Importância da Gestão da Qualidade Gerencial

21 de julho de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Qualidade Gerencial

Diretores de empresa conversando - Importância da Gestão da Qualidade Gerencial

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar o Programa de Qualidade Gerencial nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

A importância do processo de escolha, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de gerentes, e a influência da qualidade gerencial no sucesso das organizações são conceitos facilmente compreensíveis para homens de negócios, dirigentes empresariais, gerentes e funcionários. Afinal, grande parte das decisões que afetam a organização, no curto, médio e longo prazo, é tomada por um grupo relativamente pequeno de empregados que ocupam as chamadas funções  gerenciais ou de confiança, os quais compõem um seleto grupo denominado corpo gerencial.

Por outro lado, este mesmo grupo de empregados detém a responsabilidade de supervisionar o trabalho de outras pessoas, coordenando esforços e conciliando interesses, de tal forma que sejam cumpridos os objetivos empresariais, da melhor forma possível.

Assim, torna-se óbvio concluir a respeito da importância de contar com gerentes altamente capacitados e com perfis adequados para exercerem as diversas funções gerenciais, dado que isto trará significativos benefícios para a organização, tanto no que se refere à obtenção dos resultados que a empresa espera, quanto no que diz respeito à criação e manutenção de um ambiente de trabalho sadio, no qual os empregados se sintam motivados a colaborar para o cumprimento dos objetivos e metas empresariais. 

Este esforço deve abranger, pelo menos, os seguintes aspectos:

  • O estabelecimento de critérios para o recrutamento e seleção de gerentes;
  • A definição de políticas que regulamentam a carreira gerencial;
  • O estabelecimento de um plano de sucessão;
  • A criação de programas de formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento para gerentes;
  • A definição de mecanismos para avaliação do desempenho dos ocupantes de funções gerenciais;
  • A elaboração de Planos Individuais de Desenvolvimento Gerencial; 
  • O estabelecimento de critérios que regulamentam o período de pós-gerência.

Este conjunto de políticas, critérios e instrumentos, que visa a obtenção de níveis adequados de qualidade gerencial para a organização, denomina-se Programa de Qualidade Gerencial.

Cabe assinalar, no entanto, que, apesar da evidente e indiscutível importância da Gestão da Qualidade Gerencial, são poucas as empresas que dispõem de um Programa completo e bem estruturado de Qualidade Gerencial, notadamente entre as empresas públicas.

Em parte, isto se deve aos critérios utilizados para designação de gerentes, os quais, muitas vezes, valorizam indicações políticas e relações de amizade, sem grandes preocupações com os aspectos técnicos envolvidos no recrutamento e seleção de gerentes, o que certamente é um grande erro.

Este erro, via de regra, gera consequências extremamente negativas para organização e para a qualidade do clima organizacional, impedindo que as instituições possam usufruir das vantagens significativas decorrentes da profissionalização da gestão que um Programa de Qualidade Gerencial é capaz de provocar.

Organizações que atuam desta forma, mais cedo ou mais tarde, acabam pagando um preço alto por não gerir adequadamente a Qualidade Gerencial, gerando uma série de situações indesejadas, tais como: baixo desempenho; alta rotatividade gerencial; desperdício de tempo e recursos; desmotivação, e perda de excelentes técnicos para ganhar gestores medíocres.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Avaliação de Competências Gerenciais pode elevar o nível de qualidade gerencial e aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar uma Sistemática de Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações ou que desejem melhorar as práticas hoje aplicadas para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Avaliação de Competências Gerenciais da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns” (Peter Drucker).

Curso Online Gestão Qualidade Gerencial

Como tornar o Perfil Gerencial Real mais próximo do Perfil Gerencial Desejado?
Curso Online Gestão Qualidade Gerencial

A importância do processo de escolha, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de gerentes, e a influência da qualidade gerencial no sucesso das organizações são conceitos facilmente compreensíveis para homens de negócios, dirigentes empresariais, gerentes e funcionários. Afinal, grande parte das decisões que afetam a organização, no curto, médio e longo prazo, é tomada por um grupo relativamente pequeno de empregados que ocupam as chamadas funções gerenciais ou de confiança, os quais compõem um seleto grupo denominado corpo gerencial. Por outro lado, este mesmo grupo de empregados detém a responsabilidade de supervisionar o trabalho de outras pessoas, coordenando esforços e conciliando interesses, de tal forma que sejam cumpridos os objetivos empresariais, da melhor forma possível.

Assim, torna-se evidente concluir a respeito da importância de contar com gerentes altamente capacitados e com perfis adequados para exercerem as diversas funções gerenciais, dado que isto trará significativos benefícios para a organização, tanto no que se refere à obtenção dos resultados que a empresa espera, quanto no que diz respeito à criação e manutenção de um ambiente de trabalho sadio, no qual os empregados se sintam motivados a colaborar para o cumprimento dos objetivos e metas empresariais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário