Resultados da Avaliação do Clima Organizacional

24 de junho de 2022 - Clima Organizacional, Gestão de Recursos Humanos

Resultados da Avaliação do Clima Organizacional

Conforme foi apresentado em um post anterior (Processo Metodológico para Gestão do Clima Organizacional), uma das etapas deste processo consiste em tabular os resultados das Pesquisas de Clima Organizacional, com o intuito de gerar os relatórios correspondentes.

Os relatórios devem apresentar os parâmetros estatísticos principais para cada assunto e para cada questão incluída na pesquisa, bem como para cada uma das variáveis estratificantes: Unidade Organizacional, Escritório, Grupo Ocupacional, Escolaridade, Gênero, etc.

Este post apresenta uma descrição detalhada desta etapa, incluindo a especificação dos principais indicadores a serem apurados para subsidiar a análise dos resultados obtidos a partir da aplicação das Pesquisas de Clima Organizacional.

Os relatórios gerados nesta etapa do processo de Gestão do Clima Organizacional deverão, posteriormente, ser amplamente divulgados.

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar o processo de Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes    universitários interessados nesta área.

Parâmetros Estatísticos

Os principais parâmetros estatísticos utilizados para avaliação dos resultados da Pesquisas de Clima Organizacional, incluem:

  • Percentual de Respostas Favoráveis

Corresponde ao número de respostas que expressam opiniões positivas em relação a cada Assunto/Questão pesquisado, comparado com o número total de respostas.

  • Percentual de Respostas Neutras

Corresponde ao número de respostas que expressam opiniões indiferentes em relação a cada Assunto/Questão pesquisado, comparado com o número total de respostas.

  • Percentual de Respostas Desfavoráveis

Corresponde ao número de respostas que expressam opiniões negativas em relação a cada Assunto/Questão pesquisado, comparado com o número total de respostas.

  • Média Ponderada das Respostas

Corresponde ao somatório da frequência apurada em cada alternativa de resposta, ponderada pelo seu peso relativo.

  • Índice de Favorabilidade

Corresponde à relação percentual entre o Resultado Real obtido em cada Assunto/Questão pesquisado e o Resultado Ideal.

  • Índice de Potencial de Melhoria

Corresponde à margem disponível para melhorar a influência de cada Assunto/Questão pesquisado no Clima Organizacional.

Classes de Favorabilidade

De acordo com o valor do Índice de Favorabilidade, os Assuntos/Questões pesquisados são agrupados em “Classes de Favorabilidade”, de forma a facilitar a análise dos resultados e a formulação posterior do Plano de Melhoria do Clima Organizacional.

A definição de Classes de Favorabilidade leva em consideração que, de forma genérica, a distribuição de frequência das respostas de qualquer pesquisa de clima organizacional se aproxima bastante de uma distribuição normal (Curva de Gauss). Com base nesta premissa, os intervalos que determinam cada Classe, tanto para o Índice de Favorabilidade quanto para a Média Ponderada, são definidos da seguinte forma:

Aplicando esta definição das Classes de Favorabilidade sobre a escala de variação específica da Média Ponderada e do Índice de Favorabilidade, resulta na seguinte especificação para as Classes de Favorabilidade:

O gráfico seguinte ilustra a relação entre as Classes de Favorabilidade e o intervalo de variação da Média Ponderada e do Índice de Favorabilidade.

Relatórios Analíticos

Ainda nesta etapa deverão ser elaborados os relatórios analíticos da Pesquisa de Clima, contendo uma análise dos resultados obtidos com o intuito de facilitar sua interpretação e identificar os Assuntos/Questões que apresentam maior impacto, positivo e negativo, no Clima Organizacional.

Além dos resultados estatísticos, os relatórios da pesquisa devem apontar os Aspectos Críticos, que são aqueles que tiveram uma avaliação considerada insatisfatória (Índice de Favorabilidade abaixo de 60).

À princípio, deveriam ser estes os aspectos que deveriam receber tratamento prioritário quando da formulação do Plano de Melhoria do Clima Organizacional.

Por outro lado, os relatórios da pesquisa também devem apresentar as sugestões, comentários, críticas e elogios oferecidos pelos participantes da pesquisa em resposta a uma questão aberta incluída no Instrumento de Pesquisa, destinada a essa finalidade.

Na sequência são apresentados alguns exemplos de tabelas e gráficos que constam dos relatórios da pesquisa.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão do Clima Organizacional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar a Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão do Clima Organizacional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” (Ronald Reagan).

Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Como manter os empregados satisfeitos e comprometidos com os objetivos empresariais??
Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Hoje em dia, é unânime a opinião de diretores, executivos e gerentes das maiores e melhores corporações mundiais a respeito da influência, positiva ou negativa, que determinados fatores e variáveis organizacionais podem ter no nível de satisfação e motivação dos colaboradores, com importantes reflexos na sua capacidade produtiva e no grau de envolvimento e comprometimento com os objetivos e metas empresariais.

E justamente por estes motivos, desenvolvemos o presente Curso Online, com foco na Gestão do Clima Organizacional e do impacto que ela tem no sucesso empresarial.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário