Relatórios Corporativos da Avaliação de Desempenho

9 de março de 2022 - Avaliação de Desempenho, Gestão de Recursos Humanos

Relatórios Corporativos da Avaliação de Desempenho

Este post trata dos relatórios corporativos da Avaliação de Desempenho, referentes aos resultados do processo de avaliação como um todo.

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar o processo Avaliação de Desempenho nas suas organizações ou que desejem melhorar o processo atualmente utilizado para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Relatórios Corporativos

Os relatórios corporativos da Avaliação de Desempenho devem incluir as seguintes informações básicas:

  • Relação de empregados não avaliados;
  • Relação de Avaliadores e Avaliados;
  • Resultados Consolidados da Avaliação;
  • Resultados por Avaliador;
  • Resultados por Unidade Organizacional;
  • Análise dos Resultados.

Cabe lembrar que a geração e distribuição dos relatórios individuais e corporativos da Avaliação de Desempenho, cabe à Área de Recursos Humanos da organização.

Relação de Empregados não Avaliados

A imagem seguinte permite visualizar o formato sugerido para o Relatório que apresenta a relação de empregados não avaliados em um determinado ciclo da Avaliação de Desempenho. 

Equipes de Avaliação

A imagem seguinte permite visualizar o formato sugerido para o Relatório que apresenta a relação de avaliados e avaliadores em um determinado ciclo da Avaliação de Desempenho. 

Resultados Consolidados da Avaliação

A imagem seguinte permite visualizar o formato sugerido para o Relatório que apresenta os resultados consolidados obtidos por cada empregado avaliado em um determinado ciclo da Avaliação de Desempenho. 

(*) O campo Interpretação deve ser preenchido da seguinte forma:

  • Se o conceito correspondente à Nota Global for A, a interpretação do resultado deverá ser “Supera as Expectativas”;
  • Se o conceito correspondente à Nota Global for B, a interpretação do resultado deverá ser “Atende as Expectativas”;
  • Se o conceito correspondente à Nota Global for C, a interpretação do resultado deverá ser “Não atende as Expectativas”;

(**) O campo Análise deve ser preenchido da seguinte forma:

  • Se o conceito correspondente às Competências e aos Objetivos for A, a análise deverá ser “Desempenho Ótimo”;
  • Se o conceito correspondente às Competências for A e o conceito correspondente aos Objetivos for B, a análise deverá ser “Desempenho Bom”;
  • Se o conceito correspondente às Competências for A e o conceito correspondente aos Objetivos for C, a análise deverá ser “Deficiências de Produtividade”;
  • Se o conceito correspondente às Competências for B e o conceito correspondente aos Objetivos for A, a análise deverá ser “Desempenho Bom”;
  • Se o conceito correspondente às Competências for B e o conceito correspondente aos Objetivos for B, a análise deverá ser “Desempenho Suficiente”;
  • Se o conceito correspondente às Competências for B e o conceito correspondente aos Objetivos for C, a análise deverá ser “Deficiências de Produtividade”;
  • Se o conceito correspondente às Competências for C e o conceito correspondente aos Objetivos for A, a análise deverá ser “Deficiências de Perfil”;
  • Se o conceito correspondente às Competências for C e o conceito correspondente aos Objetivos for B, a análise deverá ser “Deficiências de Perfil”;
  • Se o conceito correspondente às Competências for C e o conceito correspondente aos Objetivos for C, a análise deverá ser “Deficiências de Perfil e de Produtividade”;

Resultados por Avaliador

A imagem seguinte permite visualizar o formato sugerido para o Relatório que apresenta os resultados consolidados da avaliação por avaliador em um determinado ciclo da Avaliação de Desempenho. 

Resultados por Unidade Organizacional

A imagem seguinte permite visualizar o formato sugerido para o Relatório que apresenta os resultados consolidados da avaliação por Unidade Organizacional em um determinado ciclo da Avaliação de Desempenho. 

Análise dos Resultados

Além dos relatórios supracitados, é interessante que a Área de Recursos Humanos apresenta uma pequena análise gráfica dos resultados da Avaliação de Desempenho.

Com base nos resultados da Avaliação de Desempenho, poderá ser estabelecida a localização de cada empregado na Matriz de Competências e Objetivos, indicando se eles apresentam deficiências de perfil (competências), de produtividade (objetivos negociados), ou de ambos.

A imagem seguinte permite visualizar a Matriz de Competências e Objetivos. 

Além disto, alguns gráficos complementares também podem auxiliar no processo de análise dos resultados da Avaliação de Desempenho, conforme ilustram as figuras seguintes.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Avaliação de Desempenho pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Avaliação de Desempenho da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail
[email protected]

E lembre-se…. “Todo bom desempenho começa com objetivos claros.” (Ken Blanchard).

📋 Curso Online Avaliação de Desempenho

Este curso apresenta os fundamentos teóricos e práticos do processo de Avaliação de Desempenho, capacitando o participante para aplicar este processo na sua própria empresa ou em empresas clientes, atuando como consultor em desenvolvimento de pessoas.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário