Seleção dos Fatores de Maturidade

5 de dezembro de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Maturidade Profissional

Seleção dos Fatores de Maturidade

Como sabemos, a Maturidade Profissional pode ser definida como a capacidade potencial para desempenhar com sucesso uma determinada função e produzir os resultados que a organização espera.

Esta capacidade potencial para produzir resultados é determinada por uma série de fatores denominados Fatores de Maturidade Profissional e, cuja definição, bem como a influência relativa de cada um deles na Maturidade Profissional, depende da natureza das atividades que cada empregado executa. 

Assim, a primeira etapa do processo de Avaliação da Maturidade Profissional consiste em definir quais os Fatores de Maturidade Profissional que serão utilizados pela empresa para efetuar esta avaliação.

Este post trata, especificamente, do processo de seleção dos Fatores de Maturidade Profissional. 

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar o processo Avaliação da Maturidade Profissional nas suas organizações ou que desejem melhorar o processo atualmente utilizado para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

O que são fatores de maturidade profissional

Os Fatores de Maturidade Profissional podem ser definidos como atributos profissionais que determinam a capacidade potencial de um empregado produzir os resultados que a empresa espera dele. 

Entre os Fatores de Maturidade utilizados com maior frequência cabe destacar:

Experiência profissional:

Quanto mais experiente o empregado é, pressupõe-se que sua capacidade de produzir resultados aumenta como consequência da sua vivência profissional e da repetição de trabalhos similares ao longo dos anos, o que lhe permite inclusive antecipar e agilizar a solução de problemas já  enfrentados anteriormente. A experiência profissional inclui, além daquela que o empregado adquiriu na empresa atual, também a experiência adquirida no exercício de atividades compatíveis em outras empresas.

Tempo de empresa:

A contribuição deste fator para a maturidade profissional dos empregados está vinculada ao conhecimento que ele adquire, ao longo dos anos de trabalho na mesma empresa, sobre a “cultura da casa”, sobre suas normas e procedimentos, sobre a organização formal e informal, sobre os colegas de trabalho, sobre os clientes e fornecedores, sobre a legislação que regulamenta o ramo de atividade, etc., aumentando sua capacidade de produzir resultados em comparação com quem não  os possui.

Nível de instrução:

O nível de instrução ou formação formal do empregado, quando superior à exigência do cargo que ocupa, também constitui um fator importante de maturidade profissional. Isto significa que ele possui uma qualificação profissional superdimensionada em relação àquilo que sua ocupação demanda e, portanto, é lógico esperar que esta superqualificação aumente sua capacidade potencial de produzir resultados.

Treinamento específico:

Quanto maior for a carga de treinamento voltado especificamente para as funções que o empregado desempenha, parece lógico imaginar que sua preparação e habilitação para o exercício de suas atividades será maior, em função dos conhecimentos e atualização profissional adquiridos através deste tipo de atividade.

Experiência gerencial:

O exercício de funções diretivas e gerenciais dá ao empregado a oportunidade de conviver com situações, demandas e problemas próprios deste tipo de funções, tais como: gerenciar pessoas,  administrar conflitos, avaliar desempenho, tomar decisões, assumir riscos, delegar autoridade, cobrar resultados, etc., o que aumenta, naturalmente, sua capacidade de produzir resultados, mesmo após ter deixado de exercer este tipo de funções.

Experiência na coordenação de projetos:

Este tipo de atividade, da mesma forma que a experiência gerencial, costuma aumentar a maturidade profissional dos empregados, em virtude das oportunidades que ela oferece para vivenciar o exercício de atribuições específicas, tais como: coordenação do trabalho de equipes multidisciplinares, pesquisa de soluções para problemas novos, enfrentamento de desafios, gerenciamento de recursos tecnológicos, materiais e financeiros, etc.

Diversos outros fatores, além dos aqui comentados, podem influenciar ou determinar a maturidade profissional dos empregados e, consequentemente, sua capacidade potencial para produzir resultados, tais como: proficiência em idiomas, experiência em  consultoria, domínio de ferramentas de tecnologia da informação, experiência internacional, etc. No entanto, é preciso utilizar o bom senso para estabelecer Fatores de Maturidade que sejam de fato importantes e que apresentem, na medida do possível,  uma relativa facilidade para serem certificados.

Pesquisa de Opinião sobre Fatores de Maturidade Profissional

De acordo com o processo metodológico desenvolvido e aplicado pela PERSPECTIVA Consultores Associados para Avaliação da Maturidade Profissional, a escolha dos Fatores de Maturidade, bem como seus pesos relativos, é obtida a partir de uma pesquisa de opinião realizada junto a uma amostra representativa de gerentes e empregados.

Nesta pesquisa de opinião é solicitado que os participantes assinalem, inicialmente, quais os Fatores que contribuem para determinar a Maturidade Profissional dos diversos Grupos Ocupacionais existentes na empresa, dado que a definição destes fatores, bem como a influência relativa de cada um deles na Maturidade Profissional, depende da natureza das atividades que cada empregado executa.

Os Grupos Ocupacionais são conjuntos de cargos de igual natureza, conforme ilustra o exemplo apresentado na tabela seguinte.

No caso de empresas cuja estrutura ocupacional é composta por um pequeno número de cargos é possível efetuar a pesquisa de opinião sobre Fatores de Maturidade Profissional diretamente por cargos e não por Grupos Ocupacionais.

Tabulação da Pesquisa de Opinião

Após a aplicação da pesquisa de opinião sobre Fatores de Maturidade Profissional os resultados devem ser tabulados, de forma a identificar e consolidar o conjunto de Fatores sugeridos, bem como os pesos relativos atribuídos para cada um deles pelos participantes da pesquisa. É importante lembrar que deve ser feita uma tabulação para cada Grupo Ocupacional.

Especial atenção deve ser dada nesta etapa à verificação do somatório resultante dos pesos atribuídos por cada participante da pesquisa aos fatores selecionados para cada Grupo Ocupacional. 

Caso este somatório seja diferente de 100%, será necessário adotar uma das seguintes providências:

  1. Entrar em contato com o participante da pesquisa que cometeu o erro e solicitar sua correção;
  2. Eliminar a resposta que não atendeu este requisito da pesquisa.

Seleção dos Fatores de Maturidade Profissional

Normalmente, a pesquisa de opinião sobre Fatores de Maturidade Profissional aponta um número significativo de Fatores.

No entanto, nem todos os Fatores apontados pela pesquisa precisam ou devem ser considerados para o cálculo da Maturidade Profissional dos empregados, dado que a quantidade de Fatores de Maturidade não guarda nenhuma relação direta com a qualidade da avaliação. Pelo contrário; a utilização de um número exagerado de Fatores de Maturidade pode tornar o processo de avaliação complexo, subjetivo e ineficiente.

Assim, após a tabulação dos resultados da pesquisa de opinião é preciso selecionar os Fatores de Maturidade Profissional que deverão ser efetivamente utilizados na avaliação.

Assim, após a tabulação dos resultados da pesquisa de opinião é preciso selecionar os Fatores de Maturidade Profissional que deverão ser efetivamente utilizados na avaliação.

Para efetuar a seleção dos Fatores de Maturidade Profissional, de acordo com o processo metodológico desenvolvido e utilizado pela PERSPECTIVA Consultores Associados para avaliar a Maturidade Profissional, são utilizados três critérios ou filtros para esta finalidade. São eles:

Frequência da Indicação

De acordo com este critério, um Fator de Maturidade só será selecionado se for sugerido por mais de 50% dos participantes da pesquisa de opinião.

Este critério garante a utilização de Fatores de Maturidade que a maior parte dos participantes da pesquisa considera relevante.

Peso Relativo Médio

De acordo com este segundo critério, um Fator de Maturidade só será selecionado se o peso médio relativo a ele atribuído pelos participantes da pesquisa for superior a 10%.

Este critério garante a utilização de Fatores cuja contribuição para a Maturidade Profissional dos empregados é significativa, na opinião do conjunto dos participantes da pesquisa de opinião, o que evita um aumento desnecessário do número de Fatores, bem como a inclusão de variáveis que  pouco influenciam a Maturidade Profissional.

Facilidade de Certificação de Informações

Todas as informações utilizadas na avaliação da Maturidade Profissional devem ser previamente certificadas pela empresa, o que nem sempre constitui uma tarefa simples.

Assim, de acordo com este terceiro critério, a facilidade de certificação das informações vinculadas a um determinado Fator de Maturidade é classificada como: Alta, Média e Baixa.

A princípio, devem ser selecionados apenas Fatores de Maturidade cuja facilidade de certificação tenha sido classificada como Alta.

Excepcionalmente, poderá ser incluído na seleção de Fatores de Maturidade um Fator cuja facilidade de certificação tenha sido classificada como Média, desde que ele tenha sido selecionado pelos dois critérios anteriores.

Ponderação dos Fatores de Maturidade Profissional

Uma vez selecionados os Fatores de Maturidade a serem utilizados deverá ser estabelecido o peso relativo de cada um deles – nos diversos Grupos Ocupacionais – efetuando o ajuste proporcional dos pesos relativos médios resultantes da pesquisa de opinião.

O Resultado Final

A tabela e gráfico seguintes ilustram os resultados finais do processo de seleção dos Fatores a serem utilizados na avaliação da Maturidade Profissional.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Avaliação da Maturidade Profissional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Avaliação da Maturidade Profissional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Maturidade tem mais a ver com o tipo de experiência que você teve na vida, do que com quantas velas você apagou”. (William Shakespeare).

Curso Online Avaliação da Maturidade Profissional

Como garantir o equilíbrio interno dos salários?
Curso Online Avaliação da Maturidade Profissional

Avaliação da Maturidade Profissional permite determinar o salário potencial ou de referência de cada empregado, o que garante o equilíbrio salarial interno da organização eliminando, assim, frequentes distorções salariais observadas nas empresas.

A sistemática de Avaliação da Maturidade Profissional estabelece uma curva, denominada “Curva de Maturidade Profissional Multifatorial” a qual relaciona o salário com uma série de Fatores de Maturidade Profissional. Esta curva, permite visualizar as diferenças entre salários potenciais e salários reais em uma empresa que não pratica a Avaliação da Maturidade Profissional.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário