Resultados da Avaliação de Competências Gerenciais

1 de abril de 2022 - Avaliação de Competências Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos

Resultados da Avaliação de Competências Gerenciais

A tabulação e análise dos resultados da Avaliação de Competências  Gerenciais corresponde às etapas sétima e oitava do processo metodológico desenvolvido, aplicado e recomendado pela PERSPECTIVA Consultores para esta finalidade.

Nestas etapas são apurados, analisados e interpretados os resultados estatísticos resultantes da Avaliação de Competências Gerenciais, os quais deverão fazer parte dos relatórios individuais da avaliação, a serem encaminhados, posteriormente, a todos os gerentes avaliados.

Este post apresenta, especificamente, uma descrição sumária dos diversos parâmetros que devem ser identificados, bem como alguns exemplos referentes à forma em que tais parâmetros devem ser apresentados para facilitar a análise posterior dos mesmos.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar a Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Tabulação dos Resultados

Uma vez concluída a aplicação dos instrumentos para Avaliação das Competências Gerenciais, deverão ser tabulados os resultados de cada equipe de avaliação. Esta tabulação deverá gerar os seguintes relatórios:

Tabulação de Respostas por Assunto/Questões

Apresenta a frequência das respostas por Questão, dentro de cada um dos Assuntos incluídos no Instrumento de Avaliação a ser utilizado. Para cada Questão as respostas deverão ser agrupadas conforme a Categoria do Avaliador (avaliado, superior, pares, colaboradores e outros) indicando a média e desvio padrão das respostas de cada Categoria numa Equipe de Avaliação específica, bem como a média de cada Categoria na Empresa como um todo. 

Tabulação de Respostas por Grupo/Assuntos

Apresenta a frequência das respostas por Assunto, dentro de cada um dos Grupos incluídos no Instrumento de Avaliação a ser utilizado. Para cada Assunto as respostas deverão ser agrupadas conforme a Categoria do Avaliador (avaliado, superior, pares, colaboradores e outros), indicando a média e desvio padrão das respostas de cada Categoria numa Equipe de Avaliação específica, bem como a média de cada Categoria na Empresa como um todo.

Tabulação de Respostas por Grupo

Apresenta a frequência das respostas por Grupo. Para cada Grupo as respostas deverão ser agrupadas conforme a Categoria do Avaliador (avaliado, superior, pares, colaboradores e outros) indicando a média e desvio padrão das respostas de cada Categoria numa Equipe de Avaliação específica, bem como a média de cada Categoria na Empresa como um todo.

Parâmetros para Avaliação

As tabulações acima descritas deverão apresentar os seguintes parâmetros para subsidiar a análise dos resultados:

Avaliação Alta:

Ocorre quando o resultado consolidado de uma determinada categoria de avaliadores se situa entre 4,0 e 5,0.

Avaliação Média Alta:

Ocorre quando o resultado consolidado de uma determinada categoria de avaliadores se situa entre 3,0 e 3,9.

Avaliação Média Baixa

Ocorre quando o resultado consolidado de uma determinada categoria de avaliadores se situa entre 2,0 e 2,9.

Avaliação Baixa:

Ocorre quando o resultado consolidado de uma determinada categoria de avaliadores se situa entre 1,0 e 1,9.

Adicionalmente, os resultados estatísticos resultantes da Avaliação de Habilidades Gerenciais deverão ser classificados, de acordo com a seguinte tipologia:

Ponto Forte Visível:

Ocorre quando a média do avaliado e a média dos avaliadores de uma categoria com a qual está sendo comparada foram classificadas como “Alta” ou “Média Alta”.

Ponto Forte Invisível:

Ocorre quando a média do avaliado foi classificada como “Baixa” ou “Média Baixa” e a média dos avaliadores de uma categoria, com a qual está sendo comparada, foi classificada como “Alta” ou “Média Alta”.

Ponto Fraco Visível:

Ocorre quando a média do avaliado e a média dos avaliadores de uma categoria, com a qual essa está sendo comparada, foram classificadas como “Baixa” ou “Média Baixa”.

Ponto Fraco Invisível:

Ocorre quando a média do avaliado foi classificada como “Alta” ou “Média Alta” e a média dos avaliadores de uma categoria, com a qual está sendo comparada, foi classificada como “Baixa” ou “Média Baixa”.

A classificação dos resultados estatísticos resultantes da Avaliação de Habilidades Gerenciais deve ser feita por Questões, por Assuntos e por Grupos, para cada gerente avaliado.

Nas páginas seguintes são apresentados modelos das tabulações de resultados e gráficos resultantes da execução destas etapas do processo de avaliação.

Na sequência são apresentados alguns gráficos relativos à tabulação dos resultados.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Avaliação de Competências Gerenciais pode elevar o nível de qualidade gerencial e aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar uma Sistemática de Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações ou que desejem melhorar as práticas hoje aplicadas para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Avaliação de Competências Gerenciais da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns” (Peter Drucker).

📋 Curso Online Avaliação de Competências Gerenciais

A Avaliação de Competências Gerenciais é um importante instrumento de gestão de Recursos Humanos que permite alcançar múltiplos objetivos, incluindo a obtenção de subsídios fundamentais para decisões que terão impacto no desenvolvimento e evolução profissional e salarial dos ocupantes de funções gerenciais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário