Gestão do Tempo: estratégias para aumentar sua produtividade

8 de dezembro de 2022 - Importância do Planejamento, Planejamento Estratégico Pessoal

Gestão do Tempo: estratégias para aumentar sua produtividade

Entenda como a gestão do tempo é fundamental para uma rotina mais organizada e de que forma o planejamento estratégico pessoal pode ajudar você a ser mais produtivo.

As estratégias para aumentar a produtividade são essenciais para o sucesso de qualquer profissional. Elas permitem que se faça uma melhor gestão do tempo, obtendo melhores resultados ao executar as tarefas com maior eficiência, economizando tempo e recursos. 

Algumas estratégias que podem ajudar a aumentar a produtividade incluem: 

  • definir objetivos claros e específicos; 
  • identificar e eliminar tarefas desnecessárias; 
  • estabelecer metas realistas; 
  • estabelecer prioridades e focar no que é mais importante; 
  • criar e adotar práticas de trabalho eficazes; 
  • adotar novas tecnologias. 

Além disso, podemos dizer que um dos benefícios da adoção de estratégias de gestão do tempo é a maior motivação. Ao usar ferramentas de monitoramento, o profissional vê seu objetivo sendo alcançado e isso o motiva a realizar ainda mais tarefas com maior qualidade. 

Portanto, tais estratégias são extremamente importantes para qualquer profissional que deseje ampliar sua atuação dentro do mercado de trabalho. Elas não só ajudam a alcançar melhores resultados, mas também permitem manter a competitividade alcançando maior sucesso.

Neste artigo vamos falar sobre como fazer uma gestão do tempo eficiente e de que forma o planejamento estratégico pessoal pode ajudar os profissionais a serem mais organizados e produtivos. Boa leitura!

O que é Gestão do Tempo?

Podemos definir a Gestão do Tempo como um conjunto de técnicas que ajuda a administrar seu tempo de forma eficaz. É um processo de planejamento e controle de atividades para melhorar a produtividade, reduzir o estresse e aumentar a satisfação, tanto pessoal quanto profissional. Assim, conseguimos fazer mais e melhor em menos tempo.

Os princípios da gestão do tempo incluem a definição de prioridades, a criação de metas, a organização de tarefas e a avaliação de resultados.

Por exemplo, o estabelecimento de horários de trabalho serve para garantir que as tarefas sejam cumpridas dentro do prazo necessário, e que não interfira em outras atividades do dia a dia.

Da mesma forma, priorizar as tarefas mais importantes, que devem ser feitas primeiro, garante que os objetivos sejam alcançados dentro do que foi planejado.

Por que é importante fazer uma boa Gestão do Tempo?

Uma boa gestão do tempo se faz necessária porque, através dela, é possível criar uma estrutura de organização da rotina. Desse modo, é possível uma concentração maior no trabalho, tornando as atividades mais eficientes. Consequentemente, quando fazemos tudo de modo organizado e fluido, sem atropelos, há uma redução da pressão e da carga mental. 

Ou seja, além de ajudar a cumprir os prazos estabelecidos, a gestão do tempo também promove bem-estar e atua diretamente na saúde mental dos profissionais, sobretudo aqueles que possuem rotinas muito atribuladas.

Gestão do Tempo no trabalho

Dentro de um mercado altamente competitivo, alguém que possua a habilidade de gestão do tempo será visto com bons olhos pelos recrutadores, e ao alcançar sua vaga, terá mais condições de crescer na carreira. Afinal, a velha desculpa da falta de tempo para o não cumprimento dos prazos costuma ser mal vista pelos gestores e também pelos colegas.

Portanto, fazer uma boa gestão do tempo no trabalho é fundamental para o sucesso de qualquer profissional. No entanto, sabemos que essa não é das tarefas mais fáceis, pois há uma necessidade de equilibrar os interesses pessoais com os profissionais. 

Por isso é fundamental ter um planejamento estratégico pessoal bem definido. Isso melhora a gestão do tempo no trabalho, pois ajuda a criar metas e objetivos realistas, definir prioridades, desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo, delegar tarefas e estabelecer estratégias de motivação

A seguir, listamos algumas formas de planejar uma rotina de trabalho através da gestão do tempo:

  • crie planos de ação detalhados, de modo a manter o foco no trabalho a ser realizado e que podem ajudar a evitar o desperdício de tempo;
  • estabeleça prazos realistas para evitar que as tarefas sejam adiadas indevidamente;
  • faça pausas regulares para descansar e se recompor para o trabalho a seguir;
  • tenha em mente o que é necessário para concluir uma tarefa e não se desviar para assuntos irrelevantes;
  • se você trabalha em equipe, delegar tarefas a outros membros é uma ótima maneira de otimizar o tempo de trabalho e garantir que as atividades sejam concluídas dentro do prazo.

Gestão do Tempo nas atividades pessoais

No contexto das atividades pessoais, a gestão do tempo é muito importante para que possamos estabelecer prioridades e alcançar os resultados desejados em todas as áreas da vida. Para isso, é importante estabelecer uma rotina e organizá-la de modo a fazer o melhor uso possível do tempo disponível, sem negligenciar nenhuma das tarefas importantes. 

Algumas dicas para ajudar na gestão do tempo nas atividades pessoais são:

  • analise sua agenda e decida o que é mais importante para você, definindo metas e estabelecendo prioridades;
  • organize seu tempo criando uma lista de tarefas e estabelecendo prazos para cada uma delas;
  • concentre-se nas tarefas mais importantes e priorize aquelas que são mais urgentes, delegando tarefas menos importantes a outras pessoas, se necessário;
  • não deixe de reservar um tempo para descansar entre as tarefas, tendo momentos para relaxar e recarregar as energias;
  • elimine as distrações como televisão, celular ou internet, concentrando-se nas tarefas;
  • reserve um tempo para passar com amigos e familiares;
  • aceite o que não está sob o seu controle e vá em frente, pois nem sempre podemos prever e controlar o que vai acontecer. 

Planejamento Estratégico Pessoal: a ferramenta perfeita para melhorar sua gestão do tempo

O Planejamento Estratégico Pessoal é um processo que pode ajudar você a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. O objetivo deste processo é ajudar as pessoas a definirem suas metas, a criarem planos de ação e a definirem os indicadores necessários para medir a evolução, empregando técnicas para realizar uma melhor gestão do tempo. 

Nesse sentido, podemos determinar três conceitos introdutórios que servem como pilares para a elaboração de um planejamento estratégico pessoal:

  1. Definição de Objetivos: de modo que eles sejam realistas e que sejam estabelecidos em um prazo específico. Por exemplo, alguns objetivos podem ser: aumentar o salário em um ano, participar de um curso de certificação em dois anos, conseguir um emprego melhor em cinco anos.
  2. Estabelecimento de planos de ação: estes planos devem especificar as ações necessárias para atingir cada objetivo. Exemplo: para conseguir uma promoção no trabalho pode ser necessário obter uma certificação, fazer uma pós-graduação, buscar referências, etc. 
  3. Escolha dos indicadores de Monitoramento: finalmente, é importante monitorar seu progresso para acompanhar o andamento das ações e, se necessário, fazer ajustes que tornem o processo mais eficiente ao longo do tempo.

Se este tema é do seu interesse, confira com mais detalhes a importância do Planejamento Estratégico Pessoal para a sua vida e o impacto positivo que este processo pode gerar na sua vida pessoal e profissional.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário