Perfis Comportamentais do Modelo DISC

15 de março de 2020 - Perfil Comportamental, Planejamento Estratégico Pessoal

Perfis Comportamentais do Modelo DISC

Em um post anterior, Perfil Comportamental, afirmamos que existem dois modelos principais para estabelecer o Perfil Comportamental. São eles: o Modelo MBTI e o Modelo DISC.

Neste post, é apresentada uma breve descrição dos Perfis Comportamentais definidos pelo Modelo DISC.

Uma das teorias comportamentais mais difundidas é a do modelo denominado DISC, desenvolvido pelo Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento de indivíduos em um determinado ambiente. Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas, e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente).

As avaliações são feitas testando as preferências de uma pessoa a partir de associações entre palavras. 

DISC é uma sigla para:

  • Dominância – como a pessoa lida com problemas e desafios;
  • Influência – como a pessoa lida com pessoas e influencia os outros;
  • Estabilidade – como a pessoa lida com mudanças e seu ritmo;
  • Conformidade – como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.

No Brasil, com base neste modelo, foi desenvolvido um projeto – idealizado por Alessandro Garcia – visando a disponibilizar uma ferramenta nacional para identificação de Perfil Comportamental, com base na realidade brasileira, considerando que, até então, todas as ferramentas disponíveis eram estrangeiras e de alto custo. Foi assim que nasceu o Profiler.

Segundo Mônica Hauck, Diretora Executiva da Solides – empresa proprietária do Profiler, “Foram anos de árdua pesquisa até a aprovação e concretização deste sonho. Mas esta é apenas a primeira etapa. Continuamos as pesquisas de forma contínua para que nossa paixão pelo desenvolvimento humano gere frutos nas organizações de todo país, fazendo a diferença nos resultados das empresas e principalmente na vida das pessoas”.

O Profiler foi desenvolvido sob sólidos conceitos aprovados em todo o mundo, e com índice de assertividade superior a 97%, de acordo com certificação emitida pelo Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O Profiler tem como base a avaliação de combinações de quatro perfis básicos e distintos, embora existam diversas combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para estes quatro perfis, o que gera personalidades singulares e percepções de mundo diferentes.

Cabe aqui reforçar que cada pessoa é única, mas, ainda assim, pertencente a um grupo.

Perfis Comportamentais

Segundo o Modelo DISC, existem quatro perfis básicos. Na sequência, é apresentada uma breve descrição de cada um deles.

O Comunicador

O Comunicador - Perfil Comportamental do Modelo DISC

O Comunicador é aquele que sempre tem uma história para contar e, geralmente, conta para qualquer pessoa. Basta que alguém dê abertura e demonstre interesse. Comunicadores gostam de bater papo, de trocar informações, de trabalhar em equipe e são muito carismáticos. Pessoas com o perfil comunicador mais alto têm grande poder de persuasão e podem convencer você sobre qualquer coisa que quiserem.

Os comunicadores são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas se adaptam com facilidade. Esse tipo de perfil tem facilidade na comunicação e eles passam de um assunto para outro com rapidez. Gostam de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia. Precisam de contato interpessoal e de um ambiente harmonioso, no entanto, não gostam de passar despercebidos. É amigo de todos e atua melhor em equipe. É vaidoso e admira sua projeção pessoal e social. É imaginativo e tem sentimento artístico. Apresenta rapidez e agilidade em suas atitudes.

Os comunicadores são festivos, animados e descontraídos, gostam de viajar e sair… Essas características os tornam mais sociáveis com pessoas do mesmo grupo. São extremamente comunicativos e alegres, e tendem a ser líderes. Supondo que se consiga chamar a atenção do comunicador para se explicar sua tarefa, será sempre necessário monitorá-lo para que não se desvie do objetivo.

O Executor

Perfis Comportamentais do Modelo DISC - Executor

O Executor mais alto tende a ser muito independente (logo, gosta de trabalhar sozinho) e sempre está atrás de metas. Executores não suportam enrolações e na sua empresa eles podem ser aqueles colegas que detestam receber uma orientação por mais de uma vez. Raramente pedem ajuda, e fazem absolutamente qualquer coisa para alcançar um objetivo, ainda que se quebrem algumas regras.

Um executor é uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nato, não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhador, tem uma enorme disposição física e demonstra muita determinação e perseverança.

O que caracteriza esse perfil é a força de vontade. Seu raciocínio tende ao lógico/dedutivo e sua imaginação e juízo normalmente são equilibrados. Aprecia desafios e os obstáculos o estimulam a agir cada vez mais. Tem autonomia, independência e sabe se impor aos demais. É autoconfiante e tem características de líder. Pode ser autoritário e um tanto quanto inflexível. Acredita no seu ponto de vista, por isso, “luta” pelas suas ideias.

Tende primeiro a executar, para depois pensar em como fazê-lo. Para tarefas rápidas que necessitem de iniciativa e determinação, o executor poderá ser a pessoa mais indicada, desde que ninguém se coloque a sua frente, pois este certamente será atropelado por esse perfil.

O Planejador

Perfis Comportamentais do Modelo DISC - Planejador

O Planejador sempre está disposto a ajudar os outros colaboradores e são tão bons organizando que até a disposição dos objetos em sua mesa tem uma ordem e um propósito estratégico. Planejadores tendem a ser muito justos, disciplinados, confiáveis e ótimos conselheiros. Pessoas com perfil planejador dominante buscam sempre a estratégia mais eficiente para a realização de uma determinada tarefa.

Os planejadores são pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, frequentemente com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos e tem boa memória, mas podem carecer de aptidões criativas. Em situações emergenciais, agem com tranquilidade.

O planejador é introvertido e tem uma tranquilidade singular que lhe confere um perfil de fácil relacionamento, manso e bem equilibrado.

Este profissional planeja a melhor forma de executar uma tarefa antes de iniciá-la. Após o início, o planejador seguirá por conta própria até o fim.

O Analista

Perfis Comportamentais do Modelo DISC - Analista

O Analista é uma pessoa extremamente detalhista e pode encontrar erros que ninguém conseguiu reparar anteriormente. Analistas seguem métodos e gostam sempre de ter uma garantia. Na empresa, são os que leem um contrato 15 vezes, linha por linha, antes de assinar. São extremamente responsáveis. Porém, tendem a ser muito autocríticos e evitar trabalhos em equipe.

Características dos gênios, os analistas são preocupados e rígidos, porém calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto e tendem a serem pessoas caladas e retraídas. Sua grande desvantagem é serem pessimistas, porém possuem facilidades na arte por serem mais sensíveis.

Agilidade, inteligência e intelectualidade. Têm habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida. Preferem atuar com estímulo dos demais. Geralmente, são o tipo de funcionário leal e comprometem-se com o trabalho. Gostam de “surpreender” e são sensíveis a críticas, magoando-se com certa facilidade. São intuitivos, curiosos e têm inteligência verbal.

Observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes.

Por ser extremamente perfeccionista, deve ser monitorado até o fim de uma atividade, devendo ser constantemente estimulado para que vença a fase do pensar e do fazer, necessitando de reforços de aprovação, pois constantemente pensa que seu trabalho está sempre imperfeito.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🧭 Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Baixe nosso Ebook Gratuito sobre Planejamento Estratégico Pessoal

Se você busca autoconhecimento, melhor desempenho profissional ou mais sentido para sua vida, você está no lugar certo. A proposta deste material é lhe ajudar a ser o arquiteto do seu próprio destino.

Baixar ebook gratuito

Deixe seu comentário