Assuntos para Pesquisas de Clima Organizacional

16 de maio de 2022 - Clima Organizacional, Gestão de Recursos Humanos

Assuntos para Pesquisas de Clima Organizacional

Conforme foi apresentado em um post anterior (Processo Metodológico para Gestão do Clima Organizacional), uma das etapas deste processo consiste em escolher os Assuntos e Questões que devem fazer parte das Pesquisas de Clima Organizacional.

Este post apresenta uma descrição sumária dos Assuntos mais solicitados pelos clientes da PERSPECTIVA Consultores, lembrando que, após selecionar os Assuntos a serem pesquisados, é necessário definir as Questões que estarão vinculadas a cada Assunto selecionado, conforme ilustra a figura seguinte.

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar o processo de Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Assuntos a serem pesquisados

A seguir é apresentada uma relação com os Assuntos selecionados com maior frequência pelos clientes da PERSPECTIVA Consultores.

Afetividade nas Relações de Trabalho

Avalia a percepção dos empregados sobre a qualidade do relacionamento humano existente na organização, bem como sobre as relações de amizade e sobre a preocupação da Empresa com os que nela trabalham.

Atuação da Diretoria

Avalia a confiança que os empregados depositam na Diretoria da Empresa, bem como sua percepção sobre a preocupação dos Diretores com os colaboradores e sobre a facilidade de acesso que eles têm à Alta Administração.

Atuação da Gerência Imediata

Avalia a percepção dos empregados sobre os conhecimentos, habilidades e liderança dos ocupantes de funções gerenciais, tanto no que se refere à dimensão técnica, quanto no que diz respeito à dimensão humana.

Benefícios

Verifica o grau de satisfação dos empregados em relação ao Plano de Benefícios oferecido pela Empresa, avaliando a percepção dos colaboradores quanto à eficiência com que ele atende necessidades pessoais e familiares.

Cooperação

Avalia a percepção dos empregados sobre a qualidade do trabalho em equipe e sobre a colaboração entre colegas de trabalho, bem como sobre a interação entre as diversas áreas da Empresa para alcançar objetivos comuns.

Desenvolvimento/Capacitação

Avalia a percepção dos empregados sobre a quantidade e qualidade das oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional oferecidas pela Empresa, bem como sobre a valorização dos esforços de autodesenvolvimento.

Estresse Organizacional

Avalia o nível de tensão e ansiedade percebido pelos empregados no local de trabalho, em decorrência da carga de trabalho, da competitividade, das pressões profissionais, e de eventuais dificuldades para conciliar interesses pessoais e profissionais.

Ética

Avalia a percepção dos empregados sobre o comportamento moral da Empresa no relacionamento com fornecedores, clientes e colaboradores, bem como sobre a seriedade com que gerencia os recursos colocados à sua disposição.

Identidade Organizacional

Avalia o grau em que os empregados se identificam e se sentem comprometidos com a Empresa e com sua Missão, bem como o sentimento de orgulho e satisfação que sentem de trabalhar nela.

Imagem da Empresa

Avalia a percepção dos empregados sobre o prestígio da Empresa no Setor no qual atua e junto à Sociedade, bem como o sentimento de valorização dos empregados em seu ambiente social e profissional pelo fato de pertencerem aos quadros da Empresa.

Instalações Físicas

Avalia a percepção dos empregados no que se refere à qualidade da infraestrutura das instalações físicas oferecidas pela Empresa, incluindo aspectos tais como: iluminação, ruído, limpeza, ventilação, conforto, e manutenção de móveis e equipamentos.

Normas e Procedimentos

Avalia a percepção dos empregados no que se refere à disponibilidade, atualização e qualidade dos instrumentos normativos da Empresa, bem como sobre o conhecimento e o acesso que eles têm sobre tais instrumentos.

Planejamento Empresarial

Avalia o grau de conhecimento que os empregados possuem sobre aspectos estratégicos da gestão empresarial, tais como: Visão, Missão, políticas, objetivos estratégicos, etc., bem como sua percepção sobre o alinhamento das metas estratégicas e setoriais e sobre sua participação na elaboração dos planos.

Qualidade do Trabalho

Avalia a percepção dos empregados sobre a qualidade dos serviços prestados pela Empresa, bem como sobre a disponibilidade e eficiência de padrões e de controles para aferição da qualidade e sobre o incentivo à busca contínua de melhorias.

Relações Interpessoais

Avalia a satisfação dos empregados em relação à integração e companheirismo existentes entre colegas de trabalho, bem como em relação ao respeito e consideração com que são tratados pela Empresa e à forma com os conflitos são resolvidos.

Responsabilidade Social da Empresa

Avalia a percepção dos empregados sobre a atuação da Empresa no que se refere ao cumprimento do seu papel social, através de sua participação em programas de voluntariado, de preservação ambiental, de apoio comunitário, etc., bem como sobre a preocupação empresarial com aspectos sociais que envolvam empregados, aposentados e pensionistas.

Salário e Remuneração

Avalia a percepção dos empregados quanto à justiça da recompensa pecuniária que recebem na forma de salário e remuneração, em relação às suas atribuições e responsabilidades e em relação aos valores praticados por outras empresas comparáveis, bem como o conhecimento que eles possuem sobre os critérios que regulamentam a remuneração dos empregados.

Saúde Ocupacional

Avalia o grau de satisfação dos empregados com a preocupação da Empresa no que se refere aos aspectos de medicina ocupacional, tais como: exames periódicos, campanhas de divulgação, orientação e combate à dependência química e outros programas e atividades de saúde ocupacional.

Segurança no Trabalho

Avalia a percepção dos empregados quanto à preocupação da Empresa com a prevenção de acidentes, bem como no que se refere às condições de segurança dos locais de trabalho, disponibilidade e divulgação de normas de segurança, apuração e divulgação de estatísticas de acidentes, etc.

Significância do Trabalho

Avalia a percepção dos empregados sobre a importância do trabalho que realizam, sobre a adequação entre suas competências e as exigências das tarefas sob sua responsabilidade e sobre o nível de desafio que suas tarefas lhes impõem.

Suporte para o Trabalho

Avalia a percepção dos empregados sobre a disponibilidade de recursos, equipamentos, informações e orientação necessária para a realização do trabalho, bem como sobre a autonomia de que dispõem para desempenhar suas funções.

Transparência e Efetividade nas Comunicações 

Avalia a percepção dos empregados sobre a facilidade de acesso a informações de interesse, bem como sobre a disponibilidade, agilidade e confiabilidade dos meios de comunicação utilizados pela Empresa.

Valorização Profissional

Avalia a percepção dos empregados sobre os mecanismos e critérios utilizados pela Empresa para reconhecer e premiar, de forma pecuniária ou não, o talento dos empregados que se destacam em termos de performance e/ou de contribuições para a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços.

Independentemente de quais Assuntos sejam selecionados para serem pesquisados, é sempre recomendável incluir mais dois Assuntos adicionais que avaliam a qualidade da pesquisa e as expectativas dos empregados em relação a ela. A descrição destes Assuntos adicionais é a seguinte:

Expectativas Quanto à Pesquisa

Avalia a percepção dos empregados quanto à oportunidade e importância da pesquisa, bem como sobre sua efetividade para a melhoria do clima organizacional e sobre as intenções da empresa ao realizá-la.

Qualidade da Pesquisa

Avalia a percepção dos empregados quanto aos aspectos técnicos da pesquisa, tais como: a facilidade de preenchimento do questionário, o processo de divulgação da pesquisa, o conhecimento por parte do participante dos seus objetivos, etc.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão do Clima Organizacional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar a Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão do Clima Organizacional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” (Ronald Reagan).

Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Como manter os empregados satisfeitos e comprometidos com os objetivos empresariais??
Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Hoje em dia, é unânime a opinião de diretores, executivos e gerentes das maiores e melhores corporações mundiais a respeito da influência, positiva ou negativa, que determinados fatores e variáveis organizacionais podem ter no nível de satisfação e motivação dos colaboradores, com importantes reflexos na sua capacidade produtiva e no grau de envolvimento e comprometimento com os objetivos e metas empresariais.

E justamente por estes motivos, desenvolvemos o presente Curso Online, com foco na Gestão do Clima Organizacional e do impacto que ela tem no sucesso empresarial.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário