O Poder de uma Atitude

25 de outubro de 2022 - Perfil Motivacional, Planejamento Estratégico Pessoal

O Poder de uma Atitude

Este post ilustra, através de um exemplo da vida real, o que uma pessoa motivada pode realizar.

Conheça um pouco sobre a obra de Marc Koska, o homem que salvou 9 milhões de vidas.

“A meta de Marc Koska é interromper a transmissão de doenças fatais por seringas reaproveitadas”

Por Susannah Hickling

Uma menina de 4 anos entra num consultório na Tanzânia para ser vacinada. A enfermeira pega uma seringa e lhe aplica a injeção. O próximo paciente é um rapaz portador de HIV que vai tomar uma injeção para o tratamento de sífilis. A enfermeira pega a mesma agulha. A agulha não perfura a pele com facilidade; foi usada tantas vezes que seta rombuda. A próxima pessoa na fila é a mãe, que trouxe o bebê para tomar a vacina que deveria protegê-lo. A profissional da saúde estende a mão mais uma vez para a mesma seringa e inocula a criança – e é quase certo que a contaminará com HIV.

Nesse momento, o inventor britânico Marc Koska para o vídeo, feito secretamente por um aluno de medicina da universidade de Dar es Salaam. Ele se vira para Lucy Nkya, Vice-Ministra de Saúde e do Bem Estar Social da Tanzânia, com quem conseguiu uma rara audiência de dez minutos em janeiro de 2011. Ela tem lágrimas nos olhos. ” O que podemos fazer para resolver isso? ”, pergunta.

A reutilização de seringas contamina com o HIV 230 mil pessoas por ano e, com hepatite B e C, espantosos 23,7 milhões de pessoas. A cada 24 segundos alguém morre em consequência de uma injeção insegura. Marc acredita ter a solução, mas convencer o mundo tem sido difícil. Muitos já teriam desistido, mas algo especial o move: ele se dedica a essa luta há 30 anos.

Ele diz que sua missão começou aos 6 anos. Olhava as estrelas quando pensou: o que vou fazer na vida? Sabia que queria encontrar um grande problema para resolver.

Marc frequentou uma ótima escola particular inglesa, mas, depois de adulto, mudou de emprego várias vezes até que, em 1984, com 23 anos, foi parar na ilha caribenha de Santa Cruz como um ocioso ” rato de praia ”.

Mas uma sombra pairava sobre seu paraíso: os meios de comunicação só falavam de AIDS. Certo dia, leu que as seringas se tornariam a maior rota de transmissão do HIV, porque eram reutilizadas nos países em desenvolvimento. Para Marc, aquilo foi como um relâmpago. Esse é meu grande problema, pensou. Consternado com a possibilidade dessa catástrofe, ele se perguntou: A solução não seria uma seringa que não pudesse ser reaproveitada?

Ele atacou o problema, enfrentando um duro aprendizado. Foi para campos de vacinação na África, estudou a distribuição de equipamentos médicos e examinou o projeto das seringas. Após três anos, produziu o protótipo da K1, uma seringa cujo êmbolo se quebra se for puxado para reutilização. Mas inventar a solução foi apenas o começo da luta. Para convencer os países pobres a adotá-la, a seringa não podia ser mais cara do que as já existentes. A moldagem era complexa: a probabilidade de convencer as fábricas a obter novos equipamentos para produzir sua seringa era zero.

Numa visita à fábrica da Gillette na Inglaterra, ele observava os complicados moldes de metal numa bancada quando uma ideia lhe ocorreu. E se, em vez de comprar equipamentos novos, as fábricas só precisassem modificar os que já tinham? Seu projeto só exigia uma mudança de 2% no molde existente. Em 1997, Marc patenteou o projeto final.

Naquele mesmo ano, houve um grande avanço: a fábrica de uma empresa familiar do Brasil ( aqui, um terço dos casos de HIV se devia ao reaproveitamento de seringas ) concordou em converter a maquinaria para produzir a k1. Marc ficou contentíssimo. Mas recebeu um telefonema inesperado: a família vendera a fábrica – e os novos donos demoliram o prédio.

Ele percebeu que a concorrência nesse mercado era feroz. Mas quando pensou nas crianças brasileiras que não se beneficiaram da seringa, ficou ainda mais decidido. Por fim, em 2001, autorizou uma empresa indiana a produzir a K1 e, pouco depois, vendeu o primeiro lote para o Unicef.

Aos 40 anos, Marc foi atingido por um novo choque de realidade: precisava conscientizar os profissionais de saúde quanto aos perigos da reutilização de seringas. Para isso, em 2006 fundou uma entidade, a SafePoint, cujos projetos incluíam uma campanha de peso na Índia em 2008, com a adesão de 200 jornais e outros meios de comunicação, e filmes curtos passados na televisão e nos cinemas. As seringas auto – descartáveis foram adotadas em todos os centros de saúde do governo.

Marc também teve sucesso em Uganda, onde, em 2009, o governo reduziu à metade o uso de seringas normais. Mas somente depois da reunião com Lucy Nkya, em 2011, ela sentiu que a situação mudaria. Nkya concordou em fazer da Tanzânia o primeiro país do mundo onde as seringas auto descartáveis são obrigatórias.

Mais tarde, Marc licenciou 14 fábricas no mundo para produzir a K1. Por sua realização, foi coberto de honrarias, como a Ordem do Império Britânico. Aos 53 anos, esse pai de três filhos ainda viaja pelo mundo para espalhar sua mensagem, e seus atuais alvos são a África do Sul e o Quênia. Ele já ficou a cabeceira de moribundos, já chorou com famílias enlutadas. “A maior frustração é que infecções fatais estão sendo espalhadas pela medicina”, diz. ” É isso que me faz acordar de manhã ”.

Estima – se que Marc já tenha salvado cerca de 9 milhões de vidas. Ele agora convenceu a Organização Mundial de Saúde a começar uma campanha para obter injeções seguras em todos os países do mundo. Ele nunca acha que a tarefa que se impôs é ambiciosa demais?

“Os super-heróis não duvidam de si mesmos”, brinca ele, com o impulso confiante do menino de 6 anos que olhava para as estrelas.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas. Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected] .

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog (https://blog.academiaperspectiva.com/) e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal” https://www.linkedin.com/groups/9181650/.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal” https://www.facebook.com/groups/403497728445588.

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Por último, se você está lendo este post no nosso blog, por favor deixe seus comentários. Eles serão sempre de nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua os conteúdos disponibilizados.

E lembre-se…. “Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Planejamento Estratégico Pessoal sozinhas, a Perspectiva Consultores Associados desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário