O Modelo de Negócios e o Diagrama Canvas

12 de abril de 2021 - Diagrama Canvas, Modelo de Negócios, Planejamento Estratégico Corporativo

O Modelo de Negócios e o Diagrama Canvas

Uma ferramenta muito utilizada para elaborar o Modelo de Negócios denomina-se Business Model Canvas ou Diagrama Canvas.

O Business Model Canvas, nada mais é do que uma representação gráfica que permite visualizar, de forma simples, rápida e eficiente, as principais características do Modelo de Negócios de uma organização.

O Business Model Canvas (BMC) teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendida na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004.

O modelo de negócios criado por Alexander Osterwalder se tornou rapidamente um grande sucesso mundial, principalmente entre uma nova geração de empreendedores loucos para criar suas startups!

O Diagrama Canvas resultante da especificação de um Modelo de Negócios deve, idealmente, caber em uma única página de papel, em um único slide do PowerPoint ou em uma única tela do computador ou notebook.

A especificação do Modelo de Negócios de uma organização, através do Diagrama Canvas, inclui quatro Grupos e nove Blocos de informações, os quais são organizados e visualizados em um template que se tornou clássico e mantém as mesmas características do modelo original criado por Alexander Osterwalder.

Os Grupos de informação que fazem parte do Diagrama Canvas são:

Grupos Diagrama Canvas

O conteúdo de cada bloco de informação, por sua vez, é definido a partir de uma série de perguntas. A saber:

  1. Segmentos de clientes: Para quem a empresa cria valor? Quem são os clientes mais importantes da empresa?
  2. Proposta de valor: Que valor a empresa proporciona a seus clientes? Que problemas dos clientes a empresa ajuda a solucionar? Que necessidades dos clientes a empresa satisfaz? Que pacote de produtos ou serviços a empresa oferece a cada segmento de mercado?
  3. Canais de comercialização: Através de quais canais os clientes querem ser alcançados? Como a empresa está alcançando eles no momento? Como estão integrados os canais? Quais funcionam melhor? Quais são mais eficientes em custo? Como os canais estão alinhados com os hábitos dos clientes?
  4. Relacionamento com os clientes: Que tipo de relação esperam os diferentes segmentos de mercado? Que tipo de relação a empresa há estabelecido? Qual é o custo destes relacionamentos? Como eles se integram no modelo de negócio?
  5. Fontes de receitas: Que valor estão dispostos a pagar nossos clientes (por segmentos) pelos produtos e/ou serviços que a empresa oferece? Por que pagam atualmente? Como eles pagam atualmente? Como eles gostariam de pagar? Quanto representam as diferentes fontes de receitas no total de receitas?
  6. Recursos chave: Que recursos chave são necessários para oferecer as propostas de valor da empresa, para dispor dos canais de distribuição, para manter o relacionamento com clientes e para garantir as fontes de receitas?
  7. Atividades chave: Que atividades chave são necessárias para oferecer as propostas de valor da empresa, para dispor dos canais de distribuição, para manter o relacionamento com clientes e para garantir as fontes de receitas?
  8. Parcerias chave: Quem são os parceiros chave da empresa? Quem são os fornecedores chave? Que recursos chave a empresa adquire de seus parceiros? Que atividades chave realizam os parceiros?
  9. Estrutura de custos: Quais são os custos mais importantes inerentes ao negócio da empresa? Quais são os recursos chave mais importantes e onerosos? Quais são as atividades chave mais caras?

A versão brasileira do Diagrama Canvas é apresentada na figura seguinte.

Diagrama Canvas

O objetivo do Diagrama Canvas é permitir ao empreendedor criar seu modelo de negócios como um guia de hipóteses a serem validadas.

O Diagrama é um espaço livre para imaginar o futuro negócio, com criatividade, permitindo-se pensar inovações que possam criar uma Proposta de Valor única.

Após algumas tentativas, o Diagrama deve ser validado junto aos clientes. O Diagrama resultante após essa validação, definirá o Modelo de Negócios, que será o insumo para o planejamento estratégico.

“Inovadores de Modelos de Negócios possuem a mágica habilidade de transformar um espaço infinito de possibilidades numa realidade que muda o jogo.” – Alexander Osterwalder, autor do livro Business Model Generation.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Planejamento Estratégico Pessoal sozinhas, a Perspectiva Consultores Associados desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário