Teste seus Conhecimentos sobre Planos de Cargos e Salários

12 de maio de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Plano de Cargos e Salários

Teste seus Conhecimentos sobre Planos de Cargos e Salários

O objetivo deste post é convidá-lo a testar, de forma lúdica seus conhecimentos sobre Planos de Cargos e Salários, através de palavras cruzadas. 

O jogo de palavras cruzadas é um passatempo bastante difundido. As primeiras palavras cruzadas foram elaboradas por Arthur Wynne e publicadas no jornal New York World, em 1913.

A utilização das palavras cruzadas é de grande utilidade no processo de ensino-aprendizagem e podem ser utilizadas como um método de ensino complementar para auxiliar na aprendizagem de qualquer assunto.

A utilização recursos didáticos diferenciados promove o desenvolvimento intelectual, a interação, a construção do conhecimento e, além disso, melhora o processo de compreensão, facilitando assim o processo de ensino aprendizagem.

Desta forma, além de se divertir, você poderá testar e reforçar seus conhecimentos sobre Planos de Cargos e Salários.

A solução do desafio também consta deste post. 

Para tirar o maior proveito possível da utilização deste recurso didático, sugerimos que, ao se deparar com alguma dúvida em relação a alguma das palavras apresentadas no desafio, procure pesquisar no google ou em posts, artigos e livros que tratem do tema abordado, antes de consultar a solução do desafio. Desta forma, você estará potencializando sua aprendizagem.

  1. Compatibilidade entre os salários pagos pela organização e aqueles que são praticados por outras empresas que atuam no mercado no qual ela se insere.
  2. Diferença percentual entre dois salários consecutivos. 
  3. Condições a serem atendidas para ser enquadrado em um determinado cargo ou função. 
  4. Número de etapas que compõem o processo metodológico desenvolvido, aplicado e recomendado pela PERSPECTIVA Consultores Associados para desenvolver um Plano de Cargos e Salários. 
  5. Informações que costumam ser incluídas em uma Pesquisa Salarial, além dos salários praticados. 
  6. Sigla pela qual é conhecida a Consolidação das Leis do Trabalho. 
  7. Número de etapas que compõem o processo metodológico desenvolvido, aplicado e recomendado pela PERSPECTIVA Consultores Associados para realizar Pesquisas Salariais.
  8. Conjunto de cargos ou funções de igual natureza. 
  9. Um dos elementos que compõem as competências que se refere a “saber fazer”. 
  10. Levantamento dos salários praticados pelo mercado. 
  11. Evolução salarial do empregado em função do seu desempenho.  
  12. Estrutura ……… Conjunto de salários praticados por uma empresa. 
  13. Sigla pela qual é conhecida a Classificação Brasileira de Ocupações.
  14. Um dos parâmetros calculados a partir dos salários praticados pelo mercado. 
  15. Um dos elementos que compõem as competências e que se refere a “Querer fazer”. 
  16. Sigla pela qual é frequentemente conhecido o Plano de Cargos e Salários de uma organização.
  17. Estrutura ……… Conjunto de cargos e funções de uma empresa.

Solução das Palavras Cruzadas

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão de Cargos e Salários pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar um Plano de Cargos e Salários nas suas organizações ou que desejem melhorar o plano hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Planos de Cargos e Salários da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não se pode ajudar o recebedor de salário prejudicando o pagador de salário” (Abraham Lincoln).

Curso Online Gestão de Cargos e Salários

Como definir a Estrutura Ocupacional e Salarial dos seus colaboradores e escolher os Critérios de Promoção?

Curso Online Gestão de Cargos e Salários

O Plano de Cargos e Salários de uma organização constitui um dos principais instrumentos de gestão de Recursos Humanos. Ele estabelece, basicamente, a Estrutura Ocupacional, a Estrutura Salarial e os Critérios de Movimentação Funcional e Salarial que regulamentam a evolução do empregado ao longo da sua carreira profissional na Empresa. O equilíbrio salarial externo está vinculado à compatibilidade entre os salários pagos pela organização e aqueles que são praticados por outras empresas que atuam no mercado no qual ela se insere, para cargos e funções similares. Na medida em que este equilíbrio externo se verifica, é possível atrair e manter os profissionais de que a empresa precisa.

O equilíbrio salarial interno, por sua vez, está ligado à relação entre os salários e os requisitos, experiência, conhecimentos e habilidades que os empregados precisam ter para desempenhar com sucesso cada uma das funções que fazem parte da estrutura ocupacional da empresa. Um outro aspecto importante é constituído pelos mecanismos, critérios e procedimentos que possibilitam a evolução ocupacional e salarial dos empregados ao longo da sua vida profissional na organização, em virtude do seu desempenho, da sua experiência e do seu desenvolvimento profissional.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário