Entrevistas Exploratórias

6 de junho de 2022 - Clima Organizacional, Gestão de Recursos Humanos

Entrevistas Exploratórias

As entrevistas exploratórias são realizadas com uma amostra representativa de Diretores, gerentes e empregados previamente selecionados, visando conhecer suas percepções a respeito do Clima Organizacional.

Estas percepções permitirão subsidiar a seleção de Assuntos e Questões a serem pesquisados, levando em consideração a realidade e interesses específicos das diversas áreas da Empresa.

A PERSPECTIVA Consultores Associados costuma estabelecer uma amostra equivalente a 2% do quadro de pessoal para realizar as entrevistas exploratórias.

Nas entrevistas exploratórias, que devem ser tratadas com absoluto sigilo, os entrevistados são solicitados a manifestar suas opiniões sobre:

  • Avaliação global do Clima Organizacional;
  • Fatores que estão afetando positivamente o Clima Organizacional;
  • Fatores que estão afetando negativamente o Clima Organizacional;
  • Percepções sobre a evolução do Clima Organizacional ao longo do tempo;
  • Aspectos específicos a serem incluídos na Pesquisa;
  • Sugestões para melhoria do Clima Organizacional.

Ao escolher os entrevistados, é importante levar em consideração os seguintes aspectos principais:

  • Representatividade de todos os níveis hierárquicos da organização;
  • Representatividade de todas as Diretorias da Empresa;
  • Representatividade das principais famílias ocupacionais;
  • Representatividade de todos os locais de trabalho;
  • Inclusão de líderes e formadores de opinião;
  • Conhecimento da Empresa por parte dos entrevistados.

Para realizar as entrevistas exploratórias é muito importante que seja observado o seguinte roteiro básico.

  • Agendar previamente a entrevista, de acordo com a disponibilidade da agenda da pessoa a ser entrevistada;
  • Explicar os objetivos da entrevista, certificando-se que os mesmos ficaram claros para o entrevistado;
  • Explicar que os entrevistados foram selecionados pela empresa, em função de serem considerados líderes e formadores de opinião, além de possuir uma visão adequada da Empresa como um todo;
  • Informar ao entrevistado que as informações coletadas nas entrevistas exploratórias serão tratadas com absoluto sigilo;
  • Identificar o entrevistado;
  • Agradecer a participação na entrevista.

Uma vez concluídas as entrevistas exploratórias, deverá ser elaborado um relatório com resultados consolidados, o qual identificará os entrevistados, porém não suas respostas.

Os resultados das entrevistas exploratórias deverão subsidiar a execução da próxima etapa do processo metodológico, a qual trata da seleção dos Assuntos e Questões a serem pesquisados.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão do Clima Organizacional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar a Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão do Clima Organizacional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” (Ronald Reagan).

Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Como manter os empregados satisfeitos e comprometidos com os objetivos empresariais??
Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Hoje em dia, é unânime a opinião de diretores, executivos e gerentes das maiores e melhores corporações mundiais a respeito da influência, positiva ou negativa, que determinados fatores e variáveis organizacionais podem ter no nível de satisfação e motivação dos colaboradores, com importantes reflexos na sua capacidade produtiva e no grau de envolvimento e comprometimento com os objetivos e metas empresariais.

E justamente por estes motivos, desenvolvemos o presente Curso Online, com foco na Gestão do Clima Organizacional e do impacto que ela tem no sucesso empresarial.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário