Pesquisa de Opinião sobre Competências

17 de março de 2022 - Avaliação de Competências Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos

Pesquisa de Opinião sobre Competências

Este post aborda como estabelecer as competências que devem fazer parte da Avaliação de Desempenho a partir de uma pesquisa de opinião a ser respondida pelo corpo gerencial da organização. Este procedimento pode ser utilizado nos casos em que tais competências não constam do Catálogo de Cargos e Funções, que é parte integrante do Plano de Cargos e Salários da empresa. 

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar o processo Avaliação de Desempenho nas suas organizações ou que desejem melhorar o processo atualmente utilizado para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Definição de Competências

Como sabemos, as Competências correspondem a Conhecimentos (C), Habilidades (H) e Atitudes (A) que, quando presentes, contribuem para o bom desempenho das atribuições vinculadas a um determinado cargo ou função e, por esta razão, devem fazer parte da Avaliação de Desempenho de qualquer organização. 

As Competências devem ser definidas para os diversos Grupos Ocupacionais que compõem a Estrutura Ocupacional da organização e, quando necessário, para cargos e funções específicos. 

A escolha das competências específicas a serem avaliadas para cada Grupo Ocupacional é muito importante, dado que a relevância dessas competências depende da natureza dos cargos. Assim, uma determinada competência pode ser relevante para um determinado cargo e irrelevante para outro.

As competências a serem avaliadas podem ser definidas através dos seguintes procedimentos básicos.

Em alguns casos, as competências relevantes já constam do Catálogo de Cargos e Funções, que é parte integrante do Plano de Cargos e Salários da empresa. 

Quando isto não ocorre, as competências a serem avaliadas podem ser definidas a partir de uma pesquisa de opinião da qual devem participar todos os gestores, além de alguns ou todos os empregados. 

Objetivos da Pesquisa de Opinião

A pesquisa de opinião visa conhecer as percepções do corpo gerencial da empresa sobre as Competências que devem ser utilizados para efetuar a Avaliação de Desempenho dos empregados da organização, conforme a natureza do cargo/função que ocupam.

Instruções para aplicação da pesquisa de opinião

A pesquisa de opinião sobre Competências deve ser feita através de um instrumento de pesquisa no qual devem constar as seguintes instruções:

IDENTIFICAÇÃO:

  • Registro do nome de quem responde a pesquisa;
  • Identificação da Unidade Organizacional gerenciada por quem responde a pesquisa.

SELEÇÃO DE COMPETÊNCIAS:

Indique das Competências que, na opinião de quem responde, devem ser considerados para avaliar o desempenho dos empregados nos seguintes Grupos Ocupacionais:

  • Funções Gerenciais: São aquelas exercidas por empregados especificamente designados para tanto, os quais atuam como gestores das diversas unidades organizacionais da empresa.
  • Cargos Universitários: São aqueles que exigem escolaridade correspondente ao ensino superior.
  • Cargos Técnicos: São aqueles que exigem escolaridade correspondente ao ensino médio técnico.
  • Cargos Administrativos: São aqueles que exigem escolaridade correspondente ao ensino médio e exercem atividades de escritório.
  • Cargos Operacionais: São aqueles que exigem escolaridade correspondente ao ensino médio ou básico e exercem atividades de campo.

OBSERVAÇÃO:

Para uma melhor compreensão das Competências relacionados no formulário de pesquisa, deve ser apresentada uma breve descrição de cada uma delas.

PRAZO DE RESPOSTA:

O prazo para responder esta pesquisa de opinião é até 30/12/21, impreterivelmente.

ENVIO DE RESPOSTA:

Após o preenchimento do formulário de pesquisa, o mesmo deverá ser salvo e enviado à Gerência de Recursos Humanos – GRH, através do e-mail [email protected]

Formulário para a Pesquisa de Opinião

Descrição de Competências

Tabulação de Resultados

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Avaliação de Desempenho pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Avaliação de Desempenho da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail
[email protected]

E lembre-se…. “Todo bom desempenho começa com objetivos claros.” (Ken Blanchard).

📋 Curso Online Avaliação de Desempenho

Este curso apresenta os fundamentos teóricos e práticos do processo de Avaliação de Desempenho, capacitando o participante para aplicar este processo na sua própria empresa ou em empresas clientes, atuando como consultor em desenvolvimento de pessoas.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário