Requisitos das Estratégias

21 de setembro de 2022 - Definição de Estratégias, Planejamento Estratégico Pessoal

Requisitos das Estratégias

Uma boa formulação de estratégias pessoais deve observar alguns requisitos básicos para garantir sua efetividade. Dentre estes requisitos cabe destacar:

1. Estar vinculadas diretamente a pelo menos uma parte do futuro desejado

Lembre-se que as estratégias são os caminhos que o levarão da situação atual até o futuro desejado e, portanto, é essencial que, ao formulá-las, você lembre disto. Uma estratégia não vinculada ao futuro desejado é como uma rua sem saída que não leva a lugar algum.

2. O conjunto de estratégias formuladas deve abranger, integralmente, tudo o que faz parte do seu futuro desejado

Você deve esforçar-se para que o seu futuro desejado seja alcançado plenamente. Portanto, é fundamental que o conjunto de estratégias formuladas consiga atingir a totalidade dos aspectos que compõem o futuro que você almeja. Uma parte do futuro desejado não atingida por alguma estratégia, é como cuidar do corpo e não cuidar da mente.

3. As estratégias formuladas devem observar e respeitar todos seus valores

Não esqueça que os valores são os princípios dos quais você não abre mão. Assim, não seria racional que alguma estratégia o force a abandonar alguns deles. Abandonar um valor é como violar a lei, ou como desrespeitar algum dos dez mandamentos.

4. As estratégias formuladas devem ser consistentes e estar plenamente alinhadas com sua declaração de Missão

Isto significa que você não pode permitir que uma estratégia altere sua razão de ser. Afinal de contas, é ela que define o motivo da sua existência e, alterá-la significaria simplesmente se tornar uma outra pessoa. Formular uma estratégia não alinhada com a Missão é como dizer uma coisa e fazer outra ou, então, “Faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço.”

5. As estratégias devem ser realistas e viáveis de serem praticadas, mesmo que isto não garanta seu sucesso

Na sua formulação, você deve procurar se certificar que as estratégias estão de acordo com sua situação e circunstâncias e que, de fato, elas constituem caminhos que podem ser percorridos por você para alcançar o futuro desejado.

6. As estratégias não devem ser antagônicas entre elas. 

Isto significa que as estratégias não podem fazer parte de um “cabo de guerra”, dado que este tipo de situação anula os impulsos gerados rumo ao futuro desejado, tornando mais difícil que ele seja alcançado.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas. Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected] .

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog (https://blog.academiaperspectiva.com/) e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal” https://www.linkedin.com/groups/9181650/.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal” https://www.facebook.com/groups/403497728445588.

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Por último, se você está lendo este post no nosso blog, por favor deixe seus comentários. Eles serão sempre de nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua os conteúdos disponibilizados.

E lembre-se…. “Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”.

🧭 Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Baixe nosso Ebook Gratuito sobre Planejamento Estratégico Pessoal

Se você busca autoconhecimento, melhor desempenho profissional ou mais sentido para sua vida, você está no lugar certo. A proposta deste material é lhe ajudar a ser o arquiteto do seu próprio destino.

Baixar ebook gratuito

Deixe seu comentário