Elaboração do Catálogo de Cargos e Funções

20 de abril de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Plano de Cargos e Salários

Elaboração do Catálogo de Cargos e Funções

A Elaboração do Catálogo de Cargos e Funções corresponde à segunda etapa do processo metodológico para desenvolvimento e implantação de Planos de Cargos. 

O Catálogo de Cargos e Funções deve incluir a codificação dos cargos, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, bem como a descrição sumária e detalhada das atribuições e a especificação dos requisitos de acesso, tais como: escolaridade, experiência, formação profissional e outros requisitos, além da forma de preenchimento de cada Cargo e Função.

Este post apresenta, especificamente, uma breve descrição dos diversos aspectos que devem ser abordados nesta etapa, bem como alguns exemplos das principais informações que devem integrar o Catálogo de Cargos e Funções da organização, incluindo uma sugestão do template a ser utilizado para apresentar estas informações no Catálogo de Cargos e Funções.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar o Plano de Cargos e Salários nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Descrição de Cargos e Funções

Normalmente, a Descrição dos Cargos/Funções começa pela identificação do cargo ou função que será descrito, incluindo seu nome e o Grupo Ocupacional ao qual pertence.

Na sequência, é importante identificar a carga horária do cargo ou função descrito. É preciso lembrar que, para alguns cargos, a legislação específica uma determinada carga horária. É o caso, por exemplo, dos cargos de Tele atendente, Assistente Social, dentre outros. 

Posteriormente, deve ser estabelecida a codificação do cargo ou função descrito. É frequente a utilização de dois códigos para cada cargo ou função. Um deles, corresponde a um código interno, o qual identifica o cargo ou função dentro da Estrutura Ocupacional da Empresa.

Por exemplo, o código interno UN-08 poderia identificar o cargo No 8 do Grupo Ocupacional de Cargos Universitários.

O segundo código corresponde àquele que é atribuído ao cargo ou função pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

Para ilustrar como funciona este segundo código, imagine que você precisa identificar o código CBO para o cargo de Analista de RH. Ao efetuar a pesquisa deste código no site que disponibiliza a CBO, você saberá que o código para este cargo é 2524-05, conforme mostra a imagem seguinte.

É importante salientar que a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) foi instituída pela portaria ministerial n 397 – em outubro de 2002 e tem como finalidade identificar as ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Isto é feito através da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. A emissão da RAIS é obrigatória para todas as empresas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do Ministério da Fazenda e para as pessoas físicas que tenham, ou tenham tido, funcionários no período referente às informações.

Na sequência devem ser estabelecidos os Requisitos para Admissão ou Acesso ao cargo ou função que está sendo descrito.

Normalmente, este requisitos incluem:

  • Nível de Escolaridade
    • Exemplo: Curso Superior Completo.
  • Formação Específica:
    • Exemplo: Administração de Empresas ou Psicologia.
  • Experiência:
    • Exemplo: Preferencialmente com experiência comprovada em atividades profissionais que envolvam: administração de pessoal, treinamento e desenvolvimento; cargos e salários; avaliação de desempenho e outras atividades correlatas em instituições financeiras, comerciais ou prestadoras de outros serviços, preferencialmente, em organizações que atuem no microcrédito.
  • Outros Requisitos:
    • Exemplo:
      • Registro no Conselho de Classe correspondente à sua profissão;
      • Habilitação para conduzir veículos;
      • Disponibilidade para viagens;
      • Conhecimentos de informática.

O próximo passo consiste em estabelecer como será feito o processo de seleção para o preenchimento de uma vaga no cargo ou função descrito.

Um exemplo da forma de preenchimento é apresentado na sequência.

Exemplo:

A seleção de candidatos poderá ser feita através de recrutamento interno, externo, ou ambos, simultaneamente.

O processo de seleção deverá incluir, obrigatoriamente: prova de títulos, avaliação psicológica, entrevista técnica e exame médico. Adicionalmente, poderão ser exigidas provas de conhecimentos, provas específicas e provas práticas, a critério da Diretoria detentora da vaga.

Na sequência deve ser estabelecida a Descrição Sumária do cargo ou função, a qual constitui um resumo das atribuições sob a responsabilidade do ocupante do cargo ou função.

Veja um exemplo de Descrição Sumária para o cargo de Analista de Recursos Humanos.

Exemplo:

Planejar, programar, organizar, controlar e executar atividades relativas à gestão de Recursos Humanos, tais como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, administração de pessoal, administração do Plano de Cargos e Salários, dimensionamento de pessoal, avaliação de desempenho, clima organizacional, remuneração, benefícios, segurança e medicina no trabalho e outras atividades correlatas, de acordo com as normas e procedimentos operacionais estabelecidos pela organização.

Após a Descrição Sumária, é preciso especificar de forma detalha cada uma das atribuições sob a responsabilidade do ocupante do cargo ou função.

É recomendável que a última atribuição definida seja algo parecido com “Executar outras atividades correlatas compatíveis com o cargo”, de forma a contemplar eventuais atribuições do cargo ou função não descritas especificamente, principalmente quando elas são menos relevantes do ponto de vista ocupacional, evitando assim descrever um número exagerado de atribuições.

Exemplo:

  • Implantar as políticas de recursos humanos definidas pela Empresa;
  • Realizar e acompanhar a execução de programas de recrutamento e seleção de empregados, para fins de suprimento de vagas disponíveis;
  • Adotar as providências necessárias à contratação de empregados e acompanhar o período probatório dos mesmos;
  • Elaborar e aplicar instrumentos para levantamento de necessidades de treinamento e elaboração do programa anual de treinamento e desenvolvimento de pessoal, coordenando e acompanhando sua execução;
  • Participar de estudos referentes ao dimensionamento qualiquantitativo do quadro de pessoal, da Empresa;
  • Executar outras atividades correlatas compatíveis com o cargo.

Outro aspecto importante a ser definido nesta etapa são as competências desejáveis para cada Cargo e Função. As competências desejáveis podem ser classificadas em três grandes grupos. São eles:

Conhecimentos:

As competências que se referem a conhecimentos podem ser integralmente adquiridas através de ações educativas ou de capacitação, nas suas mais diversas formas, tais como: cursos presenciais, cursos à distância, palestras, seminários, workshops, leitura, videoaulas, cursos de pós-graduação, estágios profissionais, etc.

Habilidades:

As competências classificadas como habilidades podem ser parcialmente adquiridas através de ações educativas ou de capacitação, porém precisam da repetição contínua (experiência) para se transformarem numa habilidade. Este tipo de competência se aplica com maior frequência para cargos ou funções de natureza operacional.

Atitudes:

Por último, as competências que correspondem a atitudes dependem fundamentalmente da vontade do profissional (querer fazer) e elas podem ser adquiridas através de processos de coaching empresarial, dinâmicas de grupo ou terapias, muito mais do que através de ações educativas ou de capacitação. Neste caso, as ações de capacitação visam, basicamente, conscientizar os empregados sobre a importância de apresentar as atitudes consideradas favoráveis.

Na sequência é apresentado um exemplo completo da descrição de um cargo.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão de Cargos e Salários pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar um Plano de Cargos e Salários nas suas organizações ou que desejem melhorar o plano hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Planos de Cargos e Salários da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não se pode ajudar o recebedor de salário prejudicando o pagador de salário” (Abraham Lincoln).

Curso Online Gestão de Cargos e Salários

Como definir a Estrutura Ocupacional e Salarial dos seus colaboradores e escolher os Critérios de Promoção?

Curso Online Gestão de Cargos e Salários

O Plano de Cargos e Salários de uma organização constitui um dos principais instrumentos de gestão de Recursos Humanos. Ele estabelece, basicamente, a Estrutura Ocupacional, a Estrutura Salarial e os Critérios de Movimentação Funcional e Salarial que regulamentam a evolução do empregado ao longo da sua carreira profissional na Empresa. O equilíbrio salarial externo está vinculado à compatibilidade entre os salários pagos pela organização e aqueles que são praticados por outras empresas que atuam no mercado no qual ela se insere, para cargos e funções similares. Na medida em que este equilíbrio externo se verifica, é possível atrair e manter os profissionais de que a empresa precisa.

O equilíbrio salarial interno, por sua vez, está ligado à relação entre os salários e os requisitos, experiência, conhecimentos e habilidades que os empregados precisam ter para desempenhar com sucesso cada uma das funções que fazem parte da estrutura ocupacional da empresa. Um outro aspecto importante é constituído pelos mecanismos, critérios e procedimentos que possibilitam a evolução ocupacional e salarial dos empregados ao longo da sua vida profissional na organização, em virtude do seu desempenho, da sua experiência e do seu desenvolvimento profissional.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário