Como Avaliar os Resultados do Plano Estratégico Pessoal?

19 de janeiro de 2023 - Avaliação de Resultados, Planejamento Estratégico Pessoal

Como Avaliar os Resultados do Plano Estratégico Pessoal? - Pessoas de negócios e vida no escritório

O acompanhamento da execução do Plano Estratégico Pessoal, bem como a avaliação dos resultados obtidos, é realizado tendo por base os indicadores estratégicos definidos previamente.

Nosso objetivo neste post consiste, basicamente, em responder às seguintes questões:

  • Quais os indicadores que devemos acompanhar;
  • De que forma os acompanharemos;
  • Como interpretar e analisar o que os indicadores apontam.

No que se refere à primeira questão, podemos inicialmente pensar da seguinte forma. Existem três grupos básicos de indicadores que precisamos, de alguma forma, considerar na avaliação dos resultados do nosso Plano Estratégico Pessoal. São eles:

  • Indicadores Globais
  • Indicadores dos Objetivos Estratégicos
  • Indicadores das Metas

Indicadores Globais

Estes indicadores se caracterizam por estar diretamente vinculados ao nosso futuro desejado e, portanto, não se relacionam diretamente com os objetivos estratégicos incluídos no nosso plano, e sim com a nossa Visão.

Os indicadores globais, por sua vez, se dividem em duas categorias. Os que avaliam nosso nível de satisfação global em relação às diversas dimensões e aspectos da nossa vida, e aqueles que foram especificados, formalmente, na nossa declaração de Visão, se este for o caso.

Indicadores de Satisfação Global

Neste caso, sugere-se, para qualquer pessoa, acompanhar dois indicadores. São eles:

  • A nota mínima aceitável nos doze assuntos avaliados pela Roda da Vida.
  • A variação máxima aceitável entre as notas mínima e máxima dos doze assuntos avaliados pela Roda da Vida.

Quando você realiza o teste Roda da Vida, (recomendamos ler o post “Como Realizar o Teste Roda da Vida”) atribui notas entre 0 e 10 para cada questão avaliada, conforme a escala de notas seguintes.

Com base nestas notas, é calculada uma nota para cada um dos assuntos e dimensões avaliadas, a qual também varia entre 0 e 10.

Por outro, sabemos que, em geral, uma nota mínima aceitável corresponde a 6.

Assim, você deve estabelecer sua própria nota mínima aceitável para o conjunto dos assuntos avaliados, a qual deve estar compreendida entre 6 e 10.

Uma prática recomendada é que, inicialmente, você estabeleça como nota média mínima aceitável, aquela situada entre a nota que você esteve na última vez que realizou o teste, e a nota máxima da escala. Assim, por exemplo, se sua nota média na última avaliação foi 5, a nota mínima aceitável seria 7,5, conforme ilustra o gráfico seguinte.

Para incluir este indicador na avaliação dos resultados do seu plano, você deve realizar, periodicamente, o teste Roda da Vida. Essa nova realização do teste pode ocorrer, por exemplo, a cada seis meses ou a cada ano, ou cada vez que você alcance um ou mais dos objetivos estratégicos que dele fazem parte.

A variação entre as notas mínima e máxima dos doze assuntos avaliados pela Roda da Vida é também muito importante, considerando que o nível de satisfação em relação à vida depende, não apenas das notas obtidas em cada assunto avaliado, mas também do equilíbrio entre os diversos assuntos. 

A variação ideal entre as notas mínima e máxima dos assuntos avaliados é 0. No entanto, esta variação é praticamente inatingível na prática. Assim, você precisa estabelecer uma variação máxima aceitável a ser perseguida.

Uma prática recomendada é que, inicialmente, você estabeleça a variação máxima aceitável entre os assuntos avaliados com base no seguinte critério: Calcule a diferença entre a nota mínima aceitável previamente estabelecida por você (7,5) e a nota mínima aceitável pelo teste (6,0), dividindo o resultado pela nota mínima aceitável no teste. Isto resulta numa variação máxima aceitável de 25%, conforme ilustra o gráfico seguinte.

Indicadores Globais Vinculados à Visão

A segunda categoria de indicadores globais que devemos obrigatoriamente acompanhar, são aqueles que foram especificados, formalmente, na nossa declaração de Visão.

Imagine, por exemplo, que uma declaração de Visão estabeleça, como um dos requisitos do futuro desejado: “…dispor de uma renda mensal líquida de R$40.000, sendo 50% dela renda passiva…”     

Uma declaração de Visão com esta especificação, implica, necessariamente, na consideração de pelo menos mais dois indicadores globais que deverão ser periodicamente acompanhados para avaliar os resultados do Plano. São eles:

  • Um indicador que avalie o montante da renda mensal, comparando-a com a renda pretendida.
  • Um indicador que avalie a composição da renda, comparando-a com a composição pretendida.

Os gráficos seguintes permitem visualizar um exemplo destes indicadores.

Indicadores de Objetivos Estratégicos

Estes indicadores são aqueles vinculados, especificamente, aos objetivos estratégicos, os quais também deverão ser acompanhados com vistas à avaliação dos resultados do Plano Estratégico Pessoal.

O ideal é que você escolha o indicador mais importante de cada objetivo estratégico para compor o conjunto de indicadores que serão acompanhados para efeitos da avaliação global dos resultados do plano.

Outros indicadores que você tenha estabelecido para os objetivos estratégicos deverão ser acompanhados quando da avaliação específica do alcance desses objetivos, e não na avaliação global dos resultados do plano. Isto permite que você não disperse sua atenção acompanhando um número muito grande de indicadores, no momento em que sua atenção deve estar focada nesta avaliação global.

Veja abaixo um exemplo de Indicadores Principais e Indicadores Complementares para avaliar um Objetivo Estratégico Específico.

Indicadores Principais

Indicadores Complementares

Indicadores de Metas

Este terceiro grupo de indicadores são aqueles que, eventualmente, foram definidos para as metas de cada objetivo estratégico (lembre-se que as metas são desdobramentos dos objetivos) ou para aspectos complementares de um determinado objetivo. 
Estes indicadores, se existem, também deverão ser acompanhados quando da avaliação específica do alcance dos objetivos estratégicos, não sendo considerados na avaliação global dos resultados do plano, principalmente nos casos em que você não conta com um aplicativo poderoso para acompanhar indicadores, como ocorre no mundo corporativo.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário