Modelagem da Estrutura Ocupacional

5 de maio de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Plano de Cargos e Salários

Modelagem da Estrutura Ocupacional

A Modelagem da Estrutura Ocupacional corresponde à primeira etapa do processo metodológico para desenvolvimento e implantação de Planos de Cargos e Salários e inclui as seguintes atividades principais:

  • Efetuar o levantamento detalhado das atividades desempenhadas por cada empregado, incluindo: descrição e frequência das suas atribuições; relacionamentos internos e externos; decisões sob sua responsabilidade; resultados esperados e informações complementares;
  • Realizar eventuais entrevistas com uma amostra de empregados, com o intuito de esclarecer dúvidas ou detalhar algumas informações;
  • Validar as informações levantadas junto ao superior hierárquico de cada empregado;
  • Definição dos Grupos Ocupacionais, Cargos e Funções que comporão a estrutura ocupacional com base na análise das informações coletadas. Esta definição costuma ser feita por um Analista de Cargos e Salários ou por um consultor externo.

Este post apresenta, especificamente, uma descrição sumária das diversas etapas que compõem o processo metodológico para realização de Pesquisas Salariais.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar o Plano de Cargos e Salários nas suas organizações.

Na sequência teceremos alguns breves comentários sobre os diversos aspectos que devem ser abordados nesta etapa.

Identificação Funcional

Na sequência é apresentado um instrumento simplificado para realizar o levantamento detalhado das atividades desempenhadas por cada empregado.

A tabela seguinte apresenta um exemplo da definição da Estrutura Ocupacional da organização, o que corresponde ao produto final desta etapa.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão de Cargos e Salários pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar um Plano de Cargos e Salários nas suas organizações ou que desejem melhorar o plano hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Planos de Cargos e Salários da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não se pode ajudar o recebedor de salário prejudicando o pagador de salário” (Abraham Lincoln).

📋 Curso Online Avaliação de Desempenho

Este curso apresenta os fundamentos teóricos e práticos do processo de Avaliação de Desempenho, capacitando o participante para aplicar este processo na sua própria empresa ou em empresas clientes, atuando como consultor em desenvolvimento de pessoas.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário