Objeto da Avaliação de Competências Gerenciais

11 de abril de 2022 - Avaliação de Competências Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos

Objeto da Avaliação de Competências Gerenciais

A definição do objeto da Avaliação de Competências Gerenciais corresponde à primeira etapa do processo metodológico desenvolvido, aplicado e recomendado pela PERSPECTIVA Consultores para implementar este tipo de avaliação.

Para compreender adequadamente este assunto é preciso ter em mente que as Competências Gerenciais correspondem a um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que, quando presentes, garantem o desempenho satisfatório das diversas funções desempenhadas pelos ocupantes de Funções Gerenciais.

Cabe assinalar, ainda, que a grande maioria das Competências Gerenciais a serem avaliadas são comuns a todas as Funções Gerenciais.

Este post apresenta, especificamente, uma descrição sumária dos diversos aspectos a serem considerados quando da definição do objeto da Avaliação de Competências Gerenciais.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar a Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Definindo as Competências Gerenciais a serem Avaliadas

Para efeitos de avaliação, as Competências Gerenciais a serem avaliadas são definidas e organizadas observando a estrutura apresentada na figura abaixo:

Os Grupos são grandes conjuntos de competências que permitem avaliar, de forma global, a situação de cada gerente em relação às competências que compõem o Grupo. Os Grupos utilizados com maior frequência são: Gerenciamento de Pessoas, Gerenciamento de Tarefas e Características Pessoais.

Cada Grupo deve ter diversos Assuntos a ele vinculados, de forma que o conjunto dos Assuntos permita avaliar o Grupo como um todo.

Por sua vez, cada Assunto deve ser composto por diversas Questões que, em conjunto, permitirão avaliar o Assunto como um todo.

A figura seguinte ilustra adequadamente este conceito.

Através das respostas dadas pelos avaliadores às diversas questões, são avaliadas as competências do gerente nos diversos assuntos vinculados aos vários grupos definidos. Assim, esta etapa se reveste de fundamental importância para o êxito do processo.

Definindo os Grupos

De acordo com a metodologia para Avaliação de Competências Gerenciais, desenvolvida, aplicada e recomendada pela PERSPECTIVA Consultores, fazem parte do objeto da Avaliação de Competências Gerenciais os seguintes Grupos de Assuntos:

Uma descrição sumária de cada um destes Grupos de Competências é apresentada na tabela seguinte.

Definindo os Assuntos

Os Assuntos que compõem cada um dos Grupos descritos no item anterior devem ser definidos de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, principalmente, nos casos em que já existe a definição formal do Perfil Gerencial Desejado para Funções Gerenciais.

Os Assuntos considerados com maior frequência, no Grupo “Gestão de Pessoas”, são:

Os Assuntos considerados com maior frequência, no Grupo “Gestão de Tarefas”, são:

Os Assuntos considerados com maior frequência, no Grupo “Características Pessoais”, são:

Definindo as Questões

Da mesma forma que no caso do Assuntos, as Questões utilizadas para avaliar cada Assunto são definidas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

A tabela seguinte ilustra a definição das Questões a serem avaliadas.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Avaliação de Competências Gerenciais pode elevar o nível de qualidade gerencial e aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar uma Sistemática de Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações ou que desejem melhorar as práticas hoje aplicadas para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Avaliação de Competências Gerenciais da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns” (Peter Drucker).

📋 Curso Online Avaliação de Competências Gerenciais

A Avaliação de Competências Gerenciais é um importante instrumento de gestão de Recursos Humanos que permite alcançar múltiplos objetivos, incluindo a obtenção de subsídios fundamentais para decisões que terão impacto no desenvolvimento e evolução profissional e salarial dos ocupantes de funções gerenciais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário