Objetivos do Programa de Qualidade Gerencial

19 de agosto de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Qualidade Gerencial

Trabalhando na loja e online - Objetivos do Programa de Qualidade Gerencial

Este post apresenta, especificamente, os principais objetivos de um Programa de Gestão da Qualidade Gerencial nas organizações.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar o Programa de Qualidade Gerencial nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Alicerçado na profissionalização dos quadros gerenciais e na manutenção de um conjunto ordenado de preceitos e procedimentos, o Programa de Qualidade Gerencial permite estruturar e mobilizar a ação gerencial, e torná-la mais eficaz, na obtenção de resultados e no processo de desenvolvimento empresarial.

Podemos afirmar que o objetivo principal e específico do Programa de Qualidade Gerencial é minimizar as discrepâncias entre os perfis gerenciais desejado e real de cada gerente da organização, dado que é isto que define a qualidade gerencial, ou seja, o Programa de Qualidade Gerencial deve ter como meta a busca constante da adequação e conformidade entre as especificações definidas pela organização para o ocupante de uma função gerencial (perfil gerencial desejado) e os atributos e características que cada gerente possui (perfil gerencial real), conforme ilustra a figura seguinte.

Além disto, na medida em que este objetivo principal é atingido, será possível esperar do Programa de Qualidade Gerencial outros objetivos ou resultados complementares, dentre os quais cabe destacar:

  1. Profissionalização do corpo gerencial da organização, em função do uso de critérios racionais para recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento dos ocupantes de funções gerenciais;
  2. Preservação da continuidade administrativa da organização, como consequência da atuação antecipada em relação ao preenchimento futuro de funções gerenciais, através da implantação do plano de carreira e do plano de sucessão;
  3. Racionalização dos esforços e recursos alocados aos programas de seleção, formação e desenvolvimento de gerentes, dado que a visão sistêmica da qualidade gerencial permite atuar, de forma integrada e simultânea, sobre todas as variáveis que influenciam a adequação dos gerentes ao perfil gerencial desejado;
  4. Garantia da transparência nos critérios de escolha e designação de gerentes, evitando ao máximo a interferência externa, quando contrária aos interesses da organização;
  5. Viabilidade de uma atuação individualizada em relação a cada gerente, no que se refere ao estabelecimento de planos de desenvolvimento e de carreira gerencial, dado que as diferenças entre o perfil gerencial desejado e o perfil gerencial real só fazem sentido quando se referem a uma função gerencial específica e a um gerente também específico;
  6. Estabelecimento de uma nova cultura organizacional no que diz respeito aos processos de seleção, formação e desenvolvimento de gerentes, valorizando a qualificação e o desempenho gerencial.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão da Qualidade Gerencial pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar um Programa de Qualidade Gerencial nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão da Qualidade Gerencial da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas”. (Peter Drucker).

Curso Online Gestão Qualidade Gerencial

Como tornar o Perfil Gerencial Real mais próximo do Perfil Gerencial Desejado?
Curso Online Gestão Qualidade Gerencial

A importância do processo de escolha, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de gerentes, e a influência da qualidade gerencial no sucesso das organizações são conceitos facilmente compreensíveis para homens de negócios, dirigentes empresariais, gerentes e funcionários. Afinal, grande parte das decisões que afetam a organização, no curto, médio e longo prazo, é tomada por um grupo relativamente pequeno de empregados que ocupam as chamadas funções gerenciais ou de confiança, os quais compõem um seleto grupo denominado corpo gerencial. Por outro lado, este mesmo grupo de empregados detém a responsabilidade de supervisionar o trabalho de outras pessoas, coordenando esforços e conciliando interesses, de tal forma que sejam cumpridos os objetivos empresariais, da melhor forma possível.

Assim, torna-se evidente concluir a respeito da importância de contar com gerentes altamente capacitados e com perfis adequados para exercerem as diversas funções gerenciais, dado que isto trará significativos benefícios para a organização, tanto no que se refere à obtenção dos resultados que a empresa espera, quanto no que diz respeito à criação e manutenção de um ambiente de trabalho sadio, no qual os empregados se sintam motivados a colaborar para o cumprimento dos objetivos e metas empresariais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário