Aplicação da Avaliação de Desempenho

13 de janeiro de 2022 - Avaliação de Desempenho, Gestão de Recursos Humanos

Aplicação da Avaliação de Desempenho

Este post trata da aplicação da Avaliação de Desempenho e da tabulação dos resultados correspondentes. 

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar o processo Avaliação de Desempenho nas suas organizações ou que desejem melhorar o processo atualmente utilizado para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Aplicação da avaliação

É neste momento que, de fato, ocorrerá a Avaliação de Desempenho. É nesta etapa do processo que avaliados e avaliadores preencherão os instrumentos de avaliação encaminhados pela Área de Recursos Humanos, de acordo com as instruções para preenchimento. 

É muito importante que no período de aplicação da avaliação, a empresa disponibilize pessoas e canais de comunicação específicos para esclarecer eventuais dúvidas.

Inicialmente, os gestores e empregados deverão efetuar a avaliação de competências, enviando as avaliações para a Área de Recursos Humanos, a qual deverá tabular os resultados, emitindo e distribuindo os relatórios correspondentes. Neste momento, os gestores deverão efetuar, também, a avaliação do atingimento dos objetivos negociados para o ciclo atual da avaliação.

Após o preenchimento do relatório da avaliação de competências, o avaliador deverá agendar uma reunião individual com cada avaliado para discutir os resultados dessa avaliação, além de definir, em conjunto, os objetivos negociados para o próximo ciclo da avaliação.

Nessa mesma reunião, avaliador e avaliado deverão identificar medidas para melhoria do desempenho do empregado, quando for o caso.

Após a realização da reunião de discussão dos resultados da avaliação, estabelecimento dos objetivos negociados para o próximo ciclo e identificação de ações e providências para melhoria do desempenho, o avaliador deverá encaminhar estas informações à Área de Recursos Humanos, a quem caberá providenciar seu processamento, bem como a emissão e distribuição dos relatórios correspondentes.

Caberá também à Área de Recursos Humanos, em conjunto com o avaliador, adotar as providências cabíveis para viabilizar a implantação das sugestões para melhoria do desempenho individual, parte integrante do processo de avaliação. 

A participação de avaliados e avaliadores no processo de Avaliação de Desempenho será obrigatória e o descumprimento desta obrigação deverá ser considerado motivo de sanção disciplinar.

É importante salientar que, para pequenas e médias empresas, não é indispensável a utilização de complexos e caros aplicativos de tecnologia da informação, bastando apenas algumas planilhas Excel, tanto para gerar e aplicar os instrumentos de avaliação, quanto para tabular os resultados e gerar os relatórios correspondentes.

Além disso, os instrumentos de avaliação, bem como sua tabulação, podem ser feitos através dos recursos disponibilizados pelo Google.

Em termos gerais, o prazo para aplicação da avaliação varia entre uma e duas semanas. Porém, é preciso salientar que este prazo depende, significativamente, do número de avaliados pelo gestor que apresenta o maior número de colaboradores subordinados, considerando que esta variável determinará o número máximo de entrevistas a serem realizadas.

Tabulação resultados da Avaliação

Tabulação dos resultados da avaliação

Concluída a etapa de aplicação da avaliação, é o momento de tabular os resultados, de forma a viabilizar a emissão dos relatórios individuais e corporativos. 

As ferramentas utilizadas para executar esta etapa podem variar desde uma simples planilha Excel até sofisticados aplicativos de tecnologia da informação disponíveis no mercado.

A nota de cada Competência corresponderá à média aritmética das notas das questões vinculadas a cada uma delas, lembrando que cada Competência deverá ter pelo menos duas questões a ela vinculadas.

A Nota Global da Avaliação de Competências, por sua vez, corresponderá à média aritmética das notas de cada Competência.

Caso a empresa tenha optado pela participação do empregado no processo de avaliação, com base nas notas atribuídas pelo avaliador e pelo avaliado, será apurada uma nota ponderada para cada questão avaliada, conforme mostra a equação seguinte.

Onde:

  • NQ(i)   = Nota da Questão “i”
  • NQG(i) = Nota da Questão “i”, dada pelo Avaliador
  • PG         = Peso Relativo da nota do Avaliador
  • NQA(i) = Nota da Questão “i”, dada pelo Avaliado
  • PA         = Peso Relativo da nota do Avaliado

A nota de cada Competência, por sua vez, corresponderá à média aritmética das notas das questões vinculadas a cada uma delas, conforme mostra a equação seguinte.

Onde:

  • NC(j) = Nota da Competência “j”
  • NQi = Nota da Questão “i”, da Competência “j”
  • n = No de Questões da Competência “j”

A Nota Global da avaliação, no que se refere às Competências, corresponderá à média aritmética das notas de cada uma delas, conforme mostra a equação seguinte.

Onde:

  • NGC = Nota Global da Avaliação de Competências
  • NCi = Nota da Competência “i”
  • n = Número de Competências Avaliadas

A Nota Global da avaliação, no que se refere aos Objetivos Negociados, corresponderá à média ponderada das notas de cada Objetivo, de acordo com os pesos a eles atribuídos pelo avaliador por ocasião da definição dos mesmos, conforme mostra a equação seguinte.

Onde:

  • NGO = Nota Global da Avaliação de Objetivos
  • NOi = Nota dada pelo avaliador para o Objetivo “i”
  • Pi = Peso relativo do Objetivo “i”
  • n = Número de Objetivos Avaliados

A Nota Global da avaliação como um todo, será obtida da seguinte forma:

Onde:

  • NGA = Nota Global da Avaliação
  • NGC = Nota Global da Avaliação de Competências
  • NGO = Nota Global da Avaliação de Objetivos
  • PC = Peso da Avaliação de Competências
  • PO = Peso Avaliação de Objetivos Negociados

Apenas no primeiro ciclo da Avaliação de Desempenho, a Nota Global será igual que a Nota Global da Avaliação de Competências, dado que será nesse ciclo que serão estabelecidos os Objetivos Negociados para a próxima avaliação.

As tabelas seguintes permitem entender, de forma simplificada, o resultado da aplicação destas fórmulas.

Conceitos da Avaliação

De acordo com o valor da Nota Global da Avaliação será atribuído um dos Conceitos de Avaliação relacionados a seguir:

Conceitos da Avaliação de Desempenho

A equivalência entre os Conceitos da Avaliação e os valores da Nota Global da Avaliação pode ser estabelecida utilizando uma das alternativas apresentadas na sequência, sendo a alternativa A mais rigorosa que a alternativa B.

Nota Global da Avaliação de Desempenho

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Avaliação de Desempenho pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Avaliação de Desempenho da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail
[email protected]

E lembre-se…. “Todo bom desempenho começa com objetivos claros.” (Ken Blanchard).

📋 Curso Online Avaliação de Desempenho

Este curso apresenta os fundamentos teóricos e práticos do processo de Avaliação de Desempenho, capacitando o participante para aplicar este processo na sua própria empresa ou em empresas clientes, atuando como consultor em desenvolvimento de pessoas.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário