Objetivos do Plano de Cargos e Salários

9 de maio de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Plano de Cargos e Salários

Objetivos do Plano de Cargos e Salários

Dentre os principais objetivos a serem alcançados em decorrência da implantação de um Plano de Cargos e Salários, cabe destacar os seguintes:

a) Organizar, agrupar e classificar, de forma lógica e coerente, as atividades desempenhadas pelos empregados, de forma a estabelecer uma adequada estrutura ocupacional, coerente com o ramo de atuação da empresa;

De uma maneira geral, pode-se afirmar que a estrutura ocupacional da grande maioria das empresas é composta pelos seguintes grupos ocupacionais:

  • Funções Diretivas;
  • Funções de Assessoria;
  • Funções Gerenciais;
  • Cargos Universitários;
  • Cargos Técnicos;
  • Cargos Administrativos;
  • Cargos Operacionais.

b) Codificar e descrever as atribuições dos cargos e funções que compõem a estrutura ocupacional, estabelecendo os requisitos de acesso a cada um deles;

Este segundo objetivo se materializa na elaboração do Catálogo de Cargos e Funções, o qual apresenta o conteúdo ocupacional de cada Cargo e Função, bem como os requisitos de acesso e competências a serem exigidas dos seus ocupantes.

c) Definir e descrever os níveis de maturidade profissional a serem praticados pela empresa.

Muitas empresas costumam estabelecer níveis de maturidade profissional para classificar seus empregados de acordo com sua experiência profissional e autonomia para tomar decisões. Este objetivo atende a esta finalidade, dimensionando e conceituando os níveis de maturidade que deseja utilizar. Os nomes mais comuns com que os níveis de maturidade profissional são denominados correspondem a: Júnior, Pleno e Sênior.

Além disto, este objetivo permite uma melhor comparação dos salários praticados pela empresa com os salários praticados pelo mercado de trabalho, dado que os níveis de maturidade profissional estão vinculados a faixas salariais específicas.

d) Propiciar o equilíbrio salarial externo da organização, em relação aos salários praticados por empresas congêneres e comparáveis, estabelecendo uma adequada estrutura salarial;

A importância deste objetivo do Plano de Cargos e Salários está vinculada à capacidade da empresa para manter um baixo turnover. Em outras palavras, quando a empresa atinge o equilíbrio salarial externo ela estará eliminando, ou minimizando, a possibilidade de que um grande número de empregados peça demissão em função da falta de competitividade dos salários praticados pela organização.

e) Propiciar o equilíbrio salarial interno, em relação aos salários percebidos por ocupantes de um mesmo cargo ou de cargos comparáveis;

Para alcançar este objetivo a empresa deve implantar e aplicar, periodicamente, critérios de avaliação da Maturidade Profissional dos empregados e estabelecer uma relação objetiva entre a Maturidade Profissional e os salários praticados. Esta relação se obtém através das Curvas e Tabelas de Maturidade Profissional e Salários

f) Estabelecer critérios claros e objetivos para regulamentar a evolução ocupacional e salarial dos empregados ao longo do tempo, em função do seu desempenho e maturidade profissional;

Estes critérios são normalmente denominados Critérios de Promoção e podem ser de dois tipos. Aqueles que permitem a evolução do empregado dentro da faixa salarial que corresponde ao nível de maturidade e cargo nos quais o empregado está enquadrado (promoção horizontal), e aqueles que regulamentam a evolução salarial do empregado entre as faixas salariais dos níveis de maturidade do cargo no qual está enquadrado (promoção vertical).

g) Minimizar o nível de subjetividade na concessão de promoções salariais por merecimento.

Este último objetivo visa impedir que, por causa da falta de critérios objetivos, a concessão de promoções dependa, única e exclusivamente, da opinião subjetiva dos gerentes, o que costuma ser uma situação indesejada pelos empregados, que contribui para a deterioração do clima organizacional na empresa.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão de Cargos e Salários pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar um Plano de Cargos e Salários nas suas organizações ou que desejem melhorar o plano hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Planos de Cargos e Salários da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não se pode ajudar o recebedor de salário prejudicando o pagador de salário” (Abraham Lincoln).

Curso Online Gestão de Cargos e Salários

Como definir a Estrutura Ocupacional e Salarial dos seus colaboradores e escolher os Critérios de Promoção?

Curso Online Gestão de Cargos e Salários

O Plano de Cargos e Salários de uma organização constitui um dos principais instrumentos de gestão de Recursos Humanos. Ele estabelece, basicamente, a Estrutura Ocupacional, a Estrutura Salarial e os Critérios de Movimentação Funcional e Salarial que regulamentam a evolução do empregado ao longo da sua carreira profissional na Empresa. O equilíbrio salarial externo está vinculado à compatibilidade entre os salários pagos pela organização e aqueles que são praticados por outras empresas que atuam no mercado no qual ela se insere, para cargos e funções similares. Na medida em que este equilíbrio externo se verifica, é possível atrair e manter os profissionais de que a empresa precisa.

O equilíbrio salarial interno, por sua vez, está ligado à relação entre os salários e os requisitos, experiência, conhecimentos e habilidades que os empregados precisam ter para desempenhar com sucesso cada uma das funções que fazem parte da estrutura ocupacional da empresa. Um outro aspecto importante é constituído pelos mecanismos, critérios e procedimentos que possibilitam a evolução ocupacional e salarial dos empregados ao longo da sua vida profissional na organização, em virtude do seu desempenho, da sua experiência e do seu desenvolvimento profissional.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário