Composição das Equipes de Avaliação de Competências Gerenciais

5 de abril de 2022 - Avaliação de Competências Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos

Composição das Equipes de Avaliação de Competências Gerenciais

A Avaliação de Habilidades Gerenciais é feita com base no conceito de “Avaliação 360o”, segundo o qual a avaliação de cada gerente é feita por uma Equipe de Avaliação, composta por diversas categorias de avaliadores.  

Este post trata, especificamente, da composição das equipes que devem participar da Avaliação de Competências Gerenciais.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar a Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Cada equipe de avaliação deve ser composta por diversas Categorias de Avaliadores. A saber:

  • O Avaliado;
  • O Superior;
  • Os Pares;
  • Os Colaboradores;
  • Outros.

As quatro primeiras categorias de avaliadores devem estar presentes em todas as Equipes de Avaliação. A última categoria é opcional.

A tabela seguinte apresenta uma pequena descrição de cada Categoria de Avaliadores.

Na composição das equipes de avaliação, dependendo da cultura e interesse da empresa, podem ser utilizados diversos critérios para escolher os avaliadores das categorias “Pares”, “Colaboradores” e “Outros”, principalmente quando o número de pessoas que podem ser classificados nestas categorias é bastante grande. Dentre estes critérios cabe mencionar:

  • Indicação feita pelo superior hierárquico do gerente a ser avaliado;
  • Indicação feita pela equipe responsável pelo processo de avaliação;
  • Indicação feita pelo próprio gerente a ser avaliado;
  • Indicação aleatória, entre aqueles que pertencem a cada categoria de avaliadores;
  • Indicação feita com a participação de todos os envolvidos no processo.

De qualquer forma, seja qual for o critério utilizado para compor as Equipes de Avaliação, o mais importante é que os avaliadores conheçam com uma certa profundidade o gerente a ser avaliado e que o relacionamento com ele seja intenso.

Uma vez definida a composição das Equipes de Avaliação, é recomendável que todos os avaliadores sejam previamente avisados de que participarão do processo de avaliação. Ao fazer esta comunicação, é possível que algumas das pessoas selecionadas se recusem a participar do processo. Se este for o caso, elas devem ser substituídas, antes de iniciar a avaliação.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Avaliação de Competências Gerenciais pode elevar o nível de qualidade gerencial e aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar uma Sistemática de Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações ou que desejem melhorar as práticas hoje aplicadas para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Avaliação de Competências Gerenciais da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns” (Peter Drucker).

📋 Curso Online Avaliação de Competências Gerenciais

A Avaliação de Competências Gerenciais é um importante instrumento de gestão de Recursos Humanos que permite alcançar múltiplos objetivos, incluindo a obtenção de subsídios fundamentais para decisões que terão impacto no desenvolvimento e evolução profissional e salarial dos ocupantes de funções gerenciais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário