Higiênicos

Os Fatores Higiênicos dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, instalações físicas, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores extrínsecos ou ambientais.

Fatores Motivacionais

Os Fatores Motivacionais, por sua vez, referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si.

Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho, autoavaliação de desempenho, etc.

A presença destes fatores produz motivação, enquanto a ausência produz não satisfação. Também são chamados de intrínsecos.

Veja na figura seguinte alguns exemplos de fatores motivacionais e higiênicos.

Hierarquia das Necessidades de Maslow

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de “escalar” uma hierarquia de necessidades para atingir a sua autorealização.

Abraham Maslow acreditava que toda ação humana é motivada por uma ou várias necessidades. Segundo ele, existem cinco principais grupos de necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização. Em teoria, essas necessidades obedecem uma hierarquia, de forma que as pessoas só sentem uma necessidade depois que todas as outras necessidades mais importantes já foram saciadas.

Veja na figura seguinte alguns exemplos de necessidades, de acordo com a pirâmide de Maslow.

As empresas que avaliam e gerenciam o Clima Organizacional tornam-se referência no mercado onde atuam, atraem e retêm os melhores talentos e ganham a admiração de clientes, fornecedores e da sociedade como um todo.

Por outro lado, cabe salientar que informações sobre o Clima Organizacional fazem parte de todas as pesquisas, nacionais e internacionais, que apontam as Melhores Empresas para se Trabalhar, influenciando, significativamente, a classificação das empresas participantes.

Sobre o Autor:

Ricardo G. R. Lezana é Engenheiro, Licenciado em Ciências Econômicas e Auditor, formado pela Universidad de Chile, e possui o grau acadêmico de Mestre em Engenharia de Produção, outorgado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

É especialista em Planejamento Estratégico,  conforme atesta o selo de  reconhecimento concedido pela Scopi, empresa proprietária de uma das principais plataformas de planejamento estratégico disponíveis no mercado brasileiro, a empresas e profissionais que acreditam e trabalham para fazer o planejamento estratégico crescer no Brasil.

Atualmente é o Sócio-Gerente e Consultor Sênior da Perspectiva Consultores Associados e possui larga experiência como professor, consultor e palestrante.

Sobre a Perspectiva Consultores Associados:

Se você se interessa por conhecer mais informações sobre a empresa responsável pelo Programa de Planejamento Estratégico, clique aqui.

Desejamos que a leitura deste documento tenha sido útil e esperamos encontrá-lo, de forma presencial ou virtual, como participante do Programa de Capacitação ou de Consultoria em Planejamento Estratégico.

Deixe seu comentário