Divulgação da Avaliação da Maturidade Profissional

4 de novembro de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Maturidade Profissional

Divulgação da Avaliação da Maturidade Profissional

Os empregados não devem ser “pegos de surpresa” em relação à Avaliação da Maturidade Profissional.

Muito pelo contrário, eles devem ser comunicados com antecedência sobre a aplicação da avaliação, bem como do processo metodológico a ser utilizado para efetuá-la. Isto confere total transparência ao processo, o que é essencial para garantir o sucesso da avaliação, além de criar uma atmosfera de confiança e motivação que estimula a participação dos empregados no processo.

Dentre os mecanismos que podem ser utilizados para esta finalidade, cabe destacar:

  • Publicação na Intranet da empresa;
  • Cartazes a serem afixados nos quadros de avisos;
  • Cartilha didática sobre o processo de avaliação;
  • Palestra do CEO da empresa;
  • Circular da Diretoria;
  • Vídeo sobre o assunto, etc.

Este post trata, especificamente, de uma das formas frequentemente utilizadas para divulgar a avaliação. Trata-se de uma Cartilha Didática a ser distribuída a todos os empregados, permitindo que eles tomem conhecimento da avaliação antes de que ela ocorra, de modo a informá-los previamente sobre as principais características desta avaliação e sobre como eles serão afetados pelos seus resultados.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar a Avaliação da Maturidade Profissional nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Conceituação da Avaliação da Maturidade Profissional

A Maturidade Profissional pode ser definida como a capacidade potencial para desempenhar com sucesso as atribuições de um determinado cargo e produzir os resultados que a organização espera.

Esta capacidade potencial para produzir resultados é determinada por uma série de fatores denominados Fatores de Maturidade Profissional. A definição destes fatores, bem como a influência relativa de cada um deles na Maturidade Profissional, depende da natureza das atividades que cada empregado executa. Na prática, costuma-se definir Fatores de Maturidade e pesos relativos por Grupo Ocupacional ou por Cargo

Objetivos da Avaliação da maturidade profissional

São objetivos da Avaliação da Maturidade Profissional:

  • Estabelecer e manter o equilíbrio interno dos salários, quando da revisão do Plano de Cargos e Salários;
  • Calcular o salário potencial do empregado, a qualquer momento, dado que existe um intervalo de pontuação de Maturidade Profissional para cada uma das Referências Salariais que compõem a Faixa Salarial de cada cargo;
  • Estabelecer a pontuação mínima que o empregado precisa atingir para acessar os diversos Blocos ou Níveis de Maturidade da sua Faixa Salarial;
  • Subsidiar decisões referentes à concessão de progressões e promoções, conforme estabelece a regulamentação do Plano de Cargos e Salários da organização;
  • Permitir que os empregados conheçam quais os fatores que determinam sua evolução funcional e salarial, além do desempenho;
  • Atuar como um importante fator motivador para o autodesenvolvimento dos empregados.

O Processo Metodológico

A metodologia a ser utilizada para efetuar a Avaliação da Maturidade Profissional prevê o desenvolvimento e execução de treze etapas sequenciais, conforme apresenta a tabela seguinte.

Maturidade v/s Salário

Para garantir o equilíbrio interno dos salários praticados pela empresa, é preciso que exista uma relação lógica entre as referências salariais e a maturidade profissional, conforme ilustra a figura abaixo:

Após definir a curva que relaciona Maturidade Profissional e Salário, são construídas as Tabelas de Maturidade Profissional v/s Salário, as quais estabelecem um intervalo de pontuação da Maturidade Profissional para cada referência salarial, conforme ilustra a figura seguinte:

Observe que a Maturidade Profissional é medida através de uma escala de pontuação que varia entre 0 e 1.000 pontos.

Definição dos Fatores de Maturidade Profissional

A seleção dos Fatores de Maturidade para cada Cargo, bem como seus pesos relativos, é obtida a partir de uma pesquisa de opinião realizada junto a uma amostra representativa do corpo de gestores e assessores da empresa.

Os Fatores de Maturidade Profissional selecionados com maior frequência são:

  • Experiência no Cargo;
  • Tempo de Empresa;
  • Treinamento Específico;
  • Nível de Escolaridade; e
  • Experiência Gerencial.

A seleção de Fatores de Maturidade Profissional deve atender a três requisitos, simultaneamente.

1. Ter sido sugerido por mais de 50% dos participantes da pesquisa de opinião;

2. Ter um peso médio relativo sugerido superior a 5%;

3. Possuir alta facilidade de certificação.

A figura seguinte ilustra os resultados da pesquisa de opinião, no que se refere aos pesos relativos de cada Fator de Maturidade Profissional.

Estratificação dos Fatores de Maturidade

Para calcular a Maturidade Profissional é preciso, previamente, estratificar e definir a pontuação de cada intervalo, dos diversos Fatores de Maturidade, conforme ilustram as tabelas seguintes.

Como Calcular a Maturidade Profissional

Para calcular a Maturidade Profissional de um empregado específico, é preciso, inicialmente, levantar algumas informações básicas referentes ao seu nível de escolaridade, experiência profissional e gerencial, cargo no qual está enquadrado e data de admissão.

A tabela seguinte apresenta um exemplo do cálculo da Maturidade Profissional para dois empregados.

Com base nestas informações, o próximo passo consiste em consultar as tabelas estratificadas de cada Fator de Maturidade Profissional e identificar a pontuação correspondente a cada fator.

Finalmente, é necessário calcular a soma ponderada da pontuação de cada fator, multiplicada pelo seu peso relativo.

A tabela abaixo mostra os resultados obtidos para cada um dos empregados do exemplo:

Cálculo do Salário Potencial

Para calcular o Salário Potencial basta identificar na Tabela de Maturidade Profissional v/s Salário, o intervalo de pontuação de Maturidade Profissional no qual se enquadra a pontuação global obtida pelo empregado.

Procurando esse valor nas Tabelas de Maturidade Profissional v/s Salário, verifica-se que o Salário Potencial para o empregado do exemplo, enquadrado no cargo de Administrador, será de R$ 13.572,79, o que corresponde à referência salarial R-07, conforme ilustra a figura seguinte:

Ao comparar o Salário Potencial e o Salário Real de um empregado, é possível verificar a ocorrência de uma das seguintes situações:

  • O Salário Potencial é maior que o Salário Real;
  • O Salário Potencial é igual que o Salário Real; ou
  • O Salário Potencial é inferior que o Salário Real.

Ocorrendo a primeira situação, isto significa que o empregado atende um dos requisitos exigidos para se habilitar a uma progressão ou a uma promoção, de acordo com os critérios estabelecidos no Plano de Cargos e Salários.

Este seria o caso do empregado do exemplo acima, caso seu salário atual fosse o correspondente à referência salarial R-05.

Se, pelo contrário, o Salário Potencial de um empregado, num determinado momento, é igual ou inferior que seu Salário Real, isto significa que o empregado só será considerado habilitado a uma progressão ou promoção quando sua Maturidade Profissional ultrapasse o intervalo correspondente à referência salarial na qual está enquadrado.

Este seria o caso do empregado do exemplo acima, caso seu salário atual fosse o correspondente à referência salarial R-08.

É importante observar que a pontuação decorrente de determinados Fatores de Maturidade cresce vegetativamente, como é o caso da Experiência no Cargo e Tempo de Empresa. Outros, no entanto, requerem de um esforço adicional dos empregados, tais como o Treinamento Específico e o Nível de Instrução.

Relatórios da Avaliação

Periodicamente, a Gerência de Recursos Humanos emitirá e enviará para cada empregado os relatórios individuais de Avaliação da Maturidade Profissional:

A figura seguinte apresenta o modelo do relatório referente à avaliação individual da Maturidade Profissional.

Certificação das Informações

É importante observar que todas as informações a serem utilizadas no cálculo da Maturidade Profissional dos empregados deverão ser previamente certificadas pela Gerência de Recursos Humanos.

A certificação de informações inclui:

  • Comprovação da experiência profissional, através de registros na Carteira de Trabalho, registros internos da própria empresa ou declarações de outras empresas ou instituições nas quais o empregado prestou serviços;
  • Comprovação da participação em eventos de treinamento, através de certificados ou declarações emitidas pelas instituições que ministraram tais eventos, indicando as datas de início e término e o conteúdo programático, bem como a carga horária respectiva;
  • Exclusão de eventos de treinamento não compatíveis com as atividades desempenhadas pelo empregado ou com as atividades da empresa;
  • Comprovação do nível de escolaridade e formação profissional dos empregados, através de diplomas ou certificados emitidos por instituições de ensino, devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação;
  • Exclusão de formações profissionais não compatíveis com as atividades desempenhadas pelo empregado ou com as atividades da empresa;
  • Comprovação da carga horária mínima para cursos de pós-graduação, de acordo com o que estabelece o Ministério da Educação.

Periodicidade da Avaliação

A empresa atualizará continuamente as informações necessárias para calcular a Maturidade Profissional e o Salário Potencial ou de Referência.

No que se refere aos realinhamentos salariais necessários, com base na Avaliação da Maturidade Profissional, eles serão efetuados tão logo forem identificadas distorções salariais internas significativas.

Informações Adicionais

Se após a leitura deste documento você deseja esclarecer alguma dúvida ou conhecer maiores detalhes sobre o Processo de Avaliação da Maturidade Profissional, procure a Gerência de Recursos Humanos.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Avaliação da Maturidade Profissional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Avaliação da Maturidade Profissional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Maturidade tem mais a ver com o tipo de experiência que você teve na vida, do que com quantas velas você apagou”. (William Shakespeare).

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário