O que é um Dashboard ou Painel de Controle?

21 de abril de 2021 - Planejamento Estratégico Corporativo

O que é um Dashboard ou Painel de Controle

Uma ferramenta muito útil para nos auxiliar na avaliação dos resultados do nosso Plano Estratégico denomina-se Painel de Bordo ou Dashboard.

Um Dashboard nada mais é do que um “painel de indicadores”, como por exemplo o painel de indicadores de um automóvel. A figura seguinte permite visualizar as principais informações que devem constar da especificação de um objetivo estratégico.

Você já reparou como é fácil e rápido efetuar este acompanhamento no caso de um automóvel? Isto, naturalmente, não é por acaso. Pelo contrário, este tipo de painel é projetado pelas fábricas exatamente com este propósito.

Com os dashboards não deve ser diferente. Eles também devem ser projetados de forma a facilitar a avaliação dos resultados do seu plano estratégico.

Um painel de bordo é uma interface visual que fornece em um relance, tópicos relevantes para um determinado objetivo ou plano de ação e, intuitivamente, leva a uma conclusão sobre o assunto que está sendo monitorado. São tipicamente de natureza gráfica, fornecendo visualizações que ajudam a centrar a atenção sobre as principais tendências, comparações, desvios e exceções. Exibem apenas os dados que são relevantes, por que dashboards são concebidos com um propósito específico, conter conclusões predefinidas que facilitem o processo de monitoramento e avaliação dos resultados alcançados.

Os painéis de bordo podem ser elaborados através de sofisticados aplicativos de tecnologia da informação ou através de planilhas Excel.

Um bom painel de bordo deve apresentar algumas características importantes, as quais devem ser levadas em consideração quando da sua elaboração. Dentre elas, cabe destacar:

  • Deve apresentar apenas informações relevantes;
  • Deve apresentar tabelas, indicadores e gráficos, na quantidade considerada
  • indispensável;
  • Não deve abusar de cores e figuras. Lembre que ele é um painel de controle e não uma pintura;
  • Preferencialmente, todos os elementos devem caber numa folha A4 ou numa única tela do laptop, notebook ou computador;
  • O processo de atualização do conteúdo deve ser o mais simples possível;
  • Deve dispor de recursos que permitam alertar o usuário, de forma rápida e visual, de desvios verificados entre o que foi planejado e o que foi realizado.

No contexto do Planejamento Estratégico, o ideal é que você de disponha de um painel de bordo principal, composto pelos indicadores globais e pelo indicador principal de cada objetivo que compõe o Plano Estratégico da empresa, e paneis de bordo específicos para cada um dos objetivos estratégicos por ela estabelecidos.

Se você já possui uma certa familiaridade com o Excel, o ideal é que crie uma planilha cuja primeira aba contenha o painel principal, criando uma aba adicional para conter o painel de cada objetivo incluído no seu Plano Estratégico.

Na sequência são apresentados alguns exemplos de painéis de bordo.

imagem com um Modelo de Dashboard
imagem com um Modelo de Dashboard
imagem com um Modelo de Dashboard
imagem com um Modelo de Dashboard

Atualização dos Indicadores Estratégicos

Para que a empresa consiga, efetivamente, acompanhar e avaliar resultados e verificar se o que foi planejado está, de fato, sendo executado, é imprescindível que ela atualize, continuamente, seus indicadores estratégicos; caso contrário, seria a mesma coisa que dirigir um veículo cujo velocímetro não funciona, ou que mostra um volume disponível de combustível diferente daquele que existe no tanque.

Dependendo da natureza do indicador e do instrumento utilizado para apura-lo, os procedimentos para sua atualização podem variar desde uma simples atualização manual, onde uma pessoa assume esta responsabilidade, até uma atualização via API, onde as atualizações são feitas de forma automática, através de rotinas de programação que permitem que diversos programas ou bancos de dados conversem entre si, intercambiando informações.

Caso a empresa utilize uma plataforma de tecnologia da informação para suportar o processo de planejamento estratégico, é possível atualizar os indicadores através de leitura de planilhas Excel.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Planejamento Estratégico Pessoal sozinhas, a Perspectiva Consultores Associados desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário