Objetivos da Avaliação de Competências Gerenciais

11 de abril de 2022 - Avaliação de Competências Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos

Objetivos da Avaliação de Competências Gerenciais

A importância do processo de escolha, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de gerentes, e a influência da qualidade gerencial no sucesso das organizações são conceitos facilmente compreensíveis para homens de negócios, dirigentes empresariais, gerentes e funcionários. Afinal, grande parte das decisões que afetam a organização, no curto, médio e longo prazo, é tomada por um grupo relativamente pequeno de empregados que ocupam as chamadas funções de confiança, os quais compõem um seleto grupo denominado corpo gerencial.

O exercício de funções gerenciais, além de experiência e conhecimentos, exige do gestor uma série de competências, cuja presença é fundamental para obter resultados satisfatórios em todos os papéis e atividades que lhe cabe desempenhar.

Este post apesenta, especificamente, os principais objetivos da Avaliação das Competências dos ocupantes de Funções Gerenciais.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar a Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Objetivos da Avaliação de Competências Gerenciais

A Avaliação de Competências Gerenciais é um importante instrumento de gestão de Recursos Humanos que permite, simultaneamente, alcançar múltiplos objetivos, incluindo a obtenção de subsídios fundamentais para decisões que terão impacto no desenvolvimento e evolução profissional e salarial dos ocupantes de funções gerenciais.

Os objetivos específicos da Avaliação de Competências Gerenciais são:

  1. Avaliar o grau em que os gerentes da Empresa possuem certas competências consideradas fundamentais para o exercício de funções gerenciais;
  2. Possibilitar aos gerentes uma melhor compreensão dos fatores que impactam, positiva ou negativamente, o seu desempenho;
  3. Permitir que os próprios gerentes participem na formulação de Planos Individuais de Melhoria do Desempenho Gerencial, fortalecendo seus pontos fortes e atenuando ou eliminando seus pontos fracos;
  4. Fornecer subsídios à Alta Administração, no que se refere à escolha, preparação e promoção de gerentes;
  5. Propiciar informações que permitam o desenvolvimento de Programas de Desenvolvimento Gerencial voltados para o atendimento de necessidades específicas da Empresa.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Avaliação de Competências Gerenciais pode elevar o nível de qualidade gerencial e aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar uma Sistemática de Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações ou que desejem melhorar as práticas hoje aplicadas para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Avaliação de Competências Gerenciais da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns” (Peter Drucker).

📋 Curso Online Avaliação de Competências Gerenciais

A Avaliação de Competências Gerenciais é um importante instrumento de gestão de Recursos Humanos que permite alcançar múltiplos objetivos, incluindo a obtenção de subsídios fundamentais para decisões que terão impacto no desenvolvimento e evolução profissional e salarial dos ocupantes de funções gerenciais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário