Realinhamento Salarial

8 de dezembro de 2022 - Avaliação da Maturidade Profissional, Gestão de Recursos Humanos

Realinhamento Salarial

Quando se comparam os Salários Potenciais e Reais, poderão surgir as seguintes situações:

  • Empregados cujo Salário Potencial é inferior ao Salário Real. Isto significa que estes empregados já percebem um salário superior àquele que seria recomendado, de acordo com sua Maturidade Profissional;
  • Empregados cujo Salário Potencial é igual ao Salário Real, o que significa que eles percebem exatamente o salário recomendado, de acordo com sua Maturidade Profissional;
  • Empregados cujo Salário Potencial é inferior ao Salário Real, o que significa que eles percebem um salário inferior ao que seria desejável, de acordo com sua Maturidade Profissional.

Este post trata, especificamente, do que deve ser feito para realinhar os salários, quando necessário, de forma a garantir o equilíbrio salarial interno da organização. 

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar o processo Avaliação da Maturidade Profissional nas suas organizações ou que desejem melhorar o processo atualmente utilizado para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Realinhamento Salarial

Ao examinar a relação existente entre Maturidade Profissional e o salário percebido pelos empregados, é frequente encontrar situações como as que ilustra a imagem seguinte.

Conforme pode ser observado no gráfico acima, resulta evidente a existência das três situações mencionadas na introdução deste post, ou seja:

  • Empregados com Salário Potencial inferior ao Salário Real;
  • Empregados com Salário Potencial igual ao Salário Real;
  • Empregados com Salário Potencial superior ao Salário Real.

Para os empregados que se enquadram nos dois primeiros grupos supracitados, resulta evidente que eles não fazem jus a nenhum realinhamento salarial, dado que seus salários reais são iguais ou superiores ao salário potencial. Assim, de acordo com o conceito da Maturidade Profissional, eles não deveriam ser candidatos a promoções por merecimento, até o momento em que sua Maturidade Profissional evolua, de forma que, como consequência, seu salário potencial se torne superior ao seu salário real.

Já para os empregados que se enquadram no terceiro grupo supracitado, em tese, a  empresa deveria, idealmente, aumentar seus salários, de forma que eles coincidam ou superem os seus salários potenciais.

No entanto, é importante lembrar que esta providência não deve ser automática. Ou seja, esta situação não deve implicar na concessão automática de promoções salariais de forma a fazer coincidir ambos os salários. Pelo contrário, o realinhamento salarial só deve ser cogitado se o empregado apresentar resultados acima das expectativas na Avaliação de Desempenho.

É por esta razão que as empresas que praticam a Avaliação da Maturidade Profissional

estabelecem a pontuação decorrente desta avaliação como um requisito necessário, porém não suficiente, para concessão de promoções por merecimento, descartando qualquer possibilidade de realinhamento salarial automático.

Um outro aspecto importante que deve ser levado em consideração em relação ao realinhamento salarial está relacionado com a disponibilidade de recursos financeiros para fazer frente aos custos adicionais decorrentes do alinhamento.

Por esta razão, é frequente a necessidade de estabelecer algumas simulações que permitam gerar algumas alternativas de realinhamento salarial, de forma a torná-lo viável, do ponto de vista financeiro.

Estas alternativas adicionais referentes ao realinhamento salarial são geradas, normalmente, a partir da aplicação de critérios limitadores do custo resultante, tais como:

  1. Definição de um limite máximo individual de ajuste salarial em decorrência do realinhamento. (Exemplo: Nenhum empregado terá seu salário ajustado acima de 10%);
  2. Definição de um percentual do ajuste salarial recomendado (Exemplo: ajustes salariais iguais a 90% do reajuste recomendado);
  3. Definição de um limite máximo global de acréscimo de custo em função do realinhamento salarial. (Exemplo: O acréscimo da Folha de Pagamentos não deverá ultrapassar 5%).

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Avaliação da Maturidade Profissional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Avaliação da Maturidade Profissional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Maturidade tem mais a ver com o tipo de experiência que você teve na vida, do que com quantas velas você apagou”. (William Shakespeare).

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário