Autobiografia

26 de janeiro de 2020 - Autobiografia, Planejamento Estratégico Pessoal

Autobiografia

Elaborar sua autobiografia é o primeiro passo rumo ao autoconhecimento que, conforme sabemos, é uma etapa essencial que antecede à elaboração do Plano Estratégico Pessoal.

O que é uma autobiografia?

Uma autobiografia nada mais é do que a história de vida de uma pessoa, escrita por ela mesma. Consiste na narração da experiência vivencial do indivíduo, levada a cabo por ele próprio ou escrita com a ajuda de outro escritor. A autobiografia pode ter diferentes formatos, tais como: o diário, as memórias, dentre outros, podendo ainda ser escrita em verso ou em prosa.

Muito do que nós somos hoje, é produto das diversas vivências que tivemos ao longo da vida, do lugar em que nascemos e crescemos, da forma em que fomos criados, da influência dos nossos pais, dos lugares nos quais estudamos, do nosso círculo de amizades, das experiências pelas quais passamos, dos aspectos culturais que nos influenciaram, etc., porém, são poucas as pessoas que estão cientes disto e, alguns, nem mais se lembram da sua vida pregressa, ou pelo menos de partes dela.

Com o passar do tempo, suas memórias tendem a se dissipar e, em alguns casos, serão perdidas para sempre.

Assim, escrever uma autobiografia é uma forma prática, simples e eficiente de forçar nossa mente a trazer à tona todos estes aspectos e registrá-los de uma forma organizada. Isto representa o começo da nossa jornada em busca do nosso autoconhecimento.

Além disto, uma biografia é um valioso legado que você deixa para parentes, amigos e outros, incluindo as futuras gerações.

Tenha em mente que escrever sua autobiografia é o primeiro passo do caminho que lhe permitirá aprofundar e ampliar seu autoconhecimento.

Veja a seguir um exemplo parcial de uma autobiografia.

exemplo parcial de uma autobiografia

Que aspectos devem ser abordados em uma autobiografia?

De acordo com a metodologia desenvolvida pela Perspectiva, a autobiografia, considerada no contexto do processo de planejamento estratégico pessoal, deve abordar, pelo menos, os seguintes assuntos.

Nascimento e Filiação:

Nome, data e lugar de nascimento; nome e origem dos pais; nome e data de nascimento dos irmãos.

Lugares onde Morou:

Cidades nas quais morou e período.

estado civil autobiografia

Estado Civil e Família:

Estado civil atual; casamentos ao longo da vida, com indicação do nome do parceiro(a) e período do relacionamento; nome, lugar e data de nascimento dos filhos.

Formação Acadêmica:

Nome das instituições nas quais estudou, com indicação da cidade, do nível de ensino (básico, médio, superior e pós-graduação) e do período correspondente.

Experiência Profissional:

Nome das empresas ou instituições nas quais prestou serviços profissionais, com indicação da cidade na qual cada uma se localiza; funções desempenhadas e período no qual trabalhou em cada lugar.

Fatos e Lembranças Marcantes:

Pequena descrição de fatos e lembranças, positivos e negativos, que marcaram as diversas fases da vida (infância, juventude, fase adulta).

Motivos de Orgulho autobiografia

Motivos de Orgulho e Arrependimento:

Pequena descrição de fatos e circunstâncias dos quais você sente orgulho, independentemente do tempo transcorrido e em relação aos quais, se tivesse que revive-los, agiria da mesma forma.

Pequena descrição de fatos e circunstâncias dos quais você se arrepende e que, se tivesse oportunidade de revive-los, agiria ou faria de forma diferente.

Frustrações:

Pequena descrição de fatos e circunstâncias que geraram em você uma certa frustração, ainda não superada, independentemente do fato de elas poderem ou não serem superadas no futuro.

Características Pessoais:

Aponte algumas características pessoais – positivas e negativas – que, na sua opinião, você possui. Se tiver dificuldades para identifica-las peça ajuda a quem lhe conhece.

Hobbies e Atividades de Lazer:

Consiste em identificar como você se diverte ou relaxa. Quais são suas atividades de lazer preferidas. O que faz com que você carregue suas baterias periodicamente.

sonhos e projetos autobiografia

Sonhos e Projetos Futuros:

Pequena descrição de aquilo que você sonha ou projeta realizar no futuro, independentemente da sua viabilidade de realização e da área da vida na qual eles se enquadram.

Para efeitos práticos você pode diferenciar sonhos e projetos da seguinte forma. Sonho é um desejo ainda incipiente, sobre o qual você não pensou de forma detalhada e que, em grande parte, sua concretização não depende de você. Projeto, por sua vez, é algo cuja realização depende basicamente de você, e sobre o qual consegue ter uma visualização mais detalhada.

Contribuição Social:

Consiste em identificar de que forma você participa e contribui com atividades de responsabilidade social, tais como: programas de voluntariado, movimentos sociais, realizações de doações regulares, participação em conselhos comunitários, instituições religiosas, dentre outras.

Informações Complementares:

Consiste em registrar informações não incluídas nos tópicos anteriores que, na sua opinião, constituem fatos ou circunstâncias importantes na sua vida e que são relevantes para lhe conhecer melhor, tais como: falecimento de seres queridos, experiências de natureza espiritual e religiosa, filmes e livros que lhe impressionaram e levaram você a refletir sobre aspectos importantes da sua vida, etc.

Cronologia dos Fatos:

Consiste em efetuar um registro cronológico dos acontecimentos mais marcantes da sua vida (dead line ou linha do tempo), de acordo com o que você registrou na sua autobiografia.

Como Escrever sua Autobiografia

Para começar a escrever sua autobiografia é preciso pesquisar sua própria vida. Criar uma linha do tempo da sua vida é uma boa maneira de se certificar que incluiu todas as datas e eventos mais importantes. Isto lhe dará uma estrutura em volta da qual construir a história. Você pode considerar essa a fase de formulação de ideias, então não hesite em escrever tudo que lembrar.

Após ter definido a estrutura básica da sua autobiografia, o passo seguinte é consultar documentos, tais como certidões de nascimento e casamento, passaporte, carteira de trabalho, diplomas, fotografias, vídeos, além de outros objetos que lhe façam lembrar de acontecimentos que marcaram sua vida.

Inicie a redação tendo sempre em mente o objetivo da sua autobiografia que, no caso específico, consiste em ampliar e aprofundar seu autoconhecimento.

É possível que enquanto redige, note que existem algumas lacunas que precisam ser melhor pesquisadas, tais como: datas, nomes de lugares e de pessoas, etc. Em alguns casos, pode ser de grande utilidade procurar informações faltantes com familiares, amigos, companheiro(a), colegas de trabalho, etc.

Use uma linguagem clara, simples e objetiva, sendo conciso (lembre que você não está escrevendo um livro), porém não telegráfico, ao ponto de apenas você entender o que está escrito.

Procure abranger todos os pontos antes comentados, adicionando outros que considere relevantes.

Revise mais de uma vez o texto, de forma a corrigir eventuais erros, eliminar redundâncias e efetuar complementações, ajustes e exclusões.

Se possível, mostre sua autobiografia para alguém da sua confiança e que lhe conheça suficientemente, solicitando sua opinião sobre o texto e sobre o conteúdo.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🧭 Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Baixe nosso Ebook Gratuito sobre Planejamento Estratégico Pessoal

Se você busca autoconhecimento, melhor desempenho profissional ou mais sentido para sua vida, você está no lugar certo. A proposta deste material é lhe ajudar a ser o arquiteto do seu próprio destino.

Baixar ebook gratuito

Deixe seu comentário