Aspectos Conceituais sobre Clima Organizacional

24 de agosto de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Qualidade Gerencial

Conceitual, o cliente respondeu à pesquisa. Conceito de satisfação da experiência de serviço - Aspectos Conceituais sobre Clima Organizacional

As empresas, de um modo geral, enfrentam exigências cada vez maiores no que se refere à qualidade, custo, agilidade, flexibilidade e produtividade, o que representa uma condição essencial para manter sua competitividade e garantir sua sobrevivência e crescimento num mercado cada vez mais exigente e menos regulamentado.

Em decorrência disto, muitas mudanças têm sido introduzidas pelas empresas visando enfrentar estes desafios crescentes: investimentos em novas tecnologias, mudanças na estrutura organizacional, de maneira a torná-la mais ágil e flexível, alterações nos processos de trabalho, introdução de novas formas, instrumentos e modelos de gestão, etc. são apenas alguns exemplos disto.

No entanto, a modernização tecnológica e de instrumentos de gestão, por si só, tem se mostrado em muitos casos insuficiente, principalmente quando ela não é acompanhada de um esforço sério e significativo para motivar, comprometer e envolver os colaboradores num plano corporativo único para enfrentar os desafios que a nova realidade impõe.

Nenhuma empresa atinge o sucesso se não tiver pessoas satisfeitas trabalhando para elas. Por esta razão, e cada vez mais, as empresas se preocupam com o bem-estar das pessoas.

Cabe aqui lembrar uma frase de Ronald Reagan, ex-presidente dos Estados Unidos, o qual afirmou que “O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas”.

E, só é possível que as pessoas façam coisas grandiosas quando estão motivadas e satisfeitas.

É por esta razão que o fator humano tem sido considerado o grande diferencial das empresas para vencer a concorrência e se manter competitivas.

Este post trata, especificamente, de alguns aspectos conceituais referentes à Gestão do Clima Organizacional.  

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar este processo nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

O Que é Clima Organizacional

Clima organizacional é a qualidade do ambiente de trabalho que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento.

É aquela “atmosfera psicológica” que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.

Pode-se afirmar também que o Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização.

Isto significa que, atualmente, para que as organizações consigam conquistar bons resultados, é preciso oferecer algo mais do que uma remuneração atraente para deixar os colaboradores comprometidos. É essencial investir em atividades que visem à melhoria da qualidade de vida dos funcionários e atitudes que busquem o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho.

Uma organização competitiva se caracteriza pela capacidade de escolher e manter adequadamente as pessoas em sua área de atuação profissional, mantendo-as satisfeitas ao longo do tempo.

Para manter as pessoas na organização e, mais do que isso, para mantê-las satisfeitas e motivadas para o trabalho e para o alcance dos objetivos organizacionais, é importante que ela identifique e avalie diversos fatores que influenciam o nível de satisfação e motivação dos colaboradores.

Somente após ter identificado e avaliado os fatores motivacionais, a empresa terá condições de estabelecer um Programa de Melhoria do Clima Organizacional, de forma a torná-lo o melhor possível, repetindo este processo periodicamente.

Por outro lado, é importante lembrar que nem todos os fatores motivacionais afetam a todos os colaboradores de igual forma, o que pode tornar necessário estabelecer ações de melhoria diferenciadas para diversos grupos.

Diversas teorias motivacionais procuram estudar e responder esta e outras questões vinculadas a este tema, o que faz parte do campo de estudos da Psicologia Organizacional, principalmente.

Estas constatações, por si só, recomendam o desenvolvimento e implantação de um Programa de Gestão do Clima Organizacional

Objetivos da Gestão do Clima Organizacional

Dentre os principais objetivos a serem alcançados em decorrência da implantação de um Programa de Gestão do Clima Organizacional, cabe destacar os seguintes:

  1. Conhecer as percepções dos empregados sobre diversos aspectos da organização que influenciam, positiva ou negativamente, o nível de satisfação e motivação dos colaboradores, influenciando seu desempenho;
  1. Possibilidade de adotar medidas específicas e assertivas que eliminem ou atenuem os fatores com influência negativa no Clima Organizacional, de forma a aumentar o nível de satisfação e comprometimento dos empregados, com reflexos positivos no alcance dos objetivos da organização;
  2. Potencializar o comprometimento e engajamento dos empregados com a organização e com os resultados que ela precisa alcançar para atingir seus objetivos estratégicos;
  3. Melhores condições para captar e reter os talentos que a organização precisa para superar seus desafios e atingir níveis de produtividade e qualidade cada vez melhores;
  4. Qualificar a empresa para participar de pesquisas, nacionais e internacionais, que apontam as Melhores Empresas para Trabalhar, o que aumentaria sua visibilidade e prestígio no mercado, com influência positiva na sua imagem institucional;
  5. Atenuar o risco do corporativismo negativo que costuma surgir quando as organizações desconhecem a percepção dos empregados sobre as políticas e procedimentos adotados pela empresa.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão do Clima Organizacional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar a Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão do Clima Organizacional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” (Ronald Reagan).

📋 Curso Online Avaliação de Desempenho

Este curso apresenta os fundamentos teóricos e práticos do processo de Avaliação de Desempenho, capacitando o participante para aplicar este processo na sua própria empresa ou em empresas clientes, atuando como consultor em desenvolvimento de pessoas.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário