Perfil Comportamental

15 de março de 2020 - Autoconhecimento, Perfil Comportamental, Planejamento Estratégico Pessoal

Perfil Comportamental

Como afirma o poeta Carlos Drummond de Andrade, “Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar”. 

E, não por acaso, cada um de nós tem seu modo de formar seus valores, comportamentos e de enxergar a vida. Ao longo de nossa existência, desenvolvemos percepções das pessoas e do mundo ao nosso redor, influenciados por nossos pais, família, amigos, religião, grupos sociais, como também pela negação ou aceitação dos valores da sociedade em que estamos inseridos. 👥

Assim, conhecer as características que impulsionam a sua vida constitui um elemento muito importante do autoconhecimento. Incluem-se, aí, possíveis comportamentos limitantes, os quais podem prejudicar a conquista de suas metas e objetivos, em decorrência do Perfil Comportamental de cada um.

Desde a Antiguidade, o homem busca compreender melhor o comportamento humano, por meio de reflexões, observações e pesquisas. 🤔

Os gregos atribuíam aos quatro elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar), a influência básica no comportamento das pessoas.

Hipócrates, considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, frequentemente considerado o “pai da medicina”, fundamentou sua forma de compreender o organismo humano, incluindo a personalidade. 👨‍⚕

Daí surgiram os conceitos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico como tendências comportamentais das pessoas.

Durante décadas, esta premissa foi utilizada e desenvolvida. Já na idade moderna, foi estudada por Carl Gustav Jung, médico e psiquiatra suíço, “a teoria dos traços de personalidade”. Jung teorizou que existem quatro principais funções psicológicas pelas quais nós experimentamos o mundo: sensação, intuição, sentimento e pensamento. Uma dessas quatro funções é dominante, na maioria das vezes, e permite a classificação dos indivíduos nos tipos: Produtor, Sensitivo, Intuitivo e Analítico. 📋

Conhecer o Perfil Comportamental é de fundamental importância para quem pretende desenvolver um Plano Estratégico Pessoal. É este perfil que indica nossas principais características e explica, em grande parte, a forma como pensamos, bem como nossos comportamentos e atitudes, além de pontos que precisam de nossa atenção. Com base no conhecimento do nosso Perfil Comportamental, será muito mais fácil e produtivo estabelecer o que devemos modificar e como fazê-lo, a fim de atingirmos nossos objetivos e alcançar o futuro desejado.

Dentre as teorias comportamentais mais difundidas e utilizadas para estabelecer o Perfil Comportamental de uma pessoas, cabe destacar duas principais, as quais são conhecidas como Modelo MBTI e Modelo DISC.

O Modelo MBTI

Inspiradas por Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers criaram um indicador psicométrico, concebido para medir as preferências psicológicas na forma como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões. Ele é conhecido pela sigla MBTI (Myers-Briggs Testing Instrument). 

Fotografia Carl Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers

As desenvolvedoras do indicador de personalidade MBTI estudaram extensivamente a obra de Jung e focaram seus interesses no comportamento humano, com o objetivo de transformar a teoria dos tipos psicológicos para o uso prático.

Elas começaram a criar o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, acreditando que o conhecimento das preferências de personalidade ajudaria as mulheres que entravam no mercado de trabalho industrial pela primeira vez. Faria isso identificando o tipo de trabalho, em tempos de guerra, que seria “mais confortável e eficaz”. O questionário inicial cresceu e se tornou o Indicador de Tipo Myers-Briggs, publicado pela primeira vez em 1962. 

Por um período superior a 30 anos, Isabel, com grande esforço e dedicação, escreveu, testou e predefiniu centenas de itens para o inventário, como perguntas que revelariam as preferências de uma pessoa, valiosas nas diferenças entre os indivíduos. O seu objetivo era criar um instrumento que funcionasse junto à maior gama possível de pessoas. Por mais de 50 anos, este sistema tem vencido o tempo, sendo atualizado e traduzido para outras línguas, culturas e ambientes, no mundo inteiro. 🌎

Segundo o Modelo MBTI, existem 16 tipos psicológicos. Conheça a descrição de cada Tipo Psicológico no post Tipos Psicológicos do Modelo MBTI.

O Modelo DISC

Modelo DISC

Uma das teorias comportamentais mais difundidas é o modelo denominado DISC, desenvolvido pelo Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento de indivíduos em um determinado ambiente. Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas, e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente).

As avaliações são feitas testando as preferências de uma pessoa a partir de associações entre palavras. 

DISC é uma sigla para:

  • Dominância – como a pessoa lida com problemas e desafios;
  • Influência – como a pessoa lida com pessoas e influencia os outros;
  • Estabilidade –como a pessoa lida com mudanças e seu ritmo;
  • Conformidade –como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.

No Brasil, com base neste modelo, foi desenvolvido um projeto – idealizado por Alessandro Garcia – visando a disponibilizar uma ferramenta nacional para a identificação de Perfil Comportamental, com base na realidade brasileira, considerando que, até então, todas as ferramentas disponíveis eram estrangeiras e de alto custo. Foi assim que nasceu o Profiler. 🇧🇷

Segundo Mônica Hauck, Diretora Executiva da Solides – empresa proprietária do Profiler –, “Foram anos de árdua pesquisa até a aprovação e concretização deste sonho. Mas esta é apenas a primeira etapa. Continuamos as pesquisas de forma contínua para que nossa paixão pelo desenvolvimento humano gere frutos nas organizações de todo o país, fazendo a diferença nos resultados das empresas e principalmente na vida das pessoas”.

O Profiler foi desenvolvido sob sólidos conceitos aprovados em todo o mundo, e com índice de assertividade superior a 97%, de acordo com certificação emitida pelo Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais. 📈

O Profiler tem como base a avaliação de combinações de quatro perfis básicos e distintos, embora existam diversas combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para estes quatro perfis. Tal fato gera personalidades singulares e percepções de mundo diferentes.

Cabe aqui reforçar que cada pessoa é única mas, ainda assim, pertencente a um grupo.

Segundo o Modelo DISC, existem 4 perfis comportamentais básicos. Conheça a descrição de cada perfil no post Perfis Comportamentais do Modelo DISC.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🧭 Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Baixe nosso Ebook Gratuito sobre Planejamento Estratégico Pessoal

Se você busca autoconhecimento, melhor desempenho profissional ou mais sentido para sua vida, você está no lugar certo. A proposta deste material é lhe ajudar a ser o arquiteto do seu próprio destino.

Baixar ebook gratuito

Deixe seu comentário