O Plano de Melhoria do Clima Organizacional

20 de junho de 2022 - Clima Organizacional, Gestão de Recursos Humanos

O Plano de Melhoria do Clima Organizacional

Uma queixa frequente, quando se realizam Pesquisas de Clima Organizacional, é a de que as empresas, muitas vezes, deixam de agir; isto é, os resultados da pesquisa, bem como as sugestões de melhoria, não resultam em nenhuma iniciativa concreta que vise, efetivamente, a melhoria do Clima Organizacional. Esta situação provoca um sentimento de frustração e descrédito entre os empregados, os quais não terão a mesma disposição para participar de outras pesquisas desta natureza no futuro.

Assim, a formulação do Plano de Melhoria do Clima Organizacional e sua implementação, são fases de extrema relevância, não só em relação ao momento atual, mas também em relação a futuras iniciativas de gerenciamento do Clima Organizacional. Portanto, a formulação e implementação deste plano devem representar um compromisso da maior importância para Diretores, Gerentes e profissionais da Área de Recursos Humanos.

Quando se inicia um Programa de Gestão do Clima Organizacional, é muito frequente a tendência a incluir um número excessivo de ações, programas e projetos no primeiro Plano de Melhoria do Clima Organizacional, imaginando que desta forma será solucionado um grande número de problemas num pequeno espaço de tempo.

No entanto, a prática e a experiência mostram que esta tendência deve ser evitada. Dificilmente as organizações conseguem executar, simultaneamente e em curto prazo, um grande número de projetos voltados a esta finalidade, seja por falta de recursos humanos, financeiros e tecnológicos, ou por prazos, etapas ou processos que ela não controla totalmente, tais como aprovações, homologações, negociações, etc.

Assim, recomenda-se escolher um número pequeno de ações, programas e projetos relevantes, cuja execução seja reconhecidamente viável no prazo estabelecido no Plano de Melhoria do Clima Organizacional. É importante lembrar que a avaliação do Clima Organizacional, bem como a formulação de Planos de Melhoria são processos cíclicos, de tal forma que algumas ações, programas e projetos, de menor relevância ou momentaneamente inviáveis, poderão ser contemplados em ciclos futuros do Programa de Gestão do Clima Organizacional.

É importante, também, que o prazo transcorrido entre a divulgação dos resultados da pesquisa e a formulação e aprovação do Plano de Melhoria seja o menor possível. Isto constitui mais uma prova da importância e prioridade conferida pela empresa a este tipo de Programa, o que aumenta seu prestígio e credibilidade junto aos empregados. 

Idealmente, dentre as ações incluídas no Plano de Melhoria do Clima Organizacional, devem ser contempladas algumas que demandem poucos recursos, que possam ser desenvolvidas e implantadas rapidamente e que tenham um alto impacto no Clima Organizacional. Isto costuma ter um efeito extremamente positivo, fortalece a credibilidade do Programa e contribui para aumentar o nível de satisfação e motivação dos empregados.

As ações a serem incluídas nos Planos de Melhoria do Clima Organizacional devem apresentar uma especificação mínima composta de, pelo menos, os seguintes elementos:

  • Título;
  • Descrição;
  • Objetivos;
  • Resultados/Benefícios esperados;
  • Metodologia de Trabalho;
  • Cronograma de execução;
  • Previsão de recursos de custeio e de investimento;
  • Coordenador;
  • Equipe de execução interna;
  • Descrição de serviços a serem contratados, se for o caso.

O Plano de Melhoria do Clima Organizacional deve ser aprovado formalmente pela Empresa e divulgado a todos os gerentes e empregados.

É recomendável que seja designado, formalmente, um coordenador geral do Plano de Melhoria do Clima Organizacional.

Após a aprovação do Plano de Melhoria do Clima Organizacional a empresa deve implementar as ações, programas e projetos que dele fazem parte.

A execução do Plano de Melhoria do Clima Organizacional deve ser adequadamente monitorada, preferencialmente pela Alta Administração da empresa, de forma a adotar em tempo hábil as medidas que se fizerem necessárias para corrigir eventuais desvios e problemas, visando garantir o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos.

Os avanços obtidos e os resultados alcançados devem ser rapidamente divulgados, bem como as dificuldades e motivos de eventuais atrasos, mantendo os empregados constantemente informados e atualizados sobre o andamento do Plano. 

É muito importante que a divulgação dos resultados já alcançados, mesmo que parciais, vincule tais feitos aos resultados da pesquisa de Clima Organizacional previamente realizada, de forma que os empregados sintam que sua participação na pesquisa foi importante e que suas sugestões e contribuições foram levadas em consideração pela Empresa. Isto aumentará seu interesse em participar de futuras pesquisas desta natureza.

Além disto, a divulgação dos resultados é um sinal claro da transparência e seriedade com que a organização está disposta a investir esforços e recursos para a melhoria do Clima Organizacional. Ao fazer isto, a empresa estará propiciando condições adequadas para a criação de um ambiente de confiança e comprometimento, o qual é essencial para obter êxito nos próximos ciclos da Gestão do Clima Organizacional.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão do Clima Organizacional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar a Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão do Clima Organizacional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” (Ronald Reagan).

📋 Curso Online Avaliação de Desempenho

Este curso apresenta os fundamentos teóricos e práticos do processo de Avaliação de Desempenho, capacitando o participante para aplicar este processo na sua própria empresa ou em empresas clientes, atuando como consultor em desenvolvimento de pessoas.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário