A Matriz SWOT do João

6 de janeiro de 2020 - Matriz SWOT, Planejamento Estratégico Pessoal

A Matriz SWOT do João

Neste post pretendemos demonstrar como é fácil aplicar os conceitos da Matriz SWOT no processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Para isto, é ideal que você já conheça o post anterior “Uso da Matriz SWOT no Planejamento Estratégico Pessoal”.

Vamos examinar a situação enfrentada por João da Silva, aplicando o modelo da Matriz SWOT.

matriz SWOT

João está hoje com 55 anos de idade e é formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Recursos Humanos. Trabalha atualmente como gerente de Recursos Humanos de uma empresa pública com sede em Curitiba/PR, onde conquistou um grande prestígio como líder.

Embora ganhe um salário que atende suas necessidades básicas, João não tem conseguido constituir uma reserva financeira significativa.

Ele é casado e pai de três filhos, todos já formados e totalmente independentes financeiramente.

Faz parte do futuro desejado de João morar e trabalhar um tempo no exterior, junto com sua esposa Cláudia, advogada, a qual também pretende trabalhar durante o tempo que permanecerem no exterior.

Um determinado dia, João viu no Linkedin a oferta de uma vaga anunciada por uma empresa privada americana, com sede na Califórnia, para exercer o cargo de Analista de T&D.

Os requisitos da vaga estabelecem, dentre outras exigências, proficiência em inglês, disponibilidade para viagens, experiência profissional e gerencial comprovada na área, espírito empreendedor e domínio de diversos aplicativos de tecnologia da informação, principalmente nas áreas de gestão de processos e projetos.

A empresa oferece um salário composto por uma parte fixa – relativamente baixa – e outra variável atrativa atrelada ao cumprimento de metas.

Caso a pessoa selecionada for estrangeira, a empresa oferece também um curso de inglês durante seis meses.

O processo seletivo deve durar aproximadamente três meses e será realizado na sede da empresa, com início previsto daqui a seis meses.

Ao ler o anúncio, João lembrou que num seminário no qual participou no passado, conheceu e se tornou amigo de uma pessoa que trabalha nessa empresa.

João, assim como sua esposa, não são proficientes em nenhuma outra língua, fora o português, e seus conhecimentos de informática se limitam ao Office, da Microsoft, e ao uso da internet e redes sociais.

João e Cláudia não gostam de viajar com frequência e curtem muito a convivência com filhos e netos, os quais também moram em Curitiba/PR.

Embora João goze de boa saúde, sua esposa tem apresentado alguns sintomas de doenças próprias da idade e que, provavelmente, se tornarão mais sérios com o passar do tempo.

Caso seja selecionado para a vaga, João poderá solicitar uma licença sem vencimentos na empresa onde trabalha, o que lhe garante o vínculo empregatício.

A matriz SWOT do João, muito provavelmente, seria bastante parecida com a que é apresentada aqui.

Fatores Internos

matriz SWOT - Ícone Forças

Forças

  • Experiência profissional e gerencial na área de RH;
  • Boa formação profissional;
  • Disposição para morar e trabalhar no exterior;
  • Capacidade de liderança;
  • Amizade com um profissional da empresa que oferece a vaga.
matriz SWOT - Ícone Fraquezas

Fraquezas

  • Falta de proficiência em inglês;
  • Pouco conhecimento de tecnologia da informação;
  • Idade avançada para os padrões americanos;
  • Falta de experiência profissional em empresas privadas;
  • Falta de recursos para se manter no exterior durante três meses.

Fatores Externos

matriz SWOT - Ícone Oportunidades

Oportunidades

  • Vaga oferecida para trabalhar no exterior;
  • Curso de inglês oferecido pela empresa;
  • Filhos independentes;
  • Maiores e melhores oportunidades de treinamento;
  • Aprender os aplicativos utilizados pela empresa antes da seleção;
  • Manutenção do vínculo empregatício.
matriz SWOT - Ícone Ameaças

Ameaças

  • Dificuldade da esposa para trabalhar como advogada em outro país;
  • Instabilidade salarial em função da parte variável;
  • Falta de convívio com filhos e netos durante longos períodos;
  • Necessidade de viagens frequentes;
  • Possibilidade de piora da saúde de sua esposa.

Agora que João concluiu a identificação dos seus pontos fortes e fracos, bem como suas oportunidades e ameaças, se torna muito mais fácil identificar algumas providências que podem ser adotadas para melhorar sua situação.

Para potencializar e fortalecer seus Pontos Fortes, João poderia, por exemplo, entrar em contato com o amigo que trabalha na empresa que oferece a vaga, comunicando a ele sua intenção de participar do processo seletivo e solicitando que ele forneça informações relevantes sobre a empresa (Missão, Visão, Valores, produtos, clientes, tamanho, data de criação, organograma, etc.), sobre o processo seletivo (etapas, temas frequentes abordados nas entrevistas, características, aptidões e experiências mais valorizadas, etc.), sobre a cidade (clima, oferta e preços de aluguéis, infraestrutura, aspectos culturais, etc.).

Além disto, João poderia preparar um currículo orientado, especificamente, para a vaga à qual pretende concorrer, destacando sua formação profissional e suas principais competências e experiências, considerando os requisitos estabelecidos pela empresa para o preenchimento da vaga.

Para atenuar ou eliminar alguns de seus Pontos Fracos, João poderia, por exemplo, iniciar, imediatamente, um curso intensivo de inglês, de forma a melhorar sua proficiência antes de que inicie o processo seletivo. Igual procedimento poderia adotar em relação a aplicativos de tecnologia da informação nas áreas de gestão de processos e projetos, informando-se, antes disso, quais os aplicativos que a empresa utiliza.

Poderia, também, utilizar sua rede de relacionamentos para entender melhor as práticas usuais em empresas privadas e as principais diferenças que elas apresentam em relação às empresas públicas.

Adicionalmente, seria interessante que ele constituísse rapidamente uma reserva financeira que lhe permita garantir sua sobrevivência no exterior enquanto dura o processo seletivo.

Quanto ao aproveitamento de suas oportunidades, João poderia efetuar imediatamente sua inscrição como candidato à vaga oferecida, cuidando com antecedência dos trâmites legais, tais como: a vigência dos passaportes dele e da sua esposa; a obtenção de vistos para entrada nos Estados Unidos; reservas de passagens e de hotéis ou do aluguel de imóvel, etc.

Por outro lado, deve providenciar, em tempo hábil, a sua solicitação de licença não remunerada na sua empresa.

No que se refere à identificação de formas de contornar as ameaças ou atenuar seu impacto, João poderia pesquisar oportunidades de empregado para sua esposa, considerando que, dificilmente, ela poderá exercer sua profissão no exterior. Algumas alternativas podem incluir, por exemplo, fazer um MBA em Direito Ambiental, Direito Internacional ou Direito Digital, dar aulas de português para estrangeiros, trabalhar como tradutora ou se tornar correspondente de algum jornal brasileiro.

A falta de convívio com filhos e netos durante longos períodos pode ser atenuada com uma programação de visitas tão frequentes quanto possível, bem como através da utilização frequente de tecnologias de comunicação ao vivo, como o Skype, por exemplo.

Para lidar com à instabilidade do salário em função da parte variável, é possível adotar pelo menos duas providências. Estabelecer e praticar um orçamento doméstico que não ultrapasse o limite correspondente à parte fixa do salário, ou criar um “fundo de compensação” que permita amortizar as variações do salário do João. Nos meses em que a parte variável do salário for alta, uma parcela dela seria depositada no fundo para ser utilizada nos meses em que a parte variável seja pequena ou inexistente.

No que se refere à necessidade de viagens frequentes, coisa que João e sua esposa não valorizam muito, o que pode ser feito é aproveitar, tanto quanto possível, as viagens a serviço para aproveitar atividades de lazer, como conhecer outros lugares, outras pessoas, gastronomia, assistir a shows e concertos musicais, etc.

Finalmente, João e sua esposa poderiam aproveitar o Plano de Saúde oferecido pela empresa na qual trabalha, para realizar um checkup completo antes de viajar, o que lhes permitiria adotar algumas providências preventivas e corretivas, se for o caso.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário